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Mercado de Trabalho

7 erros que prejudicam a sua imagem no LinkedIn

imagem no LinkedIn

Manter uma boa imagem no LinkedIn pode ser de grande importância para qualquer profissional, uma vez que essa rede social corporativa tem sido muito utilizada pelas empresas para encontrar talentos. Enquanto um comportamento adequado na plataforma pode significar maiores chances de ser recrutado, existem atitudes que causam o efeito oposto.

Pense em seu perfil do LinkedIn como uma vitrine: por meio dele, os recrutadores analisam se você tem os requisitos necessários para preencher um determinado cargo. Além disso, quando utilizada com sabedoria, a plataforma pode ajudar a encontrar novas oportunidades. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Marca pessoal no LinkedIn 

Levando em consideração o fato de que o LinkedIn muitas vezes é a primeira impressão que os outros têm de você profissionalmente, uma boa imagem cria uma impressão positiva.

Seguindo essa linha de raciocínio, podemos afirmar que uma imagem profissional atrai mais conexões e facilita o networking, permitindo conexão com colegas de trabalho, recrutadores e outros profissionais da sua área.

Não se deve ignorar o seguinte fator: o LinkedIn é uma ferramenta valiosa para construir sua marca pessoal, e uma imagem consistente e positiva contribui para uma narrativa forte sobre quem você é profissionalmente.

Lembre-se que preservar uma boa imagem no LinkedIn é sinônimo de investir na presença online e construir uma reputação positiva, o que pode resultar em oportunidades profissionais e networking bem-sucedidos.

7 erros prejudiciais à imagem no LinkedIn

Dito isso, comportamentos específicos podem colocar em xeque a sua reputação na plataforma mais utilizada no âmbito corporativo. Por isso, é importante se atentar e usar a tecnologia ao seu favor, não contra você. Seguem os erros mais comuns:

1 – Não utilizar uma foto boa

Escolher uma foto profissional inadequada pode ter várias consequências negativas, prejudicando a sua imagem perante os recrutadores e afetando as suas chances de conseguir um emprego.

Além disso, uma foto inadequada pode fazer com que você pareça pouco profissional e pouco confiável, que é justamente o inverso do que se almeja. 

Assim, evite utilizar foto que a qualidade comprometida — escura, desfocada, pequena demais — ou de difícil identificação — cortada em um ângulo que não seja possível ver o rosto, ou que tenha outras pessoas participando.

Além disso, dispense as fotos tiradas em ambientes inadequados, como festas, bares ou na praia. Fotos com expressões faciais muito exageradas, como caretas, também podem não transmitir uma imagem profissional. Outro fator a ser levado em conta é a atualidade. Nada de fotos muito antigas.

Por sua vez, uma fotografia bem produzida transmite atributos valorizados atualmente no mercado de trabalho, como a organização, a seriedade e o comprometimento. A fotografia adequada está diretamente interligada à credibilidade profissional.  

A foto bem produzida deve ter uma boa iluminação, sem sombras excessivas, com um fundo neutro. Também deve ter alta resolução, já que imagens nítidas e bem definidas são mais profissionais. O enquadramento de uma foto bem produzida dá destaque ao seu rosto e parte superior dos ombros.

Dito isso, a escolha da fotografia de perfil profissional deve ser feita criteriosamente. Assim, a pessoa em questão precisa se concentrar em suas próprias características pessoais e profissionais. Isso porque a fotografia deve transmitir a personalidade e levar a uma conexão mais real. 

2 – Perfil incompleto

Quando as informações do seu perfil estão incompletas, a probabilidade de aparecer em resultados de pesquisa é menor, seja por recrutadores, seja por colegas de trabalho ou potenciais clientes.

De modo geral, o perfil incompleto pode transmitir a impressão de falta de comprometimento ou de não dar importância à presença profissional online, o que afeta diretamente a credibilidade do profissional.

Logo, manter um perfil completo geralmente atrai mais recomendações. Perfis incompletos podem não inspirar a mesma confiança, resultando em menos apoio de colegas e conexões. Se você estiver procurando emprego, um perfil incompleto pode prejudicar sua capacidade de atrair oportunidades.

3 – Perfil desatualizado

Assim como deixar o perfil incompleto, outro erro do usuário do LinkedIn é deixar o perfil desatualizado, o que também pode transmitir a impressão de desleixo ou falta de comprometimento com a própria imagem profissional.

Empregadores, recrutadores e colegas de trabalho confiam nas informações do LinkedIn para entender suas habilidades, experiências e realizações mais recentes. Um perfil desatualizado pode apresentar informações obsoletas, o que pode ser prejudicial para quem procura novas oportunidades ou parcerias profissionais.

4 – Inatividade

A inatividade no LinkedIn pode levar não apenas à falta de visibilidade, como também a oportunidades perdidas. Lembre-se de compartilhar postagens, comentar e interagir com o conteúdo de outros profissionais.

5 – Conteúdo ineficiente

É necessário tomar cuidado com o tipo de conteúdo que se compartilha no perfil do LinkedIn. A autopromoção excessiva  e conteúdo irrelevante (ou seja, que não esteja relacionado ao seu setor de atuação) são alguns dos maiores erros nesse sentido.

Vale também verificar a precisão de uma informação antes de compartilhar. Deixe de lado qualquer conteúdo sensacionalista ou polêmico, pois isso pode criar uma imagem negativa.

Atente-se também à qualidade desse conteúdo. Se for mal escrito, mal formatado ou sem valor agregado pode prejudicar a credibilidade do profissional. Assim, faz-se necessário apostar na criação de um conteúdo bem estruturado e informativo. 

6 – Plágio

Ainda tendo em mente o conteúdo publicado no LinkedIn, é de extrema importância tomar cuidado com o plágio e a falta de créditos. Além de se concentrar na relevância de seu conteúdo, também deve apostar na autenticidade. São fatores essenciais para a construção de um perfil digno de destaque.

7 – Esquecer da formação

Esquecer de colocar a sua formação também pode ser prejudicial para a imagem no LinkedIn. Seja a graduação, a pós-graduação EAD ou presencial, certifique-se de que a sua formação está correta, assim aumentam as chances do seu perfil se destacar.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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