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Mercado de Trabalho

Ansiedade afeta 63% dos profissionais: como lidar?

ansiedade

De acordo com um levantamento feito pela empresa de bem-estar corporativo Vidalink, 63% dos profissionais sentem ansiedade quase todos os dias – e 69% consideram que a qualidade de sua rotina de sono é baixa ou mediana. A situação é alarmante, e as empresas precisam tomar providências para garantir a saúde mental de seus colaboradores.

Dentre as possíveis medidas para prevenir a ansiedade, as companhias podem zelar por um ambiente positivo, promover a conscientização acerca da importância da saúde mental e até buscar apoio psicológico para os colaboradores.

Ansiedade entre os profissionais

A pesquisa, intitulada“Check-up de bem estar 2023”, aponta que um em cada quatro profissionais não cuidam da saúde mental. Além disso, o relatório diz que, dentre os 8,9 mil profissionais entrevistados, apenas 17% das mulheres se sentem tranquilas na maior parte do tempo. Entre os homens, a porcentagem é de 30%. 

A equipe reflete que uma razão para o estresse predominante entre o primeiro grupo é a jornada dupla de trabalho, mantida por 40% das mulheres e apenas 24% dos homens. Conforme reitera a pesquisa em questão, 79% dos profissionais desejam melhorar sua rotina de exercícios físicos e 75% desejam melhorar sua alimentação.

A importância do bem-estar corporativo

O bem-estar corporativo é interessante para todos os lados: os profissionais, que se deparam com uma qualidade de vida muito maior e ficam satisfeitos em meio à própria rotina, e as próprias organizações, que veem equipes mais determinadas a fazer os resultados acontecerem.

Quando a empresa contempla profissionais saudáveis mentalmente, tende a ver uma produção mais intensa, e uma eficiência acentuada. A saúde mental também tem uma relação direta com níveis mais altos de concentração, criatividade e capacidade de resolução de problemas.

Podemos perceber que oferecer um ambiente de trabalho que prioriza a saúde mental ajuda a reter talentos. Isso porque os funcionários são mais propensos a permanecer em uma empresa que valoriza o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, promove uma cultura de apoio e cuida do bem-estar mental.

Levando em consideração o clima organizacional positivo gerado por um ambiente de trabalho que valoriza a saúde mental, é possível chegar a uma equipe colaborativa e comprometida, com direito à promoção da cultura de apoio mútuo.

Um ambiente que promova a saúde mental também pode impulsionar a inovação e a criatividade. Isso se dá pela seguinte razão: os colaboradores que se sentem apoiados são mais propensos a compartilhar ideias inovadoras e contribuir para o desenvolvimento da empresa.

Como identificar a ansiedade no ambiente corporativo

Um bom líder deve estar atento ao comportamento de seus colaboradores. Existem sinais que podem ajudar a identificar a ansiedade, e quanto antes essa condição for detectada, melhor para conduzir a um tratamento com um profissional.

O profissional com ansiedade pode tornar-se mais retraído, irritado, nervoso ou agitado e apresentar dificuldade em se concentrar nas tarefas, tomar decisões ou manter a atenção em reuniões.

A ansiedade também pode ser notada por meio de uma queda no desempenho profissional, especialmente se a pessoa costumava ser produtiva e agora está lutando para cumprir prazos ou responsabilidades. Quando o colaborador solicita prazos adicionais com frequência, mesmo para tarefas que normalmente seriam consideradas gerenciáveis, também pode ser um sinal.

O gestor também pode reparar se o colaborador faz uma busca incessante pela perfeição, mesmo quando os padrões são inatingíveis, levando a uma autocobrança excessiva. Vale, ainda, a atenção a respostas emocionais desproporcionais a situações cotidianas ou mudanças no ambiente de trabalho.

Como combater a ansiedade no ambiente corporativo

Combater a ansiedade no ambiente corporativo envolve a adoção de estratégias práticas e hábitos saudáveis. A iniciativa deve partir dos gestores e reverberar por toda a empresa, para ser eficaz.

1 – Liderança empática

O primeiro passo para gerar o bem-estar entre os colaboradores é apostar em uma liderança empática, que envolve a capacidade de compreender, compartilhar e se conectar emocionalmente com os sentimentos e experiências dos membros da equipe.

Líderes empáticos estão atentos às necessidades individuais de cada membro da equipe. Isso inclui entender as pressões específicas que cada pessoa enfrenta e reconhecer que essas pressões podem variar. Promover uma cultura aberta e incentivar conversas honestas é uma característica-chave desse estilo de liderança empática.

2 – Comunicação e transparência

Manter uma comunicação aberta e transparente sobre as expectativas, mudanças na empresa e metas pode reduzir a incerteza, que muitas vezes contribui para a ansiedade.

3 – Metas realistas

Metas impossíveis só servem para sobrecarregar e frustrar os profissionais. Ao optar por metas realistas, a empresa leva a equipe a trabalhar com um senso de propósito, e não há uma cobrança desnecessária.

4 – Flexibilidade

Se o trabalho em questão pode ser feito em um horário flexível, por que não? Todos saem ganhando, já que os profissionais podem equilibrar as responsabilidades profissionais e pessoais com maestria, reduzindo a ansiedade. Outra dica, seguindo essa linha de raciocínio, é optar pelo home office, quando aplicável. São métodos que ajudam o profissional a conciliar o trabalho e os estudos, como a pós-graduação.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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