Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Qual a importância da gestão estratégica para a área de RH?

importância da gestão estratégica para a área de RH

Você está familiarizado com a importância da gestão estratégica para a área de RH? Pois entender isso pode ser de grande diferencial, dependendo da sua área de atuação. Por isso, separamos alguns pontos da relação tão primordial entre esses dois assuntos.

Como é de se esperar, a gestão estratégica envolve o conjunto de práticas destinado a gerir toda uma empresa, o que se traduz na definição de objetivos, análise do ambiente competitivo e da organização. A ideia, no fim das contas, é que a corporação ganhe forças e consiga crescer.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Na prática, acontece o seguinte: os gestores da empresa traçam as metas e visam as estratégias necessárias para alcançá-las. É a partir dessa gestão que uma empresa toma as decisões e promove mudanças.

Vale entender que existem diversos tipos de gestão estratégica e que cada tipo está diretamente relacionado com uma necessidade específica que pode envolver a corporação.

A depender do que é exigido, os gestores podem seguir uma estratégia de sobrevivência, cujo foco é reparar os recursos do negócio (como reduzir custos e pagar dívidas) ou a estratégia de crescimento, por exemplo, em que se conta com investimento em novos produtos ou serviços. Aqui, a principal ideia é inovação.

A gestão pode envolver, ainda, uma estratégia de manutenção, em que a empresa visa apenas fazer uma manutenção dos resultados, ou a estratégia de desenvolvimento, onde a ideia é justamente buscar o crescimento através de recursos e investimentos.

A importância da gestão estratégica para a área de RH

Mas onde entra a área de recursos humanos nisso? Primeiramente, é preciso entender que a gestão estratégica pode ser aplicada em qualquer setor de uma empresa. Na área do RH, a principal premissa é alinhar as expectativas da empresa às expectativas dos próprios colaboradores.

Considerando que a produtividade de uma empresa vem da própria equipe, a gestão estratégica aplicada no RH pode impactar diretamente nos resultados do negócio. 

Esta forma de gestão se concentra principalmente nas metodologias e habilidades dos profissionais, uma vez que a ideia é alcançar objetivos menos palpáveis, mas que oferecem resultados positivos para a corporação em questão.

Para entendermos melhor como isso pode ser aplicado na prática, podemos desmembrar a gestão estratégica para a área de RH em alguns passos importantes:

1 – Recrutamento

O momento de recrutar e contratar novos colaboradores para uma corporação é a base dos recursos humanos, por isso acaba sendo essencial se concentrar nesse aspecto, quando se tem em mente uma gestão estratégica voltada ao RH.

Aqui, a ideia é investir na contratação de funcionários que tenham a qualificação necessária para levar a empresa a atingir as metas estabelecidas conforme a gestão que se segue. É imprescindível que o funcionário tenha valores alinhados ao que a corporação prega, para que sua integração à equipe gere os resultados desejados. 

2 – Desenvolvimento

Tão importante quanto recrutar um funcionário que tenha os valores alinhados com o que a empresa visa é apostar no desenvolvimento da equipe. Nesse ponto, a gestão estratégica aplicada nos recursos humanos se concentra em qualificar cada vez mais os colaboradores, através de diferentes recursos e iniciativas.

Isso porque, na prática, quanto mais se investir no crescimento de um colaborador e seus conhecimentos acerca do próprio setor em que ele atua, melhor será seu resultado, garantindo o impulsionamento necessário para a corporação atingir seus objetivos.

3 – Feedback

Dito isso, a gestão estratégica se concentra no fornecimento de feedback para os colaboradores, sob a premissa de que a equipe deve crescer e buscar sempre as melhorias. É através das críticas construtivas que os líderes garantem que os integrantes da corporação melhorem nos aspectos necessários.

Nesse sentido, os líderes precisam se colocar no lugar do colaborador e entender a diferença entre um discurso motivador e o impacto negativo que pode gerar uma gestão pouco interessada em ser humanizada e acolhedora.

Benefícios da gestão estratégica ao RH

A implementação da gestão estratégica aos Recursos Humanos aumenta a produtividade, agregando eficiência para a rotina do colaborador e capacitando-o para um trabalho cada vez mais satisfatório aos padrões impostos pela própria empresa.

A ideia é que, através dessa visão diferenciada no que diz respeito ao RH, a empresa se destaque no mercado, já que passa a contar com uma atuação mais humana, impactando a organização como um todo.

Uma equipe satisfeita com a empresa da qual faz parte emprega um trabalho mais motivado e, por sua vez, gera resultados positivos. Os serviços ou produtos entregues refletem diretamente essa iniciativa.

Além de ter em mente a importância da gestão estratégica para a área de RH, a empresa deve apostar em uma política de remuneração e benefícios justa. Outro fator importante para que essa gestão funcione na prática é o gerenciamento dos conflitos e a expansão da comunicação interna, além da promoção de treinamentos e métodos para proporcionar um clima organizacional saudável.

E você que atua na área de Recursos Humanos, que tal investir em uma pós-graduação em 6 meses? E se está em dúvida de qual especialização, confira 8 possibilidades e faça a sua carreira decolar.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades