Ir para o conteúdo
Você na Pós

A importância da leitura na infância: veja 7 benefícios

crianças lendo para ilustrar texto sobre a importância da leitura na infância

Ler é um hábito que deve ser estimulado em todas as idades, pois ajuda a desenvolver o raciocínio, pensamento crítico, melhora o vocabulário e amplia o repertório. Quando se trata das crianças, esse costume deve ser ainda mais incentivado, já que tem muitos benefícios para o desenvolvimento dos pequenos. Por isso, nesse texto vamos falar sobre a importância da leitura na infância, e como promover essa prática.

A leitura é parte integral do processo de alfabetização, que começa por volta dos seis anos, e ajuda a criança a ter uma percepção aprofundada do mundo. Em casa e na escola, é necessário incentivar a leitura, que abrirá muitas portas e ampliará os horizontes na formação dessa pessoa até a juventude e a fase adulta. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Quais os benefícios da leitura na infância? 

Essencial para o desenvolvimento intelectual, a leitura estimula a criatividade, aumenta o vocabulário das crianças e as ajuda a se conectarem com o mundo. Confira a seguir 7 benefícios da leitura na infância:

1 – Desenvolve o sistema cognitivo

A cognição envolve diversos fatores ligados ao pensamento e linguagem, e começa a ser elaborada nas crianças antes mesmo da alfabetização. Está relacionada ao seu desenvolvimento mental e até mesmo biológico. A leitura ajuda a desenvolver os aspectos cognitivos, facilitando seu crescimento. 

2 – Aumenta o vocabulário

É comum que as crianças tenham um vocabulário mais limitado, afinal, elas estão descobrindo palavras, expressões e seus significados. Mas a leitura agiliza e facilita esse processo, e permite que os pequenos consigam se expressar melhor, aperfeiçoando sua comunicação. 

3 – Amplia seu entendimento do mundo

Muitas vezes, as crianças sentem coisas que não sabem como explicar, pois são mais complexas do que só raiva ou alegria. Os livros ajudam-nas a compreender melhor isso, e seu senso crítico em geral, ou seja, suas opiniões e sua maneira de pensar. 

Também é uma forma de compreender as diferenças, entender algumas estruturas sociais nas quais estamos inseridos e desenvolver ideias próprias em relação ao que as cerca, gerando empatia.

4 – Exercita o cérebro

Ao ler, as crianças melhoram sua memória e concentração. Isso ajuda na realização de tarefas e estudos, além de outras atividades. Também colabora com seu desempenho escolar, e o desenvolvimento de forma geral. 

5 – Exercita a criatividade

Crianças são naturalmente curiosas e os livros abrem espaço para novos universos, o que as permite usar a criatividade e promover essa veia questionadora. A criatividade é uma habilidade importante em todas as etapas da vida, e às vezes desestimuladas na fase adulta. 

Porém, quanto mais mundos, ideias, e fantasias elas conhecerem, mais sentirão interesse em desenvolver esse aspecto, e ainda consguirão traçar paralelos com a realidade e aprimorar seu raciocínio. 

6 – Fortalece relações

Seja em casa, seja na escola, ler junto com as crianças ajuda a fortalecer os vínculos e a relação de proximidade. Além de gerar memórias felizes, estreita o contato, gerando uma ligação de respeito e afeto. 

7 – Diminui o estresse e a ansiedade

As crianças de hoje em dia vivem em um mundo com muito mais estímulo visual, das telas da televisão, computador e celulares. Os desenhos animados são mais rápidos e a rotina mais corrida, assim como dos pais. 

Isso pode causar ansiedade e estresse e, além dos efeitos mais óbvios, atrapalha seu desenvolvimento social e intelectual. Ler um pouco todo dia ajuda a diminuir a ansiedade, e pode ser um momento de desacelerar e focar em um tema específico. 

Como estimular a leitura infantil?

Os pedagogos que atuam com educação infantil têm um grande desafio ao estimular a leitura. Não só porque as crianças têm um tempo de aprendizado distinto umas das outras, mas seus gostos pessoais e desenvolvimento intelectual também são diferentes. 

Ainda assim, é preciso encontrar ferramentas que ajudem nesse processo, além de incentivar os pais a fazerem o mesmo. Confira algumas dicas para estimular a leitura:

Faça o cantinho da leitura

Crie um espaço onde eles se sintam à vontade, sentados no chão, em cadeiras ou como for mais confortável. Além de ajudá-los a desenvolver uma rotina e organização, ao identificar o cantinho a hora da leitura, eles com certeza vão associar essa hora a um momento de prazer. 

Converse sobre a história

Depois de ler um livro, faça perguntas e deixe que eles deem suas interpretações sobre o que leram e ouviram. É uma forma de pôr em prática os benefícios acima, já que eles precisarão de repertório e vocabulário, além de estimular o pensamento e a criatividade. 

Transforme em um momento divertido

Livros infantis buscam formas lúdicas e divertidas de desenvolver os temas propostos, e essa é uma ótima oportunidade de transformar a leitura em um momento de diversão, em que cada um pode interpretar papéis, todos podem criar vozes, ou ainda desenvolver figurinos ou fazer desenhos de seus personagens favoritos. 

Para os profissionais que desejam prosperar na carreira pedagógica, é essencial compreender a importância da leitura na infância e saber como estimular isso em sala de aula. Por isso, fazer uma pós-graduação auxiliará na busca de ferramentas inovadoras e técnicas atualizadas para promover novos leitores. Conheça algumas opções na área de Educação:

  • Planejamento Pedagógico
  • Gamificação na Educação
  • Alfabetização e Letramento de Crianças, Jovens e Adultos
  • Artes na Educação Infantil
  • Docência e Gestão na Educação Básica
  • Educação Especial e Inclusiva
  • Educação Infantil

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades