Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Qual a importância do trabalho voluntário? Confira o artigo!

ação de voluntariado para ilustrar texto sobre a importância do trabalho voluntário

Você já parou para pensar sobre a importância do trabalho voluntário e o impacto que isso tem na sua vida e dos outros? Participar de ações sociais traz muitos benefícios para seu crescimento pessoal e, claro, para a sociedade. 

Sabemos que a rotina das pessoas é extensa, e envolve muitas horas de trabalho, estudos, atividades de lazer além dos cuidados com a família e a casa, mas o voluntariado pode contribuir para que as pessoas tenham uma vida melhor e mais realizada. 

Importância do voluntariado

Qualquer pessoa pode contribuir com uma sociedade mais justa, e a importância do voluntariado está justamente em oferecer isso. Ao apoiar uma instituição do terceiro setor, como ONGs, as pessoas têm a possibilidade de ajudar causas diversas e colaborar com a construção de uma comunidade melhor, com oportunidade para todos. 

Existem muitas formas de contribuir, incluindo doações, seja de dinheiro, seja de roupas e outros itens, e ainda de tempo. Dedicar algumas horas semanais a uma causa pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Também existem diversos tipos de voluntariado, como apoio em hospitais, crianças carentes, projetos de educação e muito mais. 

Além disso, você pode ajudar de acordo com seu conhecimento. Se atua com marketing, por exemplo, pode se oferecer para fazer ações em redes sociais e fortalecer a imagem de uma organização e, consequentemente, o apoio que ela recebe. 

Desenvolver esse tipo de trabalho tem potencial para aumentar nossa sensação de felicidade, além de oferecer propósito e um senso de que estamos contribuindo de forma positiva para a vida das pessoas e a sobrevivência do planeta. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que você aprende com o trabalho voluntário? 

O trabalho voluntário nos permite abrir os horizontes, fazer novas conexões e ampliar nossa visão de mundo. Existem muitos benefícios para o crescimento pessoal da sociedade.  Confira alguns:

Empatia

Enquanto parece que muitas pessoas não se importam com o mundo ao redor, quem desenvolve esse tipo de atividade costuma ser mais empático com os problemas que enfrentamos como sociedade. 

Estar em contato com outras realidades oferece uma perspectiva real dos privilégios e oportunidades de cada, e um olhar mais humanizado para grupos que, em outras ocasiões, talvez não sejam considerados. 

Novas habilidades

Além de ajudar com o aprimoramento das habilidades sociais, o trabalho voluntário permite que as pessoas aprendam coisas novas. Essa atividade proporciona o aprendizado de competências técnicas, e é benéfico para desenvolver soft skills, aquelas características que são imprescindíveis para o crescimento pessoal e profissional. 

Isso porque o voluntariado nos permite trabalhar em equipe, além de exigir persistência e determinação. Também ajuda a desenvolver a criatividade, muitas vezes buscando soluções alternativas, especialmente quando há pouca estrutura e apoio financeiro. 

Propósito

Também é uma forma de se conhecer melhor e buscar um propósito na vida. Ao participar de atividades altruístas, as pessoas têm a oportunidade de focar em algo maior. Isso pode ajudar até a se entenderem, tanto nas habilidades que querem desenvolver quanto no caminho de vida que querem seguir. 

Visão de mundo

A convivência com pessoas de diferentes origens e classe sociais, com histórias de vida distintas, amplia nossos horizontes e permite ter uma visão de mundo mais aprofundada. É uma forma de mergulhar em outras realidades e entender as barreiras que algumas pessoas enfrentam para se desenvolver social e economicamente. Também é uma oportunidade de nos colocar em contato com outras culturas e ampliar nosso repertório.

Conexões

Além de ampliar nossa visão, o voluntariado permite aumentar nossa rede de contatos e fazer networking. Isso pode trazer benefícios profissionais, contando com a experiência e as relações desenvolvidas, e também amplia as oportunidades de trabalho ao estreitar relações. 

Inovação

Existem muitos desafios para as organizações que atuam com voluntariado, especialmente com a falta de recursos e até mesmo de pessoas. Quem atua em parceria com esses projetos abraça esses desafios e se vê em uma posição onde precisa buscar alternativas. Além da criatividade, essa é uma oportunidade para buscar inovação. Usando conhecimentos pessoais, apoio de outros profissionais e ainda em parceria com outras empresas, traz a possibilidade de pensar fora da caixa. 

Desenvolvimento profissional

Muitos dos benefícios indicados acima também serão positivos para o desenvolvimento profissional. Saber liderar, resolver problemas de forma criativa e trabalhar em equipe são características que se destacam no mercado de trabalho. Portanto, quem faz trabalho voluntário tem a oportunidade de usar essa ação como um destaque em seu currículo

Assim, como a pós-graduação e conhecimento de outras línguas, por exemplo, essa atividade deve ser incorporada às experiências profissionais, pois dirá muito sobre o tipo de pessoa que você é. O envolvimento com voluntariado também pode ser aplicado na empresa. É uma forma de se envolver com colegas de trabalho e ainda disseminar esse tipo de atividade na organização. 

A importância do trabalho voluntário está na contribuição que cada um pode fazer para que a sociedade prospere. E acredite, todo mundo pode fazer sua parte por um mundo melhor.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades