Ir para o conteúdo
Você na Pós

Qual a importância da videoaula no aprendizado? Saiba aqui!

videoaula

Os cursos de pós-graduação online já são uma realidade do ensino superior, não é mesmo? Com centenas de opções de qualidade, eles são uma excelente maneira de se dedicar a uma especialização de forma prática e estratégica. Em nossas instituições, você poderá contar com o robusto sistema do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para isso, concentrando, dentre outras facilidades, a videoaula.

Aqui, todas as disciplinas contam com videoaulas, que são aulas gravadas. Elas serão a sua principal ferramenta de aprendizado durante a pós, sendo extremamente valiosas e importantes para a jornada da especialização.

Quer saber mais sobre as videoaulas? Então continue lendo o artigo para descobrir o que elas são e entender as suas vantagens.

O que significa videoaula?

Que tal voltar um pouco no tempo e relembrar as suas aulas do colégio, e até mesmo da graduação?

Elas contavam com o direcionamento de um professor, que apresentava o tema da aula em questão, certo? Com explicações didáticas, recursos visuais e em texto e a aplicação de atividades, os docentes passavam os minutos de aula fazendo de tudo para passar o conteúdo da melhor maneira possível aos alunos.

Nas videoaulas, o sistema é o mesmo. Elas são aulas gravadas, pensadas e produzidas por professores especialistas, que vão apresentar conteúdos atualizados e alinhados às demandas da sua área por meio de um vídeo.

Sendo assim, esse recurso conta com todo o esforço, didática e dedicação dos professores em aulas presenciais, com a única diferença de serem gravados e ficarem disponíveis de forma perpétua. Com elas, você vai aprender tudo o que precisa para dominar sua pós-graduação, se tornando um profissional altamente capacitado em sua área.

Contudo, talvez você esteja se perguntando “o que fazer caso eu tenha dúvidas durante a aula?”. Esse é um questionamento comum sobre as videoaulas. Todavia, ele é facilmente resolvido com outro diferencial de nossas instituições: o sistema de tutoria.

Com ele, caso você tenha dúvidas ao longo das videoaulas, poderá conversar com tutores que também são especialistas em suas áreas, e são treinados para responder os questionamentos com agilidade.

Assim, concluímos que a pós EAD é completa, oferecendo a mesma dedicação e qualidade que as especializações presenciais em suas videoaulas. E para continuar falando delas, veja outras vantagens abaixo.

Banner 1 do projeto de pós-graduação

6 vantagens das videoaulas na pós

1 – Flexibilidade para estudar onde e quando quiser

Sendo gravadas, as videoaulas conseguem oferecer flexibilidade a todos os alunos. Afinal de contas, eles podem acessá-las sempre que quiserem, criando um ritmo e cronograma de estudos próprio.

Dessa maneira, se você contar com uma rotina mais atarefada e sujeita a imprevistos, não vai precisar se preocupar em perder as aulas da pós. Elas sempre estarão disponíveis para você, independente de seus compromissos profissionais ou pessoais.

2 – Fim das barreiras geográficas para a educação

Além disso, a possibilidade de acessar os conteúdos de qualquer lugar também elimina as barreiras geográficas para a educação. Independente de onde você morar, a pós-graduação estará esperando por você no Ambiente Virtual de Aprendizagem, sem empecilhos para atrapalhar o seu desenvolvimento profissional.

3 – Precisa revisar conceitos? Com as videoaulas você pode!

Esqueceu um conceito importante? Quer relembrar aulas do começo da pós? Com as videoaulas você pode! Basta acessar o sistema e revisar os conteúdos quantas vezes forem necessárias, garantindo que você entendeu todo o material.

4 – Autonomia para “assumir as rédeas” dos seus estudos

Lembra da flexibilidade para estudar onde e quando quiser? Ela significa que você terá toda a autonomia necessária para assumir o controle do seu aprendizado.

Além de escolher os períodos e locais de dedicação à pós, você vai descobrir a melhor maneira para estudar, tendo uma postura de protagonista, com autonomia e responsabilidade para lidar com seu progresso acadêmico.

Afinal de contas, as videoaulas podem ser pausadas a qualquer momento, bem como revisadas, reassistidas, retrocedidas e avançadas, garantindo que você tenha todas as ferramentas necessárias para aprender no seu tempo.

5 – Mais facilidade para aprender

A visualização dos conceitos, processos e procedimentos fica muito mais simples como as videoaulas gravadas. Isso significa que você terá mais facilidade para entender tudo de forma clara e compreensível, fixando conceitos complexos de maneira eficaz.

Esse ponto é comprovado por nossos alunos, sabia? As videoaulas e materiais complementares contam com 89% de satisfação no CSAT (pesquisa de satisfação), entrando na zona de excelência.

Além disso, os alunos definem as aulas como “bastante explicativas, de fácil entendimento, didáticas, bem elaboradas, enriquecedoras, objetivas, contribuindo para o aprendizado e com professores capacitados e com excelentes explicações.” Não resta dúvida dos benefícios das videoaulas, né?

6 – Inovação e modernidade para a sua especialização

Por fim, você sabia que as videoaulas são consideradas mais estimulantes e envolventes do que os métodos tradicionais de ensino? Como elas utilizam uma série de recursos multimídia, o seu interesse permanecerá alto durante toda a explicação.

Assim, a sua motivação para aprender vai aumentar, deixando a caminhada da especialização ainda mais agradável e interessante.

Agora que você já entendeu como a videoaula funciona e todos os seus benefícios, o que está esperando para iniciar sua pós-graduação? Confira as opções de cursos da Faculdade Anhanguera e inscreva-se o mais rápido possível! A sua carreira vai te agradecer no futuro, acredite.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades