Ir para o conteúdo
Você na Pós

É melhor estudar por videoaulas ou PDF? Confira!

é melhor estudar por videoaulas ou PDF

Começar uma pós a distância é bastante animador, não é mesmo? Você deve estar com bastante vontade de se dedicar ao máximo ao curso, extraindo tudo o que ele pode proporcionar para a sua carreira. Por isso, talvez você esteja se perguntando se é melhor estudar por videoaulas ou PDF.

Nossas instituições contam com videoaulas, que são aulas gravadas, em todas as disciplinas. Isso significa que você poderá assistir a elas onde e quando quiser. Todavia, os cursos de pós também oferecem uma série de materiais de apoio para complementar a sua jornada acadêmica. Eles incluem PDFs robustos, com conteúdos valiosos para você.

Sendo assim, qual será a melhor opção para aproveitar ao máximo a pós-graduação? É melhor estudar por PDF ou videoaula? Nós vamos te explicar tudo abaixo.

Afinal, é melhor estudar por videoaulas ou PDF?

Em resumo, o seu foco durante a pós-graduação a distância deve estar nas videoaulas. Elas são a base dos cursos de especialização, desenhadas e gravadas de forma cuidadosa para que você aprenda todos os conceitos necessários e desenvolva novas habilidades de forma estratégica.

Cada disciplina é desenvolvida por uma equipe pedagógica de ponta, junto de um corpo docente de excelência. Unidos, eles consideram todas as novidades e tendências da sua área e demandas do mercado para produzir aulas impecáveis.

O resultado são videoaulas completas e didáticas, que vão fazer com que você aprenda tudo o que precisa para se tornar um especialista altamente competente.

Por outro lado, os PDFs também são importantes. Eles são ótimos materiais para complementar os seus estudos e deixar a jornada da pós-graduação ainda mais plena e proveitosa, garantindo que você irá absorver o máximo de todos os conteúdos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA.

Banner 2 do projeto de pós-graduação

Sendo assim, podemos pensar na sua rotina na especialização em três passos, aproveitando as vantagens de cada um dos formatos:

1 – Mantenha o foco nas videoaulas gravadas

Em primeiro lugar, para entender se é melhor estudar por PDF ou videoaula, foque nas videoaulas e aproveite os seus benefícios.

Aprender novos conteúdos assistindo às aulas pode ser mais envolvente do que ler textos estáticos em PDF. Afinal de contas, elas envolvem vários sentidos e te ajudam a manter o interesse ao longo do tempo, com as possibilidades de pausar os vídeos, fazer anotações, reassistir momentos importantes e adequar os estudos ao seu tempo.

Além disso, lembre-se que você pode assistir às videoaulas quando e onde quiser. Elas ficam disponíveis o tempo todo no AVA, garantindo que você possa criar o seu próprio cronograma de estudos, independente da sua rotina de responsabilidades pessoais e profissionais.

Então, se você estava pensando em focar nos PDFs por ter uma agenda mais imprevisível e atribulada, não precisa se preocupar. A flexibilidade da pós a distância garante que você sempre poderá assistir às aulas, sem prejudicar seu trabalho, vida pessoal e outros pontos do seu cotidiano.

2 – Use os PDFs como materiais complementares

Depois de organizar o seu tempo para acompanhar as videoaulas, use os PDFs como aliados no seu processo de aprendizagem.

Como eles são materiais estáticos, você pode usar essa flexibilidade para ler e revisar o material no seu ritmo, incluindo pausas para refletir, fazer anotações, revisar conteúdos e fixar o aprendizado. Isso, inclusive, pode ser feito de qualquer lugar, como durante trajetos, pausas no trabalho e momentos mais tranquilos no dia a dia.

Afinal de contas, os textos em PDF podem ser baixados e acessados offline, sendo úteis para momentos de conexão limitada ou inexistente com a internet. Então, quando imprevistos acontecerem, você sempre poderá contar com eles para manter os estudos em dia.

3 – Não se esqueça dos outros materiais extras

Finalmente, organize o seu tempo para expandir seus horizontes. Além das videoaulas e dos PDFs, nossas instituições oferecem uma série de outros conteúdos extras que vão deixar seus estudos ainda mais interessantes e completos.

Eles incluem podcasts em algumas áreas do conhecimento, slides de aulas, sugestões de leituras complementares e acesso à maior biblioteca da América Latina. Assim, você poderá ler muito mais, indo além dos PDFs e entrando em contato com materiais de excelência, que vão ajudar na sua formação como um especialista acima da média do mercado de trabalho.

Entendeu se é melhor estudar por videoaulas ou PDF? Então não se esqueça de se inscrever na sua pós-graduação EAD e se tornar um profissional especialista! Escolha o curso que melhor se encaixar nos seus objetivos de carreira e comece agora mesmo a transformar o seu futuro para a melhor.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades