Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como estudar por videoaulas? 8 estratégias infalíveis

como estudar por videoaulas

As videoaulas, que são aulas gravadas da pós-graduação EAD, são uma ferramenta valiosa, sabia? Cuidadosamente produzidas, elas garantem que você poderá absorver ao máximo todo o conteúdo da especialização. Contudo, qual é a melhor maneira de aproveitar essa oportunidade? Ou seja, como estudar por videoaulas?

Disponíveis para acessar quando e onde quiser, as aulas a distância oferecem a flexibilidade que você precisa para conciliar a pós com suas outras responsabilidades. Todavia, a autonomia desse modelo de curso requer bastante organização e responsabilidade para que você extraia todas as oportunidades que ele oferece.

Então, para te ajudar a atingir esse objetivo e se tornar um profissional ainda melhor, reunimos algumas dicas de como estudar com videoaulas. Confira todas elas abaixo.

Como estudar por videoaulas em 8 dicas

1 – Escolha um ambiente tranquilo e silencioso para as aulas

Em primeiro lugar, garanta que os seus momentos de estudo sejam calmos e tranquilos. Para isso, defina um local específico para a dedicação à pós. Idealmente, ele será silencioso, organizado e livre de distrações, garantindo que a sua atenção estará completamente focada nas videoaulas.

2 – Assista às videoaulas de forma ativa

Falando em atenção, é fundamental que você se mantenha engajado durante as aulas. Deixe o celular de lado, coloque fones de ouvido e mergulhe de cabeça na disciplina da vez.

Mesmo sozinho, não se esqueça de dialogar consigo mesmo ao longo das explicações. Isso vai fazer com que você reflita sobre o conteúdo, identifique questões que geraram dúvidas e comece a relacionar o conhecimento com a sua prática profissional.

3 – Faça anotações ao longo das aulas

Independente do tipo de anotação, não se esqueça de fazer apontamentos ao longo das aulas, o que é crucial para entender como estudar com videoaulas. Pegue papel e caneta, use um tablet, as notas do celular ou ferramentas do seu computador, o importante é anotar. Escreva conceitos-chave, pontos importantes e até mesmo dúvidas, que você poderá esclarecer com os tutores.

4 – Reassista partes importantes

Um dos benefícios das videoaulas é poder pausar as explicações, retroceder e avançar os conteúdos. Então, se de repente você não entender alguma parte, não pense duas vezes e volte o vídeo para assistir novamente. Assim, você poderá ouvir as explicações dos professores quantas vezes quiser, garantindo o máximo aproveitamento da pós.

5 – Faça pausas ao longo dos períodos de estudo

Por mais que ter consistência e foco seja de suma importância, e também o próximo passo dessa lista, você também vai precisar de equilíbrio.

Para isso, tome cuidado com o tempo de dedicação e faça pausas entre as videoaulas. É fundamental fazer intervalos regulares, que vão te ajudar a descansar, assimilar as informações, refletir sobre o que foi apresentado e evitar a fadiga mental.

6 – Tenha uma rotina constante para a especialização

Você se lembra do começo do texto, quando comentamos que é fundamental ser organizado e ter disciplina para acompanhar as videoaulas? Isso significa que você terá que montar um cronograma de estudos para a sua pós. Mais do que isso, você terá que segui-lo de maneira consistente.

Para isso, avalie a sua rotina e inclua os momentos de estudo, acompanhando as aulas de acordo com a sua programação e evitando a procrastinação e o acúmulo de tarefas para a “última hora”. Dessa maneira, o seu aproveitamento será máximo.

7 – Faça revisões periódicas dos conteúdos

Agora que você já entendeu os passos principais para estudar por videoaulas, chegou a hora de entender como você pode melhorar ainda mais o seu desempenho. Para isso, um passo fundamental é separar momentos para revisar o conteúdo.

O ideal é que você faça isso logo após a videoaula e também em alguns períodos depois. Aproveite para ler as suas anotações, fazer atividades relacionadas, seguir as dicas do professor e tirar dúvidas com o seu tutor.

8 – Vá além: faça leituras adicionais e aplique o conhecimento 

Por fim, não se esqueça que o aprendizado da pós não acaba nas videoaulas. Para aproveitá-las ainda mais, vá além. Faça leituras adicionais sobre os tópicos abordados, aprofundando a sua compreensão, com os materiais extras do Ambiente Virtual de Aprendizagem e outros conteúdos.

Além disso, pense que a pós é a primeira etapa para você aplicar novos conhecimentos na sua rotina profissional. Então, após cada videoaula, pense em maneiras de aplicar o que você acabou de aprender, seja no seu trabalho atual, seja em projetos paralelos ou outras possibilidades. Dessa maneira, você terá uma estratégia certeira para solidificar a sua compreensão, demonstrando a relevância prática do que foi repassado.

Então, gostou de descobrir como estudar por videoaulas e entender as táticas? Então chegou a hora de colocá-las em prática! Para isso, confira as opções de cursos de pós EAD e escolha um para chamar de seu! Comece agora mesmo a estudar para transformar o seu futuro e atingir os seus objetivos de carreira em tempo recorde.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades