Ir para o conteúdo
Você na Pós

É importante ter uma pós-graduação? Sim! Veja todos os benefícios

homem sorrindo para ilustrar texto sobre ser importante ter pós-graduação

Com a rápida evolução do mercado de trabalho, hoje não só é importante ter uma pós-graduação como, também, é algo imprescindível para quem deseja sair à frente nos processos seletivos.

Afinal, através de uma especialização, é possível trilhar múltiplos caminhos profissionais, progredir no mercado de trabalho e modificar os planos sempre que necessário.

Além disso, uma pós-graduação pode oferecer mais conhecimentos práticos e técnicos, melhores salários e benefícios e acesso a redes de networking mais influentes.

Se você está em dúvida se é importante fazer uma pós-graduação, confira neste artigo os principais benefícios de investir na educação superior continuada!

banner megacombo do estudante

O que é uma pós-graduação?

Para determinarmos se realmente é importante ter uma pós-graduação, é fundamental definir o que é e como funciona uma pós-graduação.

Um curso de pós-graduação nada mais é do que um estudo especializado e continuado após o término da graduação.

Podendo ser estudado em duas principais modalidades diferentes, a Lato Sensu e a Stricto Sensu, essa forma de ensino costuma ser mais objetiva e aprofundada do que uma licenciatura ou bacharelado, por exemplo.

Para quem busca uma inserção mais rápida no mercado de trabalho, os cursos Lato Sensu são os mais recomendados, já que exigem carga horária de apenas 360h.

Já para os profissionais que buscam uma carreira mais acadêmica ou teórica, os cursos recomendados são os Stricto Sensu, como mestrado e doutorado.

É importante ter uma pós-graduação?

Após finalizar a graduação e obter o diploma de bacharel ou licenciado, é comum que muitos estudantes questionem a viabilidade de continuar investindo no ensino superior.

Afinal, para o mercado de trabalho, é importante ter uma pós-graduação?

A resposta é sim!

A pós-graduação, além de tudo, fornece habilidades e conhecimentos específicos que podem auxiliar no avanço e progresso do campo de atuação escolhido.

Além disso, investir na continuação da educação superior também proporciona outras vantagens, como melhores salários, melhores vagas e redes de networking mais influentes.

Entretanto, realizar uma pós-graduação é um compromisso sério e deve ser considerado com cautela e objetividade pelo profissional.

Ou seja, não são somente as vantagens acadêmicas e profissionais que devem ser levadas em consideração, mas também as próprias motivações pessoais do aluno.

Quais os benefícios que uma pós-graduação oferece?

Agora que já sabemos que é importante ter uma pós-graduação, está na hora de conferirmos quais benefícios cursar uma especialização pode trazer para os profissionais.

Apesar de inúmeras carreiras exigirem um curso superior além da própria graduação, iniciar uma pós-graduação coloca o aluno em uma posição de vantagem em relação a outros candidatos no mercado de trabalho.

Afinal, devido à especialização, é seguro presumir que tal candidato possua um conhecimento mais aprofundado em relação às responsabilidades do cargo e à área de atuação.

Além disso, um profissional que tenha decidido investir tempo e esforço em uma pós-graduação acaba passando uma imagem de maior seriedade e empenho para os empregadores e recrutadores.

Outros razões pelas quais é importante ter uma pós-graduação incluem:

– Maiores salários: um candidato com pós-graduação possui amplos conhecimentos em áreas de alta demanda e pouca mão de obra. Por isso, suas remunerações tendem a ser maiores;

– Melhores expectativas de carreira: os cargos mais seniores, em sua maioria, exigem um alto grau de especialização acadêmica, fazendo com que as expectativas profissionais de quem possui uma pós-graduação melhore significativamente;

– Transição de área facilitada: uma das melhores maneiras de trocar de área ou indústria é através de uma especialização acadêmica, atualizando-se e aprendendo novas habilidades;

– Progressão de cargos em menos tempo: quanto maior o grau de especialização acadêmica, mais rápido e fácil será a progressão de cargos dentro de uma empresa. Afinal, quanto mais sênior o profissional, mais específico é seu nicho de conhecimento;

– Destaque entre outros candidatos: ao candidatar-se para uma vaga nova, é possível que uma especialização ou pós-graduação acabe chamando a atenção dos recrutadores, gerando uma certa vantagem em relação aos outros candidatos;

– Obtenção de novos conhecimentos e habilidades: não menos importante, realizar uma pós-graduação oferece um leque inteiramente novo de conhecimentos e habilidades técnicas, profissionais e pessoais ao profissional.

Inicie sua pós-graduação na Anhanguera!

Já sabemos que é importante ter uma pós-graduação e todos os benefícios e vantagens que vêm com a conclusão de uma!

Agora, chegou a sua hora de dar o próximo passo em sua carreira e iniciar uma especialização Anhanguera EAD!

Só aqui você tem a flexibilidade e acessibilidade de assistir às aulas onde e como quiser, além de ser acompanhado por professores renomados e ter acesso a um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) de alta qualidade!

Venha alcançar seus objetivos acadêmicos em apenas 6 ou 10 meses!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades