O que é incerteza no ambiente de trabalho e como combatê-la

mulher com as mãos no rosto para ilustrar texto sobre incerteza no ambiente de trabalho

Mais cedo ou mais tarde, é possível que apareça um período de incerteza no ambiente de trabalho, que pode ter diferentes razões, como uma repentina percepção de que você não tem tanto apreço pela área quanto pensava anteriormente. Ou, ainda, fatores que vão muito além do seu alcance, como a empresa enfrentando contínuos cortes de gastos.

Seja qual for o caso, é importante perceber essa incerteza o quanto antes, para que se possa trabalhar em cima disso — observar as possibilidades, mensurar as soluções ou definir mudanças. Todos estão sujeitos à incerteza a qualquer momento. A verdadeira questão é o que fazer diante desse sentimento tão comum.

O que a incerteza pode causar? 

A incerteza pode ser definida como a falta de conhecimento ou de controle sobre uma determinada situação. O ser humano aprecia a sensação de estar no controle da própria vida e, ao se deparar com cenários difíceis de prever, o medo pode surgir.

Ninguém fica confortável em meio a incertezas, então é um sentimento que pode desencadear diversas consequências no ambiente de trabalho. O colaborador que se dedica e de repente vê seu futuro como incerto pode reduzir inconscientemente a sua produtividade e encarar a rotina em uma espécie de “modo automático”, entregando o mínimo.

Além de ser um potencial desmotivador para o colaborador, a incerteza também pode prejudicar a saúde mental e promover a ansiedade, que o Ministério da Saúde relaciona diretamente a “preocupações, tensões ou medos exagerados em que a pessoa não consegue relaxar” e uma “sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer”.

Mas é preciso entender que a incerteza é inevitável, e isso é científico! Para se ter uma noção, em 1927, o físico alemão Werner K. Heisenberg (1901 – 1976) apresentou o Princípio da Incerteza, um dos pilares fundamentais da Mecânica Quântica, que diz que é impossível realizar a medição precisa e simultânea das variáveis físicas pelas quais os fenômenos subatômicos são descritos, o que leva a uma falta de certeza no conhecimento do mundo natural. Ou seja, o incerto é simplesmente natural.

Como dissemos, o problema não está na existência da incerteza em si, já que ela sempre vai estar ali, uma vez que não temos controle do universo em nossa volta (surpresas boas ou ruins podem surgir a todo momento), mas, na verdade, no quanto a pessoa fica negativamente impactada por conta disso. 

Como combater a incerteza no ambiente de trabalho?

Por mais que seja difícil mudar o próprio comportamento quando rodeado pela incerteza, principalmente se a razão é algo que vai muito além das suas convicções e diz mais sobre a empresa em que se encontra, algumas dicas podem ajudar a superar esse sentimento e buscar um cenário mais positivo.   

1 – Pesquise bem sobre a área em que está

Você realmente gosta do que faz? A sua função atual no trabalho é do seu agrado? É importante ter essas questões esclarecidas. Para isso, vale fazer uma boa pesquisa em torno da área em que está, para saber se existe alguma chance de progressão na carreira ou se você não tem mais como evoluir. Isso já pode te dar um norte do que fazer.

2 – Veja a realidade de outras áreas correlatas

Da mesma forma que pode ser benéfico entender toda a realidade de sua área, também pode ser válido buscar informações sobre as áreas relacionadas, de preferência as que possuem cargos dentro da própria empresa. Talvez você esteja precisando de uma mudança de área para suprir essa incerteza, e nem precisa mudar de empresa necessariamente para isso.

3 – Sair da zona de conforto pode ser bom

A incerteza está muito relacionada ao medo, e mudanças deixam as pessoas assustadas. No entanto, para não ficar estagnado, uma hora você vai precisar deixar a zona de conforto para trás. Isso não quer dizer abandonar tudo o que você conseguiu até aqui, mas apostar em novos ares, abraçar novas situações. E também não precisa ser de uma vez. Experimente pequenas mudanças e corra riscos calculados.

4 – Converse com colegas ou líderes

Conversar com outros colegas pode fazer com que você entenda se aquela incerteza é uma coisa sua ou se outros colaboradores da empresa também estão passando pela mesma coisa. 

5 – Converse com seu líder

A depender da relação que você possui com seu líder, talvez seja uma boa ideia expor suas inseguranças e tentar entrar em um consenso sobre o que te faria feliz naquela empresa. A solução pode ser mais fácil do que você imagina, apenas questão de aumento, promoção ou mesmo uma alteração de função.

6 – Busque estudos

A incerteza no ambiente de trabalho pode ser fruto da sensação de que se encontra estagnado, sem perspectiva. Continuar os estudos é um meio de ficar atualizado no ramo corporativo e se destacar, e ainda pode resolver essa questão. Com isso, a dica é fazer uma pós EAD Anhanguera, assim você usufrui dos benefícios sem sair de casa.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!