Como pedir indicação para vaga de emprego? Veja 5 dicas!

indicação para vaga de emprego

Ter uma lista de contatos bem estabelecida é recomendado, já que pode te proporcionar uma indicação para vaga de emprego. Mas como se comportar quando o assunto é esse? Como pedir ajuda para aquele colega de profissão? Separamos todas as dicas que podem te ajudar.

No mundo dos negócios, é importante que você não crie inimizades, então sair de uma empresa sem arranjar problemas pode fazer o diferencial na forma como você é visto em outros lugares.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

É necessário se lembrar que os profissionais de um determinado ramo se conhecem e trocam informações a respeito de colaboradores e seus históricos. Por isso, sair de uma empresa com a cabeça erguida ajuda você a ser recomendado futuramente.

E não apenas isso: antigos colegas de profissão podem vir a se tornar grandes aliados em outras empresas, depois. Pense: se uma pessoa sai da empresa e conquista um emprego em outro lugar, mais cedo ou mais tarde pode abrir uma nova vaga neste lugar, e se você tiver um bom contato com esse colaborador, o novo emprego pode ser seu. 

Como pedir indicação para vaga de emprego?

A ideia da indicação é que a pessoa tenha visto de perto o seu potencial a ponto de levar o seu nome aos recrutadores de uma determinada empresa, então isso ressalta a importância de se prestar um bom serviço, onde quer que você esteja.

Com isso, é válido dizer que não se deve fazer apenas o mínimo, mas com que você seja lembrado no lugar onde está trabalhando, isto é, investir em um trabalho notável. O autoconhecimento ajuda, nesse momento, uma vez que saber as próprias qualificações pode se mostrar como um grande diferencial.  

Mesmo tendo uma boa lista de contatos, alguns comportamentos específicos podem te ajudar a conseguir com mais facilidade que o colega te indique. É preciso ter uma boa noção de espaço para não ser inconveniente, mas a ousadia faz-se necessária.

1 – Não tenha vergonha

Precisar de um emprego não é nenhuma vergonha, principalmente levando em consideração o cenário atual do mercado. Por isso, não tenha medo de falar com aquele seu contato, caso saiba da abertura de uma vaga. Desde que tenha respeito pelo espaço alheio, nada te impede de fazer esse contato.

Você só precisa ver o grau de intimidade que possui com aquela pessoa. Se for só uma conhecida, vale entrar em contato por uma rede social como o LinkedIn, por exemplo. Se for um ex-colega ou alguém com quem já teve um contato maior, está tudo bem contatar através do WhatsApp.

2 – Mostre que está aberto a novas oportunidades

Se você estiver desempregado, atualize o seu perfil do LinkedIn e poste nas redes sociais que está buscando por novas oportunidades, o famoso “open to work”. O que acontece é que as pessoas não sabem que você está precisando, e se você não indicar isso em lugar nenhum, pode ser que não pensem em você para uma possível vaga.

Normalmente, as pessoas tendem a pensar que você está na antiga empresa ainda, por isso é importante deixar bem claro quando uma experiência se encerra. Assim, se abrir uma vaga em algum lugar, o seu contato tem mais chance de lembrar que você está aberto a novas oportunidades, e assim te indicar.

3 – Atualize o currículo e o perfil

Considerando que você nunca sabe se um contato vai te indicar ou não, é válido deixar o currículo atualizado sempre a postos, para quando precisar mandar para alguém por e-mail (ou mesmo entregar pessoalmente, então aqui vai a dica de deixar algumas cópias na sua gaveta também, já que não custa nada).

Manter o perfil do LinkedIn atualizado e chamativo pode ser benéfico não apenas para atrair os olhares dos recrutadores, mas também para mostrar aos seus contatos que você tem potencial, e é um profissional que vale a pena ser indicado. 

4 – Mantenha o networking ativo

Você não quer ser conhecido como a pessoa que aparece apenas nos momentos de necessidade, certo? Por isso, vale fazer networking, ou seja, manter um bom relacionamento com a sua rede de contatos, conversar sobre coisas que vão além do trabalho e trocar experiências. Ser solícito com as outras pessoas e ajudar quando precisam também é um ótimo jeito de deixar uma boa impressão.

Outra ideia é frequentar lugares que possibilitem rechear a sua lista de contatos, como eventos corporativos, onde se pode conhecer pessoas da sua área que eventualmente se tornam suas aliadas na tarefa de encontrar um novo emprego. Se fizer uma pós, a dica é fazer amizade com os colegas, já que também pode ser de grande ajuda no futuro.

5 – Indique

Lembrar dos colegas apenas no momento em que você precisa deles não é indicado. Se você estiver empregado e surgir uma vaga, vale a pena conversar com alguém da sua lista de contatos que você considera como um bom profissional, para fazer a indicação para vaga de emprego. Afinal, “uma mão lava a outra”, e nunca se sabe quando você vai precisar. Fora que é ótimo trabalhar ao lado de alguém que você sabe que é bom.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!