Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Indústria 4.0: o que é e o que muda no mercado de trabalho?

A indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, aborda diversos sistemas de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas (IoT) e computação em nuvem que já estão mudando as formas de produção e os modelos de negócio em todo o mundo.

Inovação, eficiência e customização são as palavras-chave que definem esse conceito, pois há um impacto significativo na produtividade pelo simples fato de ser algo que aumenta a eficiência do uso de recursos e desenvolvimento de produtos em grande escala.

blog banner desconto em pós-graduação

Há alguns anos, esses termos não eram nem conhecidos e, hoje, a maioria dos profissionais já os conhece e são adeptos a eles. Não dá para negar que a 4ª revolução industrial é um fenômeno que está chegando para mudar o mercado de trabalho usando máquinas e computadores: na automação e na troca de dados, nas etapas de produção e nos modelos de negócios.

Outro impacto dessa revolução industrial está nas transformações na gestão empresarial, como a estratégia de implementar tecnologias, além de propor uma integração entre o TI e a produção. Mas, o que é a indústria 4.0 e o que isso impacta no mercado de trabalho? Isso é o que vamos abordar ao longo deste artigo.

O que é a indústria 4.0?

Esse é um conceito que engloba a automação industrial e a integração de diversas tecnologias. O principal objetivo é promover a digitalização das atividades industriais, melhorando os processos e aumentando a produtividade dos profissionais que estão no mercado de trabalho. 

A revolução industrial chega para dar um salto tecnológico e elevar essa automação ao máximo, pois permite que robôs desempenhem funções cada vez mais complexas, indo além do operacional. Ou seja, cada dia fica mais possível que robôs realizem trabalhos que até então eram realizados por humanos.

Uma realidade cada vez mais eficiente, tecnológica, rápida e precisa. Isso é o que a tecnologia industrial promete e só é possível graças aos algoritmos que fazem as máquinas analisarem dados em uma velocidade que nem o ser humano conseguiria em sua vida.

Qual o impacto da indústria 4.0 no mercado de trabalho?

A 4ª revolução trouxe diversos avanços importantes para o setor de tecnologia, principalmente para o setor de produção, pois essa é uma forma de modernizar as formas de trabalho.

Vamos entender melhor? Toda a tecnologia disponível para a indústria 4.0 pode ser usada para substituir a mão de obra humana. Então, uma função que hoje só era realizada por você pode, em algum momento, ser feita por um robô em uma escala maior. 

Leia também: Tecnologia, Inovação e Transformação Digital: por que investir nessa pós?

Por exemplo, algumas empresas já conseguem descentralizar sistemas que eram operados por humanos e agora a atividade é realizada por um robô. Essas empresas, inclusive, já conseguem ver resultados mais lucrativos devido a rapidez e flexibilidade das operações que estão sendo feitas.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) fez um levantamento e apontou as principais profissões que podem ter um maior impacto com a indústria 4.0 na próxima década e vai acabar trazendo um ar de competitividade para os negócios. 

Espera-se que 30 novas ocupações em 8 áreas surjam nos próximos anos, sendo: automotivo, alimentos e bebidas, máquinas e ferramentas, petróleo e gás, têxtil e vestuário, química e petroquímica, TI, comunicação e construção civil.

3 benefícios da indústria 4.0 no mercado de trabalho

Pode parecer que não existem vantagens com as mudanças que essa revolução industrial, mas acreditem que existem muitos benefícios para todos — desde o mundo profissional como para a população em si. Confira alguns deles:

1 – Segurança nos processos

Com a 4ª revolução, a segurança e agilidade serão consequências das soluções tecnológicas que esse momento propõe. O cliente de hoje já é imediatista e as empresas têm prezado por soluções cada vez mais rápidas, ou seja, o foco está em aumentar a velocidade das produções com segurança para corresponder às expectativas de seus consumidores.

2 – Serviços e produtos personalizados

Diferente do que acontecia há alguns anos, os clientes atuais buscam por empresas que ofereçam produtos e serviços personalizados. E acredite, com a indústria 4.0, essas personalizações são feitas com excelência, atendendo os desejos e necessidades do consumidor final.

3 – Menos erros nos processos

Se tem uma coisa que a tecnologia ajuda é a reduzir erros em processos e isso é o que a 4ª revolução industrial promete: minimizar os erros. Quando falamos em máquinas, elas são preparadas para executar tarefas repetidamente e com o menor número de erros possível. 

Para não ser deixado para trás, é preciso acompanhar e conhecer as novas tecnologias que já estão surgindo. Busque uma qualificação profissional, desenvolva competências socioemocionais e veja até uma pós-graduação, pois se preparar para a indústria 4.0 é o melhor a ser feito. Afinal, muitas inovações vão chegar no mercado. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades