Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Informações complementares para currículo: quais são?

símbolo de currículo

No hora de montar o currículo, é necessário ficar atento a todos os campos. Além dos dados pessoais, da escolaridade e das experiências profissionais, é importante colocar outras informações que não se encaixam nesses campos mencionados. Caso você não saiba quais são as informações complementares para currículo, veja algumas dicas para deixar seu CV mais completo e atraente para o recrutador. 

Antes disso, é importante revisar os campos anteriores do seu currículo. Confira se todos os seus contatos estão certinhos, detalhe bem suas experiências profissionais anteriores e atuais e não esqueça de destacar na parte da escolaridade se você tem uma especialização, como uma pós-graduação em Saúde ou em algum ramo específico da sua área de atuação. 

Informações complementares para currículo

Certificações

É justamente na parte de informações complementares que você vai colocar as certificações que você possui. Esse campo é importante porque é onde você pode se diferenciar dos outros candidatos em um processo seletivo. 

Coloque, por exemplo, se possui alguma certificação de idiomas, como TOEFL, ou em ferramentas específicas, como Google Analytics, Illustrator, Excel, ou ainda no manuseio de alguma máquina usada no seu trabalho. Resumindo, você deve colocar todas as certificações que possui desde que elas estejam relacionadas a sua área de atuação. 

Prêmios

Caso tenha recebido algum prêmio, você também pode mencioná-lo nessa parte do currículo. Cite qual a premiação em questão, a categoria que venceu e o ano em que aconteceu. Em alguns casos, se você não tiver vencido, também é válido mencionar que foi indicado, pois isso também é um reconhecimento do seu trabalho. 

Existe ainda a possibilidade de você ser jurado de um prêmio. Isso também deve ser mencionado nas informações complementares, pois mostra que você é um profissional renomado e com conhecimento na área em que atua. 

Reconhecimento

Algumas empresas costumam premiar seus funcionários por um trabalho que foi realizado de forma bem-sucedida, pelo desempenho que teve no mês ou no ano, por ser um bom líder ou por algum outro agregador. Esse reconhecimento corporativo é outra informação complementar que é interessante destacar no seu currículo. 

Trabalhos voluntários

O trabalho voluntário diz muito sobre sua personalidade. Ele demonstra que você dedica parte do seu tempo ajudando em uma causa. Isso também demonstra que você tem empatia e responsabilidade, pois ser voluntário exige compromisso sem que haja uma remuneração financeira em troca. 

O voluntariado indica ainda que você possui qualidades que se enquadram no que os recrutadores chamam de soft skills, algo que está sendo cada vez mais valorizado no mercado de trabalho. Muitas vagas de emprego, inclusive, começam com testes que avaliam justamente isso: o perfil comportamental do candidato. 

Cursos e intercâmbio 

Use a parte de informações complementares para adicionar uma experiência internacional ou cursos rápidos que fez e agregam valor à sua área de atuação. Caso tenha assistido a uma palestra com um grande profissional da sua área, também é válido mencionar. 

A questão do intercâmbio pode ser citada em dois casos. O primeiro é quando você faz um curso no exterior. Coloque o nome da escola, o país em que estudou, o curso e seu tempo de duração. 

O segundo envolve uma experiência profissional. Algumas empresas enviam seus funcionários para uma filial no exterior para realizar algum trabalho específico. Esse é um outro tipo de intercâmbio que pode ser mencionado no currículo.  

Registro de classe

Algumas profissões exigem que o profissional tenha um registro (OAB, CREA, COREN, DRT, entre outros) para atuar na área. Se sua profissão se enquadra nisso, então é válido citar que possui o registro. Também é importante colocar o número de identificação dele. 

Habilitação e disponibilidade

Em alguns casos, as empresas exigem que o profissional possua uma CNH. Fique sempre atento à descrição da vaga, mas se isso for comum na sua área de atuação, cite nas informações complementares que possui carteira de motorista e indique qual a categoria.

Às vezes, é necessário ter habilitação, pois o trabalho exige que o funcionário faça viagens ou visite clientes. Nesse caso, também é válido citar se você possui disponibilidade para isso e para trabalhar em uma região diferente da que você mora. 

O que evitar nas informações complementares?

Nos tópicos anteriores, você viu que é possível colocar muitas informações para valorizar seu currículo. No entanto, é preciso ter cautela. Tome cuidado para não exagerar. O currículo precisa ser completo, mas também sucinto. Para isso, mencione no campo complementar apenas o que for relevante para sua área. 

Caso faça cursos rápidos com muita frequência, você não precisa citar todos. Selecione os principais. Se você tiver prêmios ou reconhecimento em uma área que não atua mais, por exemplo, não é necessário colocar. O currículo deve demonstrar seu atual objetivo profissional. 

As informações complementares para currículo não precisam ser muito detalhadas, o ideal é ser objetivo. Veja alguns exemplos: “Intercâmbio Canadá: Curso de inglês na escola (colocar nome) com duração de um mês (2018); “Certificação em Adobe Illustrator”; “03/2017 a 06/2023 – Trabalho voluntário na ONG (colocar nome) como professor de pintura”. Viu só como é simples?

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades