Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

10 informações que você deve excluir do currículo agora mesmo

excluir do currículo

Quanto mais completo for seu currículo melhor, mas você sabia que algumas informações não são necessárias? Fique atento ao preenchê-lo, pois esse documento é importante quando você está em busca de um emprego. Isso porque ele costuma ser o primeiro contato que o recrutador tem com o seu perfil profissional, então veja o que você pode excluir do currículo para deixá-lo mais enxuto. 

De modo geral, você precisa colocar no currículo seus dados e contatos pessoais, sua escolaridade, suas experiências em trabalhos anteriores, os idiomas que domina e os cursos e as atividades complementares que realizou. 

O ideal é detalhar bem suas qualificações, mas é importante não se alongar muito e tentar deixar tudo em apenas uma página. Para tornar essa tarefa mais simples, veja o que você pode tirar do seu currículo sem prejudicá-lo. 

Banner 2 do projeto de pós-graduação

O que excluir do currículo?   

1 – Endereço

É comum que as pessoas coloquem o endereço completo no currículo, mas por uma questão de segurança, isso não é mais necessário. Como agora é comum sair disparando esse documento por e-mails divulgados no LinkedIn, é bom tomar um certo cuidado. Coloque apenas a cidade e o bairro em que mora. Isso já é o suficiente para o recrutador saber em qual região você vive. 

2 – Quantos filhos você tem 

A empresa não deve considerar essa informação na hora de contratar um funcionário, então não é necessário colocá-la no currículo. Caso ele faça essa pergunta, é interessante você questionar de forma educada se isso pode interferir no processo seletivo e por quê. 

3 – Estado civil 

Assim como a quantidade de filhos, colocar seu estado civil no currículo não é necessário. Mais uma vez, essa informação não deve fazer diferença para a empresa, pois, o fato de você ser casado ou não, não influencia no profissional que você é. 

4 – Foto

Também não é preciso colocar foto no currículo. Adicionar uma imagem sua só é necessário em casos específicos, geralmente em vagas para modelos ou atores. Tirando essas exceções, a foto não é um item que você precisa adicionar. Isso porque a imagem não tem relação com as suas qualificações profissionais. 

Use o espaço que seria ocupado pela foto para acrescentar informações que sejam relevantes para sua área de atuação, demonstrando que é um profissional qualificado. 

5 – Número de documentos 

O número dos seus documentos, como CPF e RG, não precisam estar presentes no currículo pela mesma questão do endereço completo. Pode ser perigoso expor seus dados assim. Na busca pelo emprego, seu currículo vai circular por vários lugares, então é preciso ter cautela e preservar informações que são muito pessoais e podem ser usadas em fraudes. 

6 – Pretensão salarial

Colocar a pretensão salarial pode te atrapalhar ou até mesmo te tirar de um processo seletivo. O salário só deve ser discutido em etapas mais avançadas do processo. Pode ser que você coloque um salário abaixo do que a empresa está disposta a pagar e ela pode usar essa informação para te oferecer um salário menor do que ela te pagaria. 

Por outro lado, pode ser também que você coloque um salário muito mais alto do que a vaga em aberto oferece e você perde a chance de tentar negociar. Isso porque, ao ver o salário que você está pedindo no currículo, o recrutador pode automaticamente te tirar do processo seletivo. 

7 – Experiências profissionais antigas     

Pode ser que no início da sua carreira você trabalhou em áreas distintas da que atua hoje. Ao invés de colocar todas as suas experiências profissionais, foque no seu momento atual da carreira. 

Desta forma, seu currículo fica mais enxuto e você deixa em evidência o que pode chamar a atenção do recrutador. Com isso, você também ganha mais espaço para detalhar melhor quais foram suas funções e conquistas nos empregos anteriores que estão relacionados ao seu atual ramo de atuação. 

8 – Cursos aleatórios

Pode ser que você tenha feito diversos cursos e alguns deles não têm relação com seu objetivo profissional. Nesse caso, não precisa colocar no currículo. Imagine que no começo da sua carreira você trabalhava em uma contabilidade e fez vários cursos na área fiscal, contábil e de recursos humanos. 

Atualmente, no entanto, você é um engenheiro. Coloque no currículo os cursos que possuem relação com seu novo objetivo profissional. Não precisa colocar os cursos da área anterior que trabalhava, pois não vão agregar valor a sua atual profissão. 

Destacar que continua estudando e se especializando mostra que você está em busca de evoluir e crescer profissionalmente. 

Os cursos livres Anhanguera são ótimos para dar uma turbinada no seu currículo. Eles possuem curta duração, há opções em várias áreas do conhecimento e você estuda online, o que facilita encaixar os estudos na sua rotina. Além de tudo isso, os valores cabem no seu bolso. Conheça os cursos e escolha o que mais combina com sua carreira. 

9 – Qualidades comportamentais

Colocar suas competências comportamentais no currículo nem sempre é necessário. Isso porque esse tipo de qualidade é algo investigado durante o processo seletivo, com testes e dinâmicas. Para colocar soft skills no currículo, você precisa ter muita convicção de que possui essa competência. 

Não adianta colocar no currículo, por exemplo, que você é bom trabalhando em equipe por achar que isso vai te destacar aos olhos de um recrutador, mas no fundo sabe que isso não é verdade. Em uma dinâmica em grupo, pode ficar nítido que você mentiu no currículo e isso pode te tirar de um processo seletivo. 

10 – Pontos fracos

Algumas pessoas gostam de colocar não apenas qualidades, mas também seus pontos fracos no currículo. Você não precisa listar qualidades e pontos fracos. Essas informações você pode excluir do currículo. Pense na sua resposta se for para uma etapa presencial. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades