Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Quer um novo emprego? Siga estes 5 estratégias para ter sucesso

novo emprego

Para conseguir um novo emprego com mais facilidade, é preciso se atentar a alguns detalhes no seu currículo. Também é importante ter um bom perfil no LinkedIn e ter um foco nas suas candidaturas. Tudo isso vai te ajudar na sua busca, que muitas vezes não é fácil. 

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e é isso o que torna a procura por um novo emprego por vezes complicada. É comum ver no LinkedIn, por exemplo, diversas aplicações para uma vaga poucas horas após ela ser anunciada. 

Para conseguir se destacar, revise seu currículo e veja como você pode deixá-lo mais atraente para os recrutadores. Se não sabe por onde começar, veja algumas dicas. 

Como ter sucesso na busca por um novo emprego? 

1 – Trace um objetivo  

Na maioria das vezes, quando uma pessoa está em busca de um novo emprego, ela quer encontrar algo rápido. No entanto, sair disparando currículo para todos os lados não fará com que você tenha mais chances. Isso porque é preciso ter um foco. Defina qual seu objetivo profissional e para cargo ou função quer uma oportunidade. 

Isso vai ajudar na construção do seu currículo e, consequentemente, torná-lo mais atrativo para os recrutadores. Você até pode tentar um emprego para mais de uma área, mas veja que elas possuem relação e se o seu perfil profissional demonstra que você possui experiências para ocupar a posição que deseja. 

2 – Analise seu currículo

Com seu objetivo profissional traçado, veja se seu currículo demonstra que você é o profissional ideal para a vaga. Antes de tudo, veja se seus contatos pessoais estão corretos, depois especifique sua escolaridade e, na sequência, liste suas experiências profissionais, indo da mais recente para a mais antiga. 

Detalhe suas funções em cada um dos seus empregos anteriores e conclua seu currículo incluindo se possui um segundo idioma, cursos de especialização e atividades complementares. 

Uma dica é você focar no que é mais relevante para sua atual área de trabalho. Isso deixará seu currículo mais enxuto e focado nas experiências que são mais úteis para o seu atual momento. Imagine que você começou a carreira dando aula de inglês e passou por vários lugares, mas hoje você trabalha com tecnologia. 

O ideal é você citar que começou a carreira como professor de inglês, mas dar mais espaço para as experiências e cursos relacionados a sua atual área, que é a tecnologia. Assim você pode conseguir deixar seu currículo em apenas uma página e facilitar a leitura do recrutador. 

3 – Mantenha seu LinkedIn ativo  

As redes sociais expandiram tanto que, hoje, elas são úteis até para encontrar um emprego. O LinkedIn é um excelente lugar para achar boas oportunidades de emprego e o mais interessante é que, muitas vezes, você consegue ter um contato direto com a pessoa que está contratando, pois ela que publicou a vaga na qual está interessado. 

Os recrutadores estão cada vez mais presentes nessa rede social, por isso, é importante mantê-la atualizada. Pense no LinkedIn como um currículo virtual ou até mesmo um portfólio, no qual você divulga seu trabalho por meio de posts. 

Deixe seu perfil preenchido por completo, faça uma boa carta de apresentação, ressalte suas experiências colocando palavras-chave (ou seja, palavras que um recrutador jogaria no campo de busca para encontrar um profissional com seu perfil) e movimente seu feed com publicações, comentários, reações e compartilhamentos — assim como é feito em outras redes sociais. 

4 – Continue estudado

Uma das melhores formas para um profissional se manter atualizado é estudando.Um curso livre amplia seus conhecimentos na sua área de atuação e é excelente para o currículo, pois mostra ao recrutador que está se aprimorando cada vez mais. 

Na Anhanguera, é possível fazer um curso Nano na modalidade EAD. Essa é uma ótima opção para quem busca encaixar cursos rápidos e de qualidade na rotina. São várias as opções em diversas áreas do conhecimento. Eles possuem 40 horas de duração e valores que cabem no seu bolso. 

5 – Treine para as entrevistas   

Ao revisar seu currículo, atualizar o LinkedIn e investir na sua educação, suas oportunidades no mercado de trabalho tendem a aumentar. Com isso, é hora de pensar em uma etapa importante do processo seletivo: a entrevista presencial. 

Essa é uma grande oportunidade para você demonstrar seu potencial e, assim, conseguir se destacar. O problema é que muitas pessoas ficam nervosas em uma entrevista de emprego. Para amenizar isso, uma dica é treinar o que você vai falar em casa. 

Não é necessário decorar um roteiro ou algo do tipo, mas é importante que você treine para saber o que dizer na hora. O recrutador, na maioria das vezes, vai te perguntar sobre sua experiência profissional e essa é a hora de você dizer algo que está além do que foi escrito no currículo. 

Destaque suas conquistas, experiências e paixão por aquilo que faz. Também é importante fazer uma pesquisa sobre a empresa antes da entrevista e demonstrar interesse em conhecer mais sobre o local que pretende trabalhar. Para isso, você pode fazer perguntas ao recrutador para entender melhor como funciona a rotina da empresa. 

Ir preparado para a entrevista vai te deixar mais calmo e, com isso, você vai conseguir se expressar melhor, então siga essa também as dicas anteriores para facilitar sua busca por um novo emprego.      

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades