Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

7 estratégias para inovar em equipes multidisciplinares

inovar em equipes multidisciplinares

Ter uma equipe multidisciplinar dentro de uma empresa pode trazer ganhos e avanços. Isso porque profissionais de diferentes áreas vão trabalhar juntos em prol de um objetivo em comum. Lidar com um time diversificado pode soar como um grande desafio, mas é possível inovar em equipes multidisciplinares e, com isso, conseguir ótimos resultados. 

Isso acontece devido a troca de experiências entre profissionais de diferentes áreas, tendo como resultado inovação e projetos únicos. Você sabia, por exemplo, que um time multidisciplinar precisa trabalhar junto, mas isso não significa que não deva haver autonomia entre os profissionais? E que ter um objetivo em comum é fundamental quando se fala nesse tipo de equipe? Entenda melhor como isso funciona. 

Afinal de contas, o que é uma equipe multidisciplinar?  

Uma equipe multidisciplinar é formada por profissionais de diferentes áreas, perfis, competências, habilidades e vivências. O objetivo é formar um time diversificado para trabalhar em um mesmo objetivo. A ideia com isso é que um profissional complete o trabalho do outro, unindo conhecimentos.. 

Como cada um possui uma bagagem diferente, vários pontos de vista serão analisados e, assim, fica mais fácil analisar os prós e os contras de cada decisão que será tomada. É importante destacar que diferente da equipe interdisciplinar, o time multidisciplinar possui um viés mais individualizado na hora de colocar o plano traçado em prática. 

Como inovar em equipes multidisciplinares? 

1 – Analisar o objetivo

O primeiro passo é analisar qual o seu objetivo em formar uma equipe multidisciplinar. Isso é importante porque, ao definir seu propósito, os profissionais que integrarem essa equipe vão saber exatamente o que a empresa espera deles. 

É importante não focar apenas no resultado que se espera, mas em como a empresa quer chegar a esse resultado. Pode ser que o objetivo não seja apenas bater uma meta, mas sim bater essa meta aplicando inovações que permitam tornar o processo de produção de um produto mais sustentável. 

Considerando esse exemplo, deixe claro que o objetivo da equipe formada não é apenas bater a meta, mas também tornar a empresa mais sustentável nesse processo. Nesse caso, também é válido mostrar ao time o quanto isso é relevante para o planeta, motivando os profissionais a trabalharem juntos em prol desse objetivo maior.   

2 – Achar um denominador em comum 

Após definir o objetivo, é importante encontrar um denominador comum entre os profissionais que vão atuar nessa equipe multidisciplinar. Isso quer dizer que você não deve escolher de forma aleatória funcionários de diferentes áreas para unir em um time, você deve considerar o perfil de cada um deles. 

Para a equipe fluir, todos os envolvidos precisam entender por qual motivo estão trabalhando juntos. Em hospitais, é comum ter times multidisciplinares. Isso quer dizer que o médico responsável por um caso senta com outros profissionais do setor para que, juntos, eles definam o tratamento de um paciente. 

3 – Boa comunicação 

A boa comunicação entre a equipe é fundamental para o sucesso do plano traçado. É importante saber ouvir cada profissional e aceitar sugestões, alertas e opiniões contrárias. A ideia é justamente propor diálogos que levem os envolvidos a pensarem juntos para encontrarem a melhor solução para o desafio que precisam enfrentar.  

4 – Foco na união 

A função da equipe multidisciplinar é que todos possam opinar, propor ideias e analisar cada uma delas. A ideia não é criar uma “competição” para ver quem é mais criativo ou que faz a melhor proposta. Até porque, geralmente, é juntando diferentes ideais que se consegue inovar e encontrar uma boa solução para um problema. Lembre-se que todos têm um papel importante no time. 

5 – Autonomia

É preciso que os profissionais tenham autonomia dentro das suas funções. Em uma equipe multidisciplinar, todos trabalham em prol de um mesmo objetivo, mas isso não significa que os profissionais trabalhem a todo tempo juntos. 

6 – Variação de liderança 

Dependendo da situação, um profissional pode ser mais requisitado do que o outro. Pensando nisso, é importante que haja uma variação de liderança dentro de times multidisciplinares. 

Ao analisar o objetivo da equipe, veja que profissional pode liderar aquela demanda e isso vai ajudar a equipe a se organizar melhor. Lembre-se que a ideia é que todos tenham voz ativa no grupo, então esse líder é apenas para ajudar a coordenar a equipe. 

7 – Feedbacks individuais

Por mais que todos estejam trabalhando em um mesmo objetivo, cada profissional possui uma entrega. Considerando isso, é importante que os feedbacks não sejam apenas para a equipe, mas também individuais. 

No tópico anterior, foi falado que dependendo do caso, o líder do time pode mudar, pois essa é uma forma de inovar em equipes multidisciplinares. Com isso, é legal avaliar como o profissional da vez se saiu nesse papel. Para estar preparado para esse tipo de desafio, invista nos seus estudos. A pós EAD da Anhanguera é uma excelente opção para quem quer se destacar no mercado de trabalho. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades