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Carreira em Pauta

Qual o significado de multidisciplinar e qual a sua importância?

Qual o significado de multidisciplinar? É uma equipe composta por profissionais que conseguem se complementar em várias frentes, sendo essencial para conseguir cobrir todas as dificuldades e dores da empresa. Já o significado da  palavra multidisciplinar vem da palavra-chave “multi”, ou seja, uma formação de grupos compostos por pessoas que têm diversas expertises, qualificações, vivências, experiências, técnicas e comportamentos que são diferentes, porém complementares.

Esses colaboradores trabalham em um propósito único e dessa forma os resultados almejados chegam de forma mais ágil e produtiva, criando uma equipe de alta performance. Com o avanço da tecnologia e o avançar do universo digital, onde as empresas precisam de um gerenciamento 360º, cada vez mais tem se investido em estratégias para agregar valor por meio de equipes multidisciplinares.

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O significado de multidisciplinar

Ao montar e gerenciar uma equipe, é comum que as pessoas escolhidas tenham pontos positivos e negativos, tanto sobre a forma que trabalham como com soft skills. Além disso, algumas pessoas têm anos de vivência no mercado enquanto outras acabaram de começar a traçar a sua trajetória. 

Por isso, uma equipe multidisciplinar pode equilibrar essas qualidades e defeitos, trazendo a melhor versão de cada um desses profissionais.Ter esse modelo de gestão na empresa só traz benefícios, já que ele corresponde à realidade da sociedade: composta por diversidade étnica, social, cultural e ideológica.

Há poucos anos, o grande diferencial do mercado era ostentar uma graduação no currículo. Isso queria dizer que o profissional estava realmente capacitado para a função que iria empenhar, ou seja, que o seu estudo estava alinhado à área na qual ele estava se inscrevendo para atuar. Hoje, cada vez mais é exigido que o profissional tenha uma especialização em algum segmento específico.

Afinal, ele será autoridade no assunto em questão, agregando mais valor para a sua empresa. Então, pode ser um desafio conseguir uma equipe que se complemente em todos os aspectos, quando temos um vasto horizonte de especialização, mas quanto mais preenchida forem as lacunas, mais completa sua equipe estará.

Como saber se a minha equipe está funcionando?

É comum, ao selecionarmos uma pessoa nova para a empresa, que ela apresente algumas características que não se concretizam com o passar dos meses, ao mesmo tempo em que ela pode não ter demonstrado algo que salte sobre os olhos durante a rotina. Por isso, grande parte das empresas ainda fazem o chamado “período de experiência”, que costuma durar três meses e tem como objetivo avaliar se a pessoa escolhida é a certa para aquela função.

Leia também: Qual a importância do trabalho em equipe para a sua carreira?

Apesar de muitas empresas optarem pela demissão da pessoa que não está entregando a performance esperada, o ideal seria acompanhar o processo e perceber se ela consegue se destacar em outra área da empresa. Para montar uma equipe multidisciplinar não é diferente: de três em três meses, é preciso fazer uma avaliação para ponderar os pontos fortes e fracos de cada membro da equipe. 

Dessa forma, é possível unir as pessoas que são fracas na parte de vendas, por exemplo, com exímios vendedores. Nesse caso, o profissional de vendas pode apresentar um desempenho inferior, mas ele pode ser um ótimo estrategista de marketing – ideias opostas, porém dentro de um mesmo segmento da empresa.

Comunicação é a chave

Em 2020, o aplicativo Survey Monkey fez uma pesquisa e constatou que 64% dos brasileiros gostariam de fazer algo diferente no ambiente profissional para serem mais felizes. Isso quer dizer que boa parte das pessoas fazem algo que não gostaria, mas isso não quer dizer que elas não estejam na área certa. Existem muitos profissionais atuando em setores que não são felizes, mas de olho para conseguir uma brecha e se inserir em alguma outra área, por meio de cursos e especializações.

Mantenha o canal de comunicação entre funcionários sempre aberto e esteja disposto a ouvir feedbacks para entender se os profissionais estão no setor correto. Essa análise de perfil deve ser feita com frequência para entender como a sua empresa está funcionando, o que falta para complementar os setores, que tipo de especialistas vão ser ideais para o próximo projeto e até mesmo medir o nível de satisfação, felicidade e bem-estar das pessoas, que influencia diretamente nos números de desempenho e financeiro no fim do mês.

Para aqueles que não apresentam os números esperados ou que falam abertamente que querem se desenvolver em outra área da empresa, uma pós-graduação é o melhor caminho. 

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