Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como fazer um vídeo de apresentação para emprego?

Mulher gravando vídeo com celular no tripé para ilustrar conteúdo sobre como fazer um vídeo de apresentação para emprego

Já pensou em turbinar o seu currículo com uma apresentação em vídeo? Algumas empresas colocam a entrega nesse formato como algo obrigatório no momento da inscrição para uma vaga, além de indicar que você tem interesse em fazer parte da equipe e está disposto a mostrar seu rosto e personalidade para provar que deve ser contratado. Mas, antes de tudo, você precisa saber como fazer um vídeo de apresentação para emprego.

Para que esse vídeo seja visto com bons olhos, é importante seguir uma série de recomendações que à primeira vista podem passar despercebidas aos olhos de um candidato, mas saltam aos olhos do recrutador.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Como fazer um vídeo de apresentação para emprego

1 – Prepare um pré-roteiro

Muitos candidatos optam por escrever tudo aquilo que precisam dizer em um vídeo e na hora da gravação tudo acaba ficando muito engessado e pouco autêntico. O segredo nessa hora é fazer alguns pontos de atenção que precisam ser mencionados durante a gravação. É importante começar se apresentando, falando seu nome completo, idade, em que local mora e qual graduação cursou.

Em seguida, fale um pouco sobre cursos profissionalizantes e experiência técnica que já adquiriu no mercado de trabalho, caso o tenha. No caso de ser o seu primeiro emprego, logo após a apresentação fale sobre o porquê você quer conquistar essa vaga e como os seus valores estão atrelados aos valores da empresa. Nunca se esqueça de, antes de mais nada, pesquisar sobre a companhia para saber qual a melhor forma de se comunicar com eles.

2 – O tom

Existem instituições mais conservadoras, outras mais liberais. Algumas, possuem um posicionamento político firme, enquanto outras não se apresentam dessa forma na mídia. Existem aquelas que lutam pela representatividade de minorias e outras trabalham esses conceitos só internamente. Mais uma vez: não deixe de pesquisar.

Leia também: Carta de apresentação: como fazer um conteúdo imbatível

Se você perceber que a empresa tem um conceito mais liberal e abrangente, você tem toda a liberdade para poder falar de um jeito mais despojado e coloquial. No caso de empresas mais conservadores, com certeza irão avaliar certas expressões e a forma que você irá se portar em frente às câmeras. E aqui deixamos mais um pensamento antes de produzir o vídeo: qual dessas empresas segue mais o seu perfil? Pense antes de entrar na vaga e se arrepender.

3 – A aparência

Você não precisa estar com uma roupa formal para estar bem-vestido, mas é importante se atentar ao vestuário na hora da gravação. Não é recomendado que mulheres utilizem blusas muito decotadas, justas ou com transparência, por exemplo. A mesma coisa acontece com os homens: não use camisas brancas que possam ser transparentes ou deixe o botão de uma camisa muito aberto. Camisas fechadas apropriadamente e polos são as mais recomendadas.

Os vídeos para ingressar em um novo trabalho normalmente são gravados em casa, mas não é motivo para descuido. Mulheres devem evitar fazer as gravações com os cabelos molhados ou sem arrumá-los, enquanto os homens devem dar um trato na barba e arrumar o cabelo antes da gravação.

4 – O espaço

Lembre-se que os recrutadores irão se preocupar em observar tudo o que está acontecendo à sua volta no momento da gravação também – e a primeira impressão é a que fica. Um local de trabalho ou quarto bagunçado pode ser associado a desorganização da vida profissional. Portanto, lembre-se sempre de preparar um canto e deixá-lo com a melhor aparência possível.

Caso você seja bom na decoração, prepare um cantinho com livros interessantes, objetos de decoração e de escritório. Mas se você não sabe como fazer um vídeo para a entrevista de emprego, nada que a câmera apoiada em uma prateleira e um fundo branco não possa trazer sobriedade. 

5 – Tempo

Temos certeza de que você tem muitas histórias legais para contar e você quer aproveitar o tempo do vídeo ao máximo para mostrar que realmente merece essa oportunidade. Mas, na hora do processo seletivo, a última coisa que um recrutador deseja é passar vários minutos ouvindo histórias sobre a sua vida e carreira. 

No momento em que você estabelecer o seu roteiro com pontos de atenção, faça algumas gravações seguindo a linha de raciocínio e trabalhe para que esse tempo não ultrapasse 1 minuto e 30 segundos. Esse é o tempo ideal para fisgar um recrutador e passar tudo o que você precisa.

Agora que você já sabe como fazer um vídeo para entrevista de emprego, que o que acha de ter algo tão legal para falar na gravação? Faça uma especialização na Pós EAD Unic e chame atenção da empresa com um currículo de dar inveja. Conheça nossos cursos.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades