Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que faz um profissional de Segurança da Informação?

imagem com notebook e cadeados para ilustrar conteúdo sobre profissional de segurança da informação

No mundo moderno, os avanços da tecnologia acontecem em uma velocidade absurda, trazendo uma série de benefícios para a vida profissional e cotidiana. Mas, ao mesmo tempo, tanta inovação constante traz consigo uma série de incertezas, inseguranças e necessidades que fazem parte de algum processo novo e ainda desconhecido. E um mundo cada vez mais digital e conectado, onde é praticamente impossível imaginar qualquer coisa sem o uso da internet, o profissional de Segurança da Informação sabe lidar com o bem mais valioso que toda essa inovação trouxe para empresas e indivíduos: a informação.

É fundamental saber onde pisar nesse terreno tão rico em informações e dados. Uma empresa hoje em dia não é nada sem informações de seus clientes, contatos de fornecedores e outros tantos dados primordiais para o sucesso de seu negócio. Assim, como em qualquer outro material valioso, é preciso proteger cada vez mais as suas informações, seus dados e seu sistema como um todo. E é exatamente esse o papel do profissional de Segurança da Informação, uma profissão cada vez mais valorizada e com mais espaço no mercado de trabalho. 

blog banner desconto em pós-graduação

Com a cada vez mais crescente popularização da navegação pelas redes, o setor de segurança da informação ganha cada vez mais destaque no ambiente virtual na área de tecnologia. O papel de um profissional especializado em segurança cibernética e proteção de dados só vêm ganhando cada vez mais relevância e espaço no mercado de trabalho, com uma altíssima demanda das mais diversas empresas por profissionais do setor. Qualquer empresa ou corporação de sucesso hoje em dia está preocupada com sua segurança de dados e sempre busca se proteger de ataques e crimes cibernéticos.

O profissional de Segurança da Informação

Tanta tecnologia nova surgindo a cada instante e tantas inovações no setor fizeram com as empresas e corporações mudassem a forma como enxergam, acessam e se utilizam de dados, informações e pesquisas. Com todos esses e tantos outros processos completamente informatizados, é preciso impedir que bens tão valiosos ficassem à mercê de criminosos cibernéticos, capazes de coletar de forma ilegal essa rede de dados, sabotar equipamentos ou mesmo realizar ataques ciberterroristas, como a implementação de vírus ou algum outro tipo de malware nas máquinas da empresa.

É nesse cenário que surge o trabalho tão importante do profissional de Segurança da Informação, uma formação que está ganhando não apenas cada vez mais destaque no mercado de trabalho, como também está sendo cada vez mais valorizada, com salários muito interessantes, mesmo para os iniciantes no setor.

Mas o que faz exatamente um profissional de Segurança da Informação? Nesse segmento também conhecido pelos nomes de segurança cibernética ou cibersegurança, basicamente esse profissional é o responsável pela proteção desses bens tão preciosos para uma empresa, e garantir que ela possa continuar atuando sem problemas em seu negócio, sempre buscando não colocar em risco nenhuma das operações ou mesmo os dados de seus clientes, além de maximizar o retorno sobre os investimentos e as oportunidades de negócio.

banner sobre e-book com tendências de programação e desenvolvimento

Para que isso aconteça a contento, existem várias formas de monitorar e proteger todo esse trânsito de conteúdo valioso. Como um profissional de segurança de informação, sua rotina de trabalho irá incluir trabalhar com um conjunto de ferramentas gerenciais que visam controlar e monitorar as políticas de acesso aos dados, a criação e implementação de procedimentos que protejam a segurança das informações arquivadas, prevenir fraudes, estipular os procedimentos utilizados para garantir a segurança da informação, e a implementação de estruturas de acesso, segurança e organização dos dados. Tudo isso sendo sempre constantemente monitorado, além de analisado e aperfeiçoado constantemente, a fim de se evitar ao máximo qualquer tipo de ataque ou invasão externa. 

É uma carreira onde o profissional precisa estar sempre muito atualizado sobre as novas tecnologias e conhecer profundamente suas possíveis falhas e brechas na segurança. É preciso sempre estar de olho em novos vírus, novos dispositivos e sistemas operacionais, às novas tecnologias e cybercrimes,  além de entender e saber como combater cada uma destas ameaças. Para se tornar um bom profissional nesse segmento tão valorizado pelo mercado de trabalho, é preciso um aprendizado e investimento pessoal constante, como cursos, palestras, e especializações.

Se esse é um setor que te agrada, seja pelo desafio de trabalhar em uma área com tanta evolução constante, ou mesmo pelos altos salários praticados, não deixe de procurar um curso de pós-graduação ou de pós-graduação EAD em Segurança da Informação, e comece o quanto antes nessa carreira promissora.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades