Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Inteligência emocional no trabalho: 5 passos para desenvolver

a inteligência emocional no trabalho

A inteligência emocional no trabalho é uma das principais habilidades necessárias para um profissional se destacar no mercado hoje, já que essa competência faz toda a diferença nas relações interpessoais.

A inteligência emocional é a capacidade de lidar com as emoções – tanto suas quanto dos outros. No trabalho, é conseguir reconhecer, compreender e gerenciar os sentimentos, melhorando as relações e contribuindo para um ambiente favorável ao desenvolvimento dos colaboradores.

5 passos para desenvolver a inteligência emocional no trabalho

Podemos dizer que a inteligência emocional é também um conjunto de habilidades que te permite lidar com as emoções da melhor forma. Para te ajudar com isso, listamos abaixo cinco passos para você desenvolver a inteligência emocional no trabalho. Confira! 

1 – Cuide da sua saúde mental

O primeiro passo para lidar melhor com as emoções é cuidar da sua saúde mental. Esse cuidado pode acontecer de diversas formas. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Quando falamos sobre trabalho, é importante não fazer hora extra e respeitar os seus limites, sempre reservando momentos de descanso na rotina para se dedicar a outras coisas além do trabalho. Também é interessante fazer terapia e ter o acompanhamento de um psicólogo para te orientar e ajudar a administrar os sentimentos. 

Esses recursos contribuem para uma relação mais saudável com o trabalho, ajudando a enfrentar situações de pressão, conflito e estresse de forma inteligente e coerente. 

2 – Confie em você

Reconhecer as suas habilidades e confiar no seu potencial profissional é algo que te ajudará a enfrentar momentos de pressão e tensão no trabalho com mais confiança. 

Muitas vezes, em situações como essas, deixamos os sentimentos de medo, insegurança e ansiedade falar mais alto, dificultando a tomada de decisões e agilidade para fazer as tarefas.

Para não se esquecer do profissional competente que você é, busque trabalhar pensamentos positivos que reforcem o quanto você é capaz. Lembre-se das suas habilidades e vitórias profissionais.

3 – Seja assertivo na comunicação

Você já ouviu falar em comunicação assertiva? Essa é a capacidade de se comunicar de forma clara, objetiva e coerente com as pessoas. Isso é muito importante em relações de trabalho, já que a boa comunicação contribui para trocas mais saudáveis.

Quando um profissional é assertivo na sua comunicação, ele consegue administrar melhor os conflitos, diminuir o estresse e ainda ganha o respeito dos colegas por ser tão claro ao expor suas ideias. 

Algumas dicas ajudam a atingir uma comunicação assertiva. O primeiro ponto é se atentar ao tom de voz. Lembre-se que não é necessário falar alto para solucionar conflitos. Além disso, evite culpar e responsabilizar o outro. Concentre-se em expor o que você pensa e sente. 

Por exemplo, prefira dizer “eu discordo de você” ao invés de “você está errado”. Quando for delegar uma tarefa ou solicitar algo a um colega, você pode substituir frases como “faça isso para mim” por “eu gostaria que você fizesse isso”. 

Banner do e-book A importância de trabalhar a inteligência emocional no dia a dia

4 – Saiba lidar com a pressão

Uma coisa é certa: sempre vão existir situações em que a pressão é mais intensa no trabalho. Você será pressionado para apresentar bons resultados, fazer entregas em prazos curtos e melhorar o seu rendimento. O diferencial está em como você encara esse desafio.

A organização e a resiliência são características que te ajudam nessa missão, já que, dessa forma, você lida com mais facilidade com os prazos e adversidades (dois pontos que aumentam a pressão na rotina). 

Também é importante se lembrar sempre das suas habilidades e da sua competência. Quando você está seguro do trabalho que faz, consegue ficar mais focado para não se deixar abalar pela pressão. 

O prazo pode ficar mais curto e a cobrança aumenta, mas tenha sempre em mente que a sua capacidade de conseguir bons resultados continua a mesma! Aos poucos, será mais fácil controlar a pressão e não se deixar afetar pelas cobranças. 

5 – Aprimore sua resiliência

A resiliência é uma das habilidades interpessoais mais bem vistas no mercado. Pessoas resilientes têm a capacidade de lidar com adversidades e se adaptar facilmente às mudanças que aparecem entre um trabalho e outro. 

Sabe quando você percebe que um projeto não vai sair como o planejado? Ou que a meta não será atingida? A resiliência te ajuda a superar essas questões, sempre de forma positiva e objetiva.

Ao invés de enxergar apenas o problema, profissionais resilientes conseguem tirar o melhor da situação. Dessa forma, tornam-se mais fortes e preparados para os próximos obstáculos. 

Profissionais resilientes são exemplos de persistência e motivação, já que conseguem crescer mesmo em meio às adversidades. No geral, são pessoas que se destacam entre as demais, assunto cargos de liderança e tomando a frente de projetos.

Além de exigir inteligência emocional no trabalho, o mercado busca cada vez mais profissionais altamente capacitados. Você pode fazer uma pós-graduação e se especializar em uma área de interesse para garantir o seu destaque em um cenário tão concorrido.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades