Jornada de trabalho excessiva? Saiba como combatê-la

mulher com a mão no rosto para ilustrar texto sobre jornada de trabalho excessiva

A jornada de trabalho excessiva costuma ser algo comum na rotina de muitos profissionais, mas ao contrário do que se possa pensar, ela não traz resultados positivos, seja para a empresa, seja para o trabalhador.

Trabalhar além do recomendado, além de reduzir a qualidade de vida do profissional, pode colocar sua saúde em risco. Segundo um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quem trabalha mais de 55 horas semanais corre maior risco de sofrer derrames ou desenvolver doenças cardiovasculares.

Diante dessa realidade, é fundamental que você saiba o que fazer para combater a jornada de trabalho excessiva. Saiba mais a seguir.

O que é jornada excessiva de trabalho?

Se você costuma sempre dar uma esticadinha no horário de trabalho, fazer muitas horas extras ou precisa trabalhar aos finais de semana quando o seu contrato determina que isso seja feito nos dias úteis, você está trabalhando além da conta.

De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a jornada máxima semanal de trabalho deve ser de 44 horas ou de 8 horas por dia. Ela ainda determina que o limite seja de 2 horas extras diárias.

Jornadas de trabalho com essa carga horária ou mais podem ser cansativas, baixar a produtividade do profissional, gerar conflitos de relações nas equipes e, como já vimos, causar danos na sua saúde física e mental.

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Como combater uma jornada de trabalho excessiva?

É comum que, em um mercado de trabalho tão concorrido, as pessoas aceitem trabalhar mais por receio de perderem o emprego. No entanto, você já sabe que isso pode prejudicar diversos aspectos da sua vida, não é mesmo?

Por esse motivo, é importante entender tudo o que você pode fazer para não precisar trabalhar além do seu horário. Saiba mais a seguir.

Converse com o seu gestor

Sofrer em silêncio não te ajudará em nada – pelo contrário, só aumentará o seu estresse. É por isso que, por mais que seja difícil abordar esse assunto com o seu líder, você precisa tomar essa atitude.

Você pode conversar com ele de forma profissional e construtiva e levar consigo algumas soluções para apresentar. Fale sobre como o excesso de trabalho está te afetando e se existe a possibilidade de fazer algumas mudanças como delegar tarefas ou aumentar os prazos, por exemplo.

Ser sincero sobre a situação e buscar soluções para o problema pode fazer com que você se saia bem nessa conversa.

Entenda como você está usando o seu tempo no trabalho

Quando você perceber que está trabalhando demais, o ideal é que você faça mudanças que te ajudem a gerenciar melhor o seu tempo. Uma das primeiras atitudes é entender como você está gastando-o.

A sugestão é que, durante uma semana, você tente registrar quanto tempo leva para fazer suas atividades no dia a dia, como se fosse uma auditoria.

Isso te ajudará a determinar:

  • Qual é o tempo viável para você realizar suas tarefas em um dia;
  • Identificar os seus tomadores de tempo;
  • Focar nas atividades que te dão maior retorno.

Depois de tudo isso, você terá mais clareza sobre as atitudes e tarefas que são mais improdutivas e eliminá-las da sua rotina.  

Aprenda a priorizar

Saber priorizar é essencial para qualquer profissional que queira evitar uma jornada de trabalho excessiva.

Para ter sucesso com esse objetivo, você deverá eliminar as tarefas que não deveria fazer de qualquer forma (identificar aquelas que você pode delegar é um bom começo).

Em seguida, você pode escolher três ou quatro que sejam as mais importantes e começar por elas. Dessa maneira, você garante que cumprirá as atividades mais essenciais.

Bloqueie a sua agenda

Uma boa forma de ter mais controle sobre as horas do seu dia é bloqueando o seu tempo. Tudo o que você precisa fazer é listar as suas tarefas do dia, definir quanto tempo você dedicará a cada uma e reservar um espaço específico na sua agenda para cada uma delas.

Ao bloquear um tempo determinado para cada atividade, as suas chances de se distrair e de fazer tarefas que não tenham tanta importância serão bem menores.

Para combater uma jornada de trabalho excessiva, é preciso ter um diálogo aberto com o seu líder, saber como o seu tempo está sendo gasto, ter mais foco para aumentar a produtividade e, principalmente, saber escolher suas prioridades. Ao fazer isso, você poderá ter uma qualidade de vida maior e ter mais saúde física e mental.

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