Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Kit onboarding: entenda o que é e veja ideias

kit onboarding

Recepcionar um novo profissional é sempre desafiador, não é mesmo? Afinal de contas, os profissionais de Recursos Humanos, juntamente de gestores e outros colegas de trabalho, precisam garantir um início acolhedor. Com receptividade, acolhimento e empatia, o processo tem tudo para ser um sucesso, o que inclui o cuidado de montar um kit onboarding.

Ele é uma ótima estratégia para fazer com que o novo colaborador se sinta acolhido e parte do time já nos seus primeiros dias. Além disso, tomar a decisão de oferecer um kit ao novo profissional também “quebra o gelo” do início da jornada, aumentando o engajamento e apresentando a identidade e a cultura da empresa logo de cara.

Como consequência, isso faz com que a sensação de pertencimento aumente, diminuindo as chances de turnover e problemas de integração. Ou seja, o kit de onboarding é uma solução fácil e prática para deixar os primeiros dias de um novo funcionário mais tranquilos, com resultados positivos para todos.

Contudo, o que é esse kit, exatamente? E o que as empresas podem escolher para ele?

O que é um kit onboarding?

Em primeiro lugar, vamos entender o que significa “onboarding”? A palavra inglesa pode ser traduzida para “integração” ou “ambientação”. Ela é bastante utilizada no mundo corporativo para definir os processos e etapas do início de um novo colaborador, incluindo uma série de tarefas para que ele se integre no novo ambiente.

Sendo assim, o kit de onboarding é um conjunto de elementos, que pode combinar objetos físicos e componentes virtuais, entregue ao profissional logo que ele começa em um novo emprego. Como já explicamos, seu objetivo é facilitar esse momento e oferecer alguns “mimos” ao funcionário, que vai se sentir querido e preparado para começar essa caminhada.

Porém, será que existe alguma regra para a montagem do kit? Ele precisa ter itens específicos? E como montar o kit ideal? 

a

6 ideias para um kit de onboarding

Não há regras para os kits, que podem ser elaborados de acordo com cada empresa e novo colaborador. Isso dá liberdade e criatividade para os profissionais de Recursos Humanos, não é mesmo? Contudo, também pode deixar muitos profissionais confusos sobre o que deve ser incluído no material.

Em primeiro lugar, lembre-se de seguir as diretrizes da empresa, bem como os orçamentos para cada departamento. Depois, alinhe com as lideranças quais são os elementos fundamentais para que o colaborador se sinta pronto para o novo desafio. Por fim, adicione alguns mimos para agradar e acolher o profissional.

Para te inspirar, listamos 6 possibilidades de elementos para compor o kit. Veja o que faz sentido para a sua companhia e coloque as mãos na massa!

1 – Materiais de escritório personalizados

Para trabalhos corporativos clássicos, vale a pena investir em materiais de escritório para este momento. Afinal de contas, o novo colaborador vai precisar de todos eles de qualquer jeito.

Então, você pode aproveitar a ocasião para entregar os itens de forma cuidadosa, quem sabe até mesmo personalizando os materiais com a identidade visual da empresa e o nome do profissional. Veja abaixo uma lista de possibilidades:

  • Agenda;
  • Caderno;
  • Bloco de notas;
  • Post-its;
  • Canetas e lápis;
  • Mochila;
  • Mouse e teclado sem fio;
  • Fone de ouvido;
  • Etiquetas;
  • Clipes;
  • Pastas.

Caso os materiais de escritório não façam sentido para a sua empresa, faça as adaptações necessárias.

2 – Manual do Colaborador

Um item indispensável para qualquer kit é o Manual do Colaborador. Ou seja, um documento que inclua todas as informações necessárias ao novo funcionário. Ele deve incluir as regras da empresa, valores, dados importantes, questões burocráticas, esclarecimentos de RH, dentre outros.

Ele deve estar em todos os kits, de forma física ou virtual.

3 – Canecas e garrafas

Alguns itens interessantes para incluir no kit são canecas e garrafas. Afinal, são objetos bastante úteis e usados de forma constante no ambiente de trabalho. Elas podem ser simples, personalizadas com a identidade visual da empresa ou com o nome do colaborador.

4 – Cupons e vales para produtos e serviços diversos

Saindo do âmbito dos itens necessários, que tal adicionar alguns mimos? Para isso, você pode oferecer alguns cupons de desconto e vales para produtos e serviços diversos. Eles podem incluir serviços de streaming, experiências interessantes na sua cidade, restaurantes e muitos outros. As possibilidades são infinitas, então, use a criatividade!

5 – Guloseimas

Colocar “guloseimas” no kit também é uma excelente ideia. Adicione alguns chocolates, balas, snacks e docinhos e garanta um sorriso no rosto do novo colaborador.

6 – Livros

Por fim, por que não incluir um livro no kit de onboarding? Ele pode ser um livro voltado para o desenvolvimento profissional, focado na área de atuação do funcionário ou até mesmo um livro de ficção.

Para deixar o presente ainda mais personalizado, que tal fazer dele uma indicação de leitura do CEO? Adicione uma carta personalizada do executivo e deixe o processo de integração ainda mais personalizado e humano.

Já sabe o que é o kit onboarding e como montar um de sucesso? Então aproveite para melhorar ainda mais os seus conhecimentos profissionais com uma pós-graduação. Faça a especialização Unopar e veja a sua carreira atingir novos patamares, com habilidades reforçadas e o título oficial de especialista.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades