Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

O que é uma pessoa resiliente? 6 características

o que é uma pessoa resiliente

Nos últimos anos, uma nova habilidade comportamental passou a tomar conta do mundo corporativo. Ela é a resiliência, e você provavelmente já ouviu falar dela. Parte de centenas de publicações no LinkedIn e competência quase obrigatória nos pré-requisitos para vagas de emprego, ela já se consolidou no ambiente profissional. Porém, será que você sabe o que é uma pessoa resiliente, exatamente?

Desde que as soft skills se popularizaram, muitos profissionais começaram a se preocupar mais com o desenvolvimento de habilidades emocionais. Afinal de contas, se as empresas já perceberam que a maneira como seus colaboradores se comportam e lidam com o trabalho impacta diretamente a produtividade, os profissionais também precisam internalizar esse ponto.

Contudo, nem sempre os termos utilizados pelos recrutadores são simples de compreender. Muitas vezes eles estão em outro idioma, como a própria expressão “soft skills”, que significa “habilidades comportamentais”. Eventualmente são termos que entraram no vocabulário por meio de traduções, e não raramente as palavras só se popularizam por conta dos ambientes profissionais.

Sendo assim, é normal ter dúvidas sobre o significado de cada uma dessas habilidades. Porém, procurar entendê-las é fundamental para conseguir identificar as competências, avaliar o seu grau de desenvolvimento em cada uma delas e se manter competitivo no mercado de trabalho.

Por isso, hoje vamos falar especificamente sobre a resiliência. O que significa ser resiliente? Qual é a definição da palavra? E pessoas resilientes contam com quais características?

A resposta para todas essas perguntas você vai encontrar no texto abaixo. Confira e tire todas as suas dúvidas de uma vez por todas.

O que é uma pessoa resiliente?

Em resumo, podemos dizer que as pessoas resilientes são aquelas capazes de lidar e superar situações adversas. Como uma “flor no deserto”, que resiste às barreiras do ambiente e consegue nascer mesmo contra todas as possibilidades, os resilientes são mais resistentes, passando por cenários complicados com mais leveza do que os outros.

Pode parecer uma definição abstrata, não é mesmo? Por isso, selecionamentos 6 características típicas de quem tem resiliência para te ajudar a ter mais clareza sobre o termo.

6 características de quem tem resiliência

1 – Flexibilidade

Ser resiliente, invariavelmente, significa que você é uma pessoa flexível. Afinal, para conseguir lidar com situações adversas da melhor maneira possível, você deve entender que nem sempre tudo vai acontecer da maneira que você deseja.

Por isso, ser flexível é fundamental, compreendendo que mudanças podem ser positivas, outros pontos de vista e opiniões são bem-vindos e que não há nada de errado em “recalcular rotas” para chegar mais longe.

2 – Adaptação

Como consequência, os resilientes também são altamente adaptáveis.

Ao se depararem com cenários novos, eles encaram a situação como um ótimo desafio, e não como uma barreira e um problema. Sendo assim, eles conseguem se adaptar muito fácil e rapidamente, sem a resistência dos inflexíveis, que podem complicar e atrasar questões que são imutáveis.

3 – Curiosidade

Pessoas com resiliência também são curiosas por natureza. Elas querem explorar o mundo e suas possibilidades de pensamento, então sempre fazem perguntas, se interessam pelo diferente e estão dispostas a mudar de opinião. Afinal, elas sabem da beleza das mudanças e não têm medo de tomar novos rumos.

4 – Sede por aprendizado

O resultado? Os resilientes sempre estão em busca de novos aprendizados. Como eles sabem que o mundo guarda inúmeras possibilidades para eles, a postura e a mente aberta possibilitam aprender novos conhecimentos de forma constante.

No fim das contas, suas características se retroalimentam: estar aberto a mudanças sempre gera novos aprendizados. Da mesma maneira, estar disposto a aprender é um caminho inevitável para mudar.

5 – Autoconfiança e autoestima elevadas

O medo de mudanças, muitas vezes, está atrelado a problemas de autoconfiança e autoestima, que fazem as pessoas acreditarem não serem capazes de transformações. Todavia, isso não acontece com quem tem resiliência. Esses profissionais sabem seus pontos fortes e qualidades, e não têm medo de lidar com o desconhecido justamente por isso. Eles têm consciência do que devem fazer mesmo quando tudo parece conspirar contra.

6 – Otimismo

Por fim, os resilientes também são altamente otimistas. Da mesma forma que confiam em si mesmos para passar por situações adversas, eles já sabem, por experiências passadas, que tudo tende a ficar bem.

Com as habilidades necessárias para se adaptar, mudar e abraçar novos desafios, eles encaram a vida com um olhar gentil e positivo, que faz toda a diferença em qualquer ambiente de trabalho.

Sabia que a resiliência pode ser desenvolvida e lapidada? Por isso, depois de descobrir o que é uma pessoa resiliente, você pode melhorar a sua habilidade. Uma das maneiras de fazer isso é por meio da pós-graduação EAD. Além de te transformar em um profissional especialista, o curso também vai te ajudar a desenvolver várias soft skills, incluindo a resiliência. Por isso, não perca tempo e se inscreva agora!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades