Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Tem um líder microgerenciador? 4 dicas para lidar com a situação

líder microgerenciador

É mais comum do que parece encontrar nas empresas um perfil de liderança com atitudes que acabam prejudicando o time, como o líder microgerenciador. Esse tipo de profissional pode, mesmo sem perceber, provocar uma queda no desempenho de todos e diminuir a produtividade do time. 

Seja por suas próprias inseguranças, seja por não conseguir confiar nos profissionais com os quais trabalha, esse líder desenvolve um tipo de gerenciamento que deixa pouco espaço para os profissionais tomarem decisões e tocarem duas atividades por conta própria. 

Para as equipes, isso pode levar a um desgaste e até gerar antipatia com o gestor. Por isso, é  preciso encontrar meios de lidar com essa situação sem causar prejuízos ao desenvolvimento profissional. 

O que é microgerenciamento?

Antes de mais nada, porém, precisamos entender melhor o que é microgerenciamento. Os líderes que têm esse comportamento costumam aplicar uma supervisão excessiva. Ainda exigem serem informados constantemente de tudo que está acontecendo.  

Com isso, não oferecem a chance para que cada um tome decisões individuais e acaba interferindo com o andamento das demandas, além de centralizar as tomadas de decisão. Esse comportamento acaba gerando um efeito negativo em todas as atividades: o líder se sobrecarrega ao ter que decidir tudo sozinho, e as equipes atrasam as demandas pois não têm autonomia. 

Isso pode minar a confiança dos profissionais, que acabam se achando incapazes de realizar as tarefas, ou ainda tem sugestões e ideias que não conseguem implementar. 

O problema é que, mesmo quando um colaborador consegue identificar esse comportamento em um líder, nem sempre há como mudar esse cenário. Existem vários motivos para os gestores optarem por trabalhar com esse perfil:

a

Alta pressão

Por vezes, esse profissional está lidando com alta pressão dos níveis mais elevados. Com isso, sente a necessidade de questionar cada detalhe justamente para comprovar os resultados e desempenho de sua equipe. 

Inexperiência

Isso também pode ocorrer com pessoas que estão assumindo pela primeira vez um cargo de liderança. Afinal, ao ocupar uma nova posição, especialmente se foi promovido, o profissional vai querer provar seu valor e mostrar porque foi a escolha certa. 

Autoconfiança

A falta de confiança no próprio trabalho é algo que pode ocorrer em qualquer nível, seja por conta da Síndrome do Impostor, seja apenas por estar inserido em um ambiente hostil, que exige que o profissional se prove constantemente. Com isso, acaba por questionar a própria capacidade e compensa isso microgerenciando o time.  

Como lidar com microgerenciamento?

Entender os motivos pelos quais um líder pode adotar esse comportamento ajuda o profissional a desenvolver estratégias para lidar com isso. Também ajuda as equipes a entender que esse controle não está relacionado à questões pessoais, ou seja, não se trata de executar mal uma tarefa, mas sim de outras questões que atingem o líder. 

Com isso, conheça quatro estratégias para lidar com microgerencimento: 

1 – Mantenha uma boa comunicação

A melhor forma de tratar com um líder microgerenciador é mantendo um bom diálogo. Ao contrário de perfis mais tradicionais de chefes, esse líder pode estar mais disposto a ouvir e ajustar seu comportamento. Portanto, demonstrar de forma clara, sempre falando com respeito, como o microgerenciamento afeta as tarefas, pode abrir o caminho para mudanças. 

2 – Faça ajustes

Ao criar uma comunicação eficiente, o líder pode também detalhar os motivos pelos quais atua dessa maneira e, juntos, podem fazer ajustes, definindo quais tarefas precisam sempre de acompanhamento e quais podem ser feitas com mais liberdade. 

Assim, o profissional tem liberdade para atuar sem supervisão constante, mas também está preparado para atitudes mais controladoras. 

3 – Mostre resultado

Quanto mais certo o líder estiver sobre a capacidade dos profissionais de atingir metas e cumprir prazos, mais fácil será a relação. É importante, nesse sentido, deixá-lo confiante de que é capaz de dar mais liberdade de atuação, pois tem um histórico que indica um trabalho bem feito. 

4 – Encontre soluções

Saber solucionar problemas é uma característica que está no topo das prioridades na hora da contratação. Por isso, é uma habilidade que deve ser desenvolvida independente do perfil do líder para o qual vai responder. 

Ainda assim, com os microgerenciadores, é um caminho para que eles sejam menos controladores. Portanto, quando tiver um imprevisto ou erro, busque possíveis soluções antes mesmo de comunicar para o líder, e chegue já com ideias para contornar a situação. 

Lidar com as transformações do mercado corporativo pode ser um desafio. Por isso, os profissionais precisam estar preparados para lidar com diversos perfis, que vão além do microgerenciamento. 

O cenário atual está passando por transformações rápidas e profundas e, para quem deseja se destacar, é preciso saber se atualizar e desenvolver as habilidades que permitirão sobreviver nesses ambientes e lidar com um líder microgerenciador.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades