O que é uma liderança bem-sucedida: veja os 7 pilares

líder apresentando projeto para ilustrar texto sobre liderança bem-sucedida

Entender a liderança bem-sucedida ainda é um grande desafio no mercado de trabalho. Afinal, muitas pessoas ainda confundem a figura do líder com o tradicional “chefe”, título que adquiriu um significado negativo ao longo dos anos.

Porém, qual é exatamente a diferença entre esses dois? Como alcançar uma liderança de sucesso? E quais são os pilares dessa conquista? Para descobrir todas as respostas e se transformar em um líder bem-sucedido, continue lendo o artigo.

O que é uma liderança bem-sucedida?

Podemos definir um líder bem-sucedido como aquele capaz de representar o significado da palavra. De acordo com o dicionário Michaelis, o líder é aquela “pessoa com capacidade de influenciar nas ideias e ações de outras pessoas.” E também “pessoa com poder de decidir, de se fazer obedecer”.

Por mais que o significado possa parecer um pouco autoritário, na realidade, ele demonstra a responsabilidade que uma liderança carrega. Você é o responsável pelas decisões, é aquele que vai tomar a frente de uma equipe, a pessoa que tem em suas mãos o importante papel de desenvolver seu time.

É aqui que enxergamos a diferença entre o chefe e o líder. Enquanto o primeiro foca em seu lugar de poder, e quer ver resultados a qualquer custo, o líder olha para as pessoas que estão sendo lideradas. Ele entende seu papel e sabe que seu foco precisa estar nos colaboradores, para que a melhor versão de cada um deles entregue os resultados esperados pela empresa.

Entendeu a diferença? Um líder precisa ser responsável, inspirador, comprometido, empático e organizado, dentre outras características que vamos citar abaixo, para ser bem-sucedido. Porque tudo isso vai resultar em uma equipe feliz, motivada e confiante, demonstrando que a liderança está cumprindo o seu papel e transformando o local de trabalho em um lugar positivo, agradável e de bem-estar.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Quais são os pilares para uma liderança bem-sucedida?

Card com pilares de uma liderança bem-sucedida

Então, se você deseja ser bem-sucedido em seu papel de liderança, saiba que seu interesse em desenvolver o papel da melhor maneira já é um excelente sinal. Isso mostra que você está comprometido a exercer essa função da forma mais responsável possível, sendo este o caminho certo a seguir.

Para te ajudar nesse processo, listamos abaixo 7 pilares de uma liderança que vai fazer a diferença. Veja todos os pontos e comece agora mesmo a lapidar as suas habilidades.

1 – Empatia e escuta ativa

Não existe liderança sem o relacionamento com o outro, ou seja, com os colaboradores da equipe. Sendo assim, para desenvolver laços e conseguir interagir de forma genuína com cada um deles, você precisa praticar a escuta ativa e ser empático.

Assim, você será capaz de compreender as nuances de cada profissional, tomar decisões personalizadas, se colocar no lugar deles e criar um ambiente muito mais saudável.

2 – Organização

Sem organização, qualquer trabalho fica duas vezes mais difícil. E no caso da liderança, não ser organizado gera consequências em vários níveis, tendo em vista que a sua desorganização cria uma cascata de problemas no fluxo e logística do trabalho.

Por exemplo, se você não for capaz de passar instruções claras à sua equipe, o resultado provavelmente não vai ser o esperado, muitas dúvidas vão surgir ao longo do caminho, as pessoas ficarão confusas e o estresse será generalizado. Da mesma forma, caso você informe um prazo errado, as consequências podem ser piores ainda.

Por isso, seja o mais organizado possível, e lembre-se que outras pessoas dependem da sua organização para que o trabalho seja feito.

3 – Comunicação

Sabe o exemplo de “passar instruções claras”? Além de uma questão de organização, ele também é um ponto de comunicação. Ela é a base das relações humanas e, sendo assim, também é a base das interações em ambientes de trabalho.

Sem uma comunicação clara, objetiva, empática e eficiente, toda a cadeia de decisões e ações fica comprometida. Dessa forma, não coloque essa soft skill como algo secundário a ser desenvolvido. Deixe-a como uma prioridade, para que assim você consiga estabelecer canais de comunicação práticos e funcionais com sua equipe.

4 – Relações de confiança e transparência

Sem relações de confiança, nenhuma liderança alcança o sucesso. Você precisa ter confiança na equipe, que por sua vez, deve confiar em você também. Da mesma maneira, líderes acima de você também precisam dessa confiança, bem como você deve ser capaz de confiar neles.

Essa cadeia é o ponto central das engrenagens no ambiente de trabalho. Ela faz tudo girar e garante que todos estão alinhados e unidos pelos objetivos da empresa. Isso inclui, aliás, a transparência. Sem ela, não é possível estabelecer a confiança entre nenhuma das partes.

5 – Tomada de decisões e foco em soluções

A confiança, inclusive, é a chave para conseguir tomar decisões, responsabilidade básica dos líderes, sabendo que elas são a melhor escolha para todos. Assim, a equipe vai acreditar que elas são o caminho a ser seguido, mesmo que elas passem por adaptações e questionamentos no meio do processo.

Guiadas pelo foco em soluções, elas vão te acompanhar durante toda a jornada como um líder bem-sucedido.

6 – Espírito colaborativo

Lembram da figura do chefe? Ela não pode mais existir. No seu lugar, os líderes assumem um papel colaborativo. Por mais que eles sejam uma autoridade, com poder de tomada de decisões, delegar tarefas e gerenciar equipes, esse trabalho não é vertical.

Trabalhando em equipe e reconhecendo as contribuições de todos os colaboradores, é possível desenvolver um trabalho incrível, que agrega e agrada ao mesmo tempo, garantindo o engajamento de todos.

7 – Feedbacks, reconhecimento e desenvolvimento da equipe

Por fim, não se esqueça do papel de mentor que o líder também carrega. Você precisa criar um sistema de feedbacks para orientar e direcionar a equipe, assim como deve reconhecer os pontos fortes e feitos importantes de cada um dos colaboradores.

Assim, você contribui para o desenvolvimento de todos e fortalece sua imagem como líder: aquele que está ali para inspirar, orientar e ser a figura de confiança.

Agora que você já sabe dos aspectos comportamentais da liderança bem-sucedida, que tal focar na parte técnica? Para isso, você pode investir nos cursos livres e, em pouco tempo, atualizar seus conhecimentos em uma área específica. Aproveite essa oportunidade!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!