Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

LinkedIn ajuda a arrumar emprego? Sim! Saiba como aproveitar a plataforma

Ter um perfil no LinkedIn é quase uma obrigação, mas não basta apenas ter a conta e entrar de vez em quando. Com isso, é necessário se fazer presente na rede. Alguns profissionais ainda disparam currículos apenas por e-mail e esquecem que o LinkedIn ajuda a arrumar emprego, sim!

Se você busca por uma nova oportunidade de trabalho, estar nessa plataforma pode ser a solução, pois diversos recrutadores a utilizam para chegar no profissional de acordo com as descrições da vaga.

blog banner desconto em pós-graduação

Imagina que incrível abrir seu LinkedIn e ter mensagem de recrutadores querendo marcar entrevistas com você? Saiba que isso é possível e tem sido cada vez mais recorrente na rede social. Se você quer saber como aproveitar essas oportunidades, continue lendo este artigo!

6 formas que o LinkedIn ajuda a arrumar emprego

Todos os dias, usuários compartilham experiências, artigos, vagas e muito mais no LinkedIn. E diariamente milhares de usuários buscam por novas oportunidades por lá. Com mais de 51 milhões de usuários no Brasil, o LinkedIn se tornou a principal ferramenta para os recrutadores, pois é por ela que esses profissionais analisam candidatos.

Inclusive, colocar o link direto para o seu perfil na rede é praticamente um item obrigatório, afinal o In (como também é conhecido) já é um espaço de análise de candidatos e até de empresas.  Se você não sabe como destacar o seu perfil e conseguir um emprego por lá, confira as dicas abaixo:

1 – Tenha um perfil ativado e atualizado

Manter seu perfil atualizado é primordial quando o assunto é conseguir emprego, pois são as informações que você disponibilizou no seu perfil que vão atrair recrutadores. Ou seja, elas devem ser sempre atuais.

Aproveite para informar os cargos que já ocupou ao longo da sua carreira, quais funções realizou e onde atuava. É importante que esses campos sejam preenchidos com atenção e palavras-chave que estão relacionadas a sua área de atuação, pois isso acaba ajudando os recrutadores a chegarem até você.

Leia também: Como ser encontrado por recrutadores no LinkedIn?

Entenda que não é só preencher os campos de forma automática. Tente deixar sua experiência o mais interessante possível, colocando informações básicas das suas funções e os diferenciais de cada cargo que ocupou.

2 – Atente-se a todos os detalhes do seu perfil

Completar o seu perfil com todos os detalhes é extremamente importante, pois o recrutador vai analisar cada detalhe. Por isso, preste atenção nos campos abaixo:

  • Foto: tenha uma foto profissional, de boa qualidade e que traduza o seu perfil. Mas nunca, em hipótese alguma, mantenha seu perfil sem foto;
  • Resumo: quem é você profissionalmente? É isso que você vai responder em, no máximo, 300 palavras e sempre focando em palavras-chave;
  • Experiências: coloque todos os seus conhecimentos adquiridos em cada emprego, descreva suas funções, cargo e período. Também compartilhe links do que você realizou nesse período na empresa.

3 – Tenha uma boa rede de conexões

Ao contrário de outras redes sociais, o LinkedIn não é exatamente o local para relacionamentos que não sejam com foco em networking. Por isso, foque em ter conexões que vão valorizar seu perfil profissional.

Nessa plataforma, a qualidade das conexões é o mais importante e você deve, de fato, interagir com as pessoas que estão na rede porque só assim você será visto. É necessário acompanhar e se comunicar de alguma forma com as pessoas da sua rede.

4 – Siga as empresas que você sonha em trabalhar

Além de adicionar pessoas, no LinkedIn também é possível seguir empresas e interagir com cada uma delas. Além disso, está o principal diferencial: é por lá que muitas delas vão publicar vagas de emprego.

Ou seja, ao seguir essas empresas você será notificado a cada publicação — seja de um artigo ou do anúncio de alguma vaga. Também é uma maneira de ficar por dentro do que acontece na empresa dos seus sonhos e isso pode ser vantajoso em uma futura entrevista. Afinal, você estará por dentro das novidades da marca.

5 – Use a parte de recomendações a seu favor

Os recrutadores gostam de saber o que os outros pensam sobre seu trabalho. Por isso ter recomendações de ex-colegas de trabalho pode ser a solução. Aproveite também para recomendar colegas e, assim, a pessoa se sente mais confortável para fazer a sua recomendação também.

6. Use palavras-chave no seu perfil

Você provavelmente já fez pesquisas avulsas no Google, não é mesmo?! Isso só foi possível graças às palavras-chave que você usou. No LinkedIn, é a mesma coisa. Os mecanismos de busca varrem o conteúdo da rede e ter palavras-chave da sua área pode ser o diferencial na hora das empresas te encontrarem.

Use essas palavras no seu perfil, em publicações na rede, artigos que você decidir publicar por lá. Otimize seus textos e a sua página para ser achado.

Agora que você já sabe que o LinkedIn ajuda a arrumar emprego e tem as principais formas de aproveitar a plataforma, chegou a hora de colocar a mão na massa. Aproveite e dê um “up” na sua carreira com a pós-graduação Pitágoras EAD, além de aumentar suas chances de ser notado por recrutadores no LinkedIn. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades