Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

5 livros sobre criatividade que irão te inspirar!

livros sobre criatividade

A criatividade é uma das habilidades mais requisitadas pelo mercado de trabalho em diversas áreas. Por isso, que tal conhecer alguns livros sobre criatividade que contribuirão para o seu crescimento pessoal e profissional?

Preparamos uma lista com as melhores e mais empolgantes obras literárias para estimular a sua criatividade.

5 livros sobre criatividade. Confira já! 

1 – Roube como um artista, de Austin Kleon

Se você deseja desenvolver o seu potencial criativo dentro e fora do ambiente artístico, precisa ler este livro de Austin Kleon, um dos autores mais lidos em todo o mundo.

Neste verdadeiro manifesto ilustrado de como ser criativo na era digital, o autor quebra com maestria o paradigma de que para sermos criativos precisamos criar algo completamente novo, que jamais existiu.

De forma simples, objetiva e bem-humorada, o livro nos estimula a encontrar formas de criar algo inspirado em outras obras já existentes, sem abrir mão, é claro, de nossa autenticidade. 

Roube como um artista é uma obra intensa, que despertará de um jeito prático o seu lado criativo!

2 – Destrua este diário, de Keri Smith 

Propondo estimular a criatividade de forma lúdica e inusitada, a ilustradora e artista canadense Keri Smith questiona em Destrua este diário uma série de convenções sobre como lidamos com os objetos.

A autora nos convida a literalmente interagir com a obra, rabiscando, pintando, manchando e até mesmo rasgando suas  páginas.

Surpreendentemente, este livro deixa claro que o perfeccionismo, tão valorizado em nossa cultura, pode muitas vezes ser um grande empecilho para qualquer processo criativo. 

Vale muito a pena investir nesta deliciosa experiência literária.

3 – Um TOC na cuca, de Roger von Oech 

Se você algum dia já se perguntou se realmente é criativo, este livro escrito por Roger Von Oech, na década de 80, responde com bom humor e brilhantismo este questionamento, auxiliando o leitor a quebrar antigas rotinas, despertando assim, boas ideias. 

A obra é praticamente um manual para treinamento em criatividade e reciclagem pessoal, que nos instiga, através de exemplos práticos e de exercícios, a combater nossos bloqueios mentais, que muitas vezes impedem a nossa capacidade de criar. 

“Um TOC na cuca” é um daqueles livros perfeitos para fazer nossa mente sair da rotina!

 4 – Grande Magia – Vida criativa sem medo, de Elizabeth Gilbert 

Você sabe o que é viver criativamente? Segundo Elizabeth Gilbert, autora do best-seller Comer, rezar, amar, é vivermos uma vida que seja mais motivada pela curiosidade do que pelo medo.

Em “Grande Magia – Vida criativa sem medo” a autora nos mostra, através de exemplos práticos e pessoais, que o medo pode ser o grande inibidor da criatividade, assim como a preguiça e o perfeccionismo podem ser agentes detonadores de qualquer ação criativa. 

Dividido em seis capítulos: Coragem, Encantamento, Permissão, Persistência, Confiança e Divindade, o livro é repleto de ensinamentos para a vida.

5 – A arte da criatividade, de Rod Judkins 

Em sua obra A arte da criatividade, especialista em técnicas criativas Rod Judkins fala, através de um guia de ideias, sobre como pensar de maneira criativa pode ter um impacto positivo na sua vida profissional e pessoal. 

Rod Judkins relata ainda uma série de experiências adquiridas por figuras brilhantes que deram uma guinada em suas carreiras como Steve Jobs, Coco Chanel, Andy Warhol, entre outros.

Definitivamente este livro irá te auxiliar a desenvolver o pensamento criativo, saindo do senso comum.

Agora que você já conhece alguns livros sobre criatividade, aproveite essas dicas para adquirir valiosos conhecimentos através da leitura e sair do lugar-comum, tornando-se uma pessoa mais criativa!

Quer aproveitar a pós-graduação Black Friday? Não se esqueça de se cadastrar para receber em primeira mão nossas novidades!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades