Ir para o conteúdo
Curiosidades

6 livros sobre cultura organizacional: veja as opções

mulher lendo livro para ilustrar texto sobre livros sobre cultura organizacional

Provavelmente você já ouviu falar sobre cultura organizacional. O termo diz respeito ao conjunto de princípios, regras e valores que movem uma empresa. Para líderes e gestores, o tema é fundamental para garantir tanto o sucesso do negócio como para manter a equipe engajada. Por isso, é interessante buscar informação e inspiração em livros sobre cultura organizacional

Existe uma série de obras disponíveis no mercado que são ótimas fontes de conhecimento para quem deseja aprofundar no tema. Afinal, a cultura organizacional é o coração de um negócio. Ela é fundamental para garantir um clima saudável na empresa, o que impacta diretamente nos resultados. 

Isso mostra a importância de buscar fontes de informação sobre o assunto. Nos livros, é possível encontrar dicas, cases de sucesso e orientações para construir e melhorar a cultura organizacional da sua empresa. Pensando nisso, selecionamos seis livros que são destaques sobre o tema. Confira e boa leitura! 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

6 livros sobre cultura organizacional

1. Cultura organizacional e Liderança (Edgar H. Schein)

Se você está começando a pesquisar sobre cultura organizacional agora, este livro é leitura obrigatória! Edgard Schein é um dos pioneiros no tema e criador do conceito de cultura corporativa. Na obra, o autor apresenta uma visão aprofundada do termo cultura e de que maneira ela nasce e como pode ser mudada. 

Schein ainda fala sobre o papel fundamental dos líderes na aplicação bem-sucedida da cultura para atingir metas. Além disso, o autor discorre sobre um dos principais desafios da liderança: como mudar uma cultura já existente. Essa certamente é uma leitura essencial para estudantes, gestores e líderes.  

2. Você é o que você faz: como criar a cultura da sua empresa (Ben Horowitz)

Ben Horowitz é investidor de risco, especialista em gestão e campeão de vendas pelo ranking literário do New York Times. Neste livro, ele busca refletir sobre uma pergunta fundamental para toda organização: como criar e sustentar a cultura que se pretende ter? Para o autor, a cultura é a forma como a empresa toma decisões.

Horowitz busca lições na história e nas práticas empresariais modernas, associando-as a conselhos práticos que ajudam executivos e criar uma cultura resistente aos altos e baixos de qualquer negócio. 

3. Clima e cultura organizacional: entender, manter e mudar (Fernando Lanzer)

Fernando Lanzer é referência no mercado nacional e internacional com sua longa carreira como executivo em organizações de pequeno, médio e grande porte, liderando programas de transformação cultural. Em seu livro, apresenta de forma prática teorias de clima e cultura organizacional em instituições públicas e privadas. 

A obra é ótima fonte de inspiração por apresentar os modelos que serviram de referência a Lanzer, assim como instrumentos que utilizou em várias situações ao longo de sua carreira. Para complementar isso, o autor também descreve casos reais que esteve envolvido. O objetivo é que o leitor possa absorver os principais ensinamentos para aplicar em seu próprio negócio, sempre adaptando à sua realidade e necessidade. 

4. Um jeito novo de trabalhar (Laszlo Bock)

Já imaginou ficar sabendo sobre os bastidores do Google? Essa é a proposta desse livro, que mostra os bastidores da cultura organizacional da empresa eleita diversas vezes como um dos melhores lugares para se trabalhar. Ex-vice-presidente de Operações de Equipes do Google, Laszlo Bock dá detalhes sobre os processos de seleção e recrutamento e sobre as ferramentas de avaliação e gestão de pessoas da empresa. 

Durante seu trabalho na empresa, Bock investigou de que forma uma boa filosofia de trabalho pode atrair os maiores talentos, garantindo que eles não apenas se desenvolvam, como também sejam bem-sucedidos e estejam felizes em suas carreiras. O resultado é uma obra cheia de exemplos e princípios que podem ser aplicados em diversas empresas, independente do tamanho. 

5. A regra é não ter regras: A Netflix e a Cultura da Reinvenção (Reed Hastings e Erin Meyer)

A Netflix é um verdadeiro case de sucesso. Nesse livro, o cofundador, presidente e CEO da empresa, Reed Hastings, se une à especialista no mundo dos negócios Erin Meyer e apresenta a cultura organizacional da marca, que fez uma verdadeira revolução da filosofia corporativa. 

A partir de entrevistas com funcionários da empresa, os autores explicam os princípios que fizeram da Netflix um case de sucesso, criatividade e inovação global. Uma ótima fonte de inspiração para quem se interessa pelo tema! 

6. Empresas humanizadas: pessoas, propósito, performance (Raj Sisodia, David B. Wolfe, Jag Sheth)

Empresas humanizadas, com foco no propósito e não nos lucros, tornaram-se uma tendência nos últimos anos. Nessa obra, os autores se debruçam sobre alguns cases de empresas que se encaixam nessa categoria, apresentando insights sobre seus processos internos. 

No decorrer do livro, os autores mostram que é possível encontrar a realização profissional com uma cultura que se baseia no desenvolvimento humano. A obra é um grande guia para gestores, líderes e todos aqueles que buscam processos mais humanizados em suas empresas. 

Gostou da lista de livros sobre cultura organizacional? Se você está buscando mais formas de aprimorar o seu conhecimento, a dica é conhecer as opções da Pós Anhanguera Educacional para ficar por dentro das tendências e se destacar no mercado de trabalho

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades