Ir para o conteúdo
Curiosidades

6 livros sobre finanças que todo mundo deveria ler

homem lendo livro para ilustrar texto sobre livros sobre finanças

Investir em si mesmo é sempre a melhor aposta para o seu crescimento pessoal e profissional. Seja fazendo cursos, frequentando eventos e palestras, cursando especializações, participando de palestras e seminários, e claro, lendo bons livros. E já que estamos falando em investir, preparamos uma lista de sugestões de leitura sobre o assunto, um compilado com excelentes livros sobre finanças e investimentos.

Os maiores investidores do mundo nunca deixam de se atualizar e se informar com os lançamentos literários do setor, pois essas obras são riquíssimas fonte de informações sobre todos os mercados financeiros e reúnem conceitos e estratégias utilizadas pelos investidores de sucesso. É buscando aprender com quem teve êxito e se tornou referência no mercado que você terá cada vez mais informações para também se tornar um investidor de sucesso.

blog banner desconto em pós-graduação

Confira a lista de livros sobre finanças

1 – Pai Rico, Pai Pobre, de Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter

Essa obra é um dos maiores clássicos do mundo dos investimentos e tem como ponto central as diferenças entre um pai pobre, que não tem o menor controle financeiro, e um pai rico, que tenta ensinar e mostrar como chegou ao sucesso para seu filho. Baseado em experiências pessoais dos autores, o livro mostra de forma bem simples e objetiva o quanto nosso comportamento cotidiano e nossa mentalidade financeira podem interferir em nossa vida e em nossos planos de futuro, enquanto traz importantes lições e conceitos sobre a construção de riqueza, finanças pessoais e empreendedorismo.

2 – Do mil ao milhão. Sem cortar o cafezinho, de Thiago Nigro

O autor do livro é criador da plataforma “O Primo Rico” e mostra neste seu livro como o leitor pode alcançar a sua independência financeira. O método de Thiago se concentra em 3 pontos principais: gastar bem, investir melhor e ganhar mais. Focado em finanças pessoais e uma ótima indicação para iniciantes, o livro aborda muitos pontos importantes sobre como melhorar seus investimentos, saber administrar melhor e gastar de forma correta os seus recursos financeiros, e por fim, ganhar mais dinheiro com o seu próprio dinheiro. O autor usa sua própria experiência de vida para mostrar como é possível chegar à riqueza, desde que você se dedique e esteja disposto a sair de sua zona de conforto.

3 – Trabalhe 4 horas por semana, de Timothy Ferriss

Mais um clássico da literatura de finanças, o livro vai além de apenas proporcionar uma reflexão sobre economia e finanças pessoais. Timothy junta em sua obra uma série de ensinamentos e conselhos sobre estilo de vida, sua vida no trabalho e empreendedorismo. O autor passou 5 anos estudando os segredos dos novos ricos e mostra caminhos para se enriquecer sem deixar de viver a vida normal. 

De trabalhadores estafados com sua rotina profissional a empresários que se sentem presos ao seu negócio, Timothy faz todos refletirem se a forma como as pessoas buscam hoje em dia conciliar carreira profissional e vida pessoal faz sentido. O autor defende que uma vida luxuosa significa ter o melhor desempenho possível nas poucas horas em que se dedica ao trabalho, sobrando tempo o suficiente para se aproveitar a vida e seus prazeres.

Banner do e-book Guia prático de planejamento financeiro pessoal

4 – O Homem mais Rico da Babilônia, de George S. Clason

Mais uma obra de extremo sucesso no setor, esse livro já tem mais de 2 milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo. Na obra, o autor busca uma série de referências da antiga civilização da Babilônia para listar sugestões, dicas e recomendações sobre como conseguir obter mais renda e sair de problemas financeiros. Ele faz um paralelo entre a extrema riqueza do povo babilônico e a forma como lidamos com nossas próprias finanças nos dias de hoje. É um interessante estudo de administração financeira com referências históricas.

5 – Sonho Grande, de Cristiane Correa

O livro conta a história de três homens que mudaram por completo todo o cenário do capitalismo brasileiro: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. O trio, em pouco mais de 4 décadas, conseguiu transformar seus patrimônios em enormes impérios financeiros, se tornando referência internacional no mercado de investimentos. 

O livro conta como os três sócios compraram há pouco mais de 5 anos a Budweiser, o Burger King e a Heinz, três gigantescas marcas mundiais, e sem fazer muito alarde no mercado financeiro. Indicado para quem busca entender mais sobre gestão, planejamento e realização de objetivos, é um livro fácil de se acompanhar, e riquíssimo em informações.

6 – Me Poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso, de Nathalia Arcuri

A obra relata a trajetória pessoal da autora, que largou seu emprego como repórter de TV aos 30 anos, para se dedicar a um canal sobre investimentos e finanças pessoais no Youtube. Dois anos depois, Nathalia já havia se tornado milionária e o canal “Me Poupe” é assistido por mais de 8 milhões de pessoas por mês. A obra mostra de forma bem simples e didática como cuidar de suas finanças pessoais, apontando hábitos que normalmente prejudicam a saúde financeira de qualquer pessoa.

Então está na hora de você dar seus próximos passos em direção a se tornar um investidor de sucesso. Procure sempre se atualizar no assunto, busque por palestras, TED talks, eventos e cursos, como por exemplo os encontrados no unic portal do aluno. Mas o mais importante é não deixar de visitar a livraria, e buscar alguns dos exemplares citados nessa lista. Comece a investir não apenas no seu dinheiro, mas em si mesmo.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades