Em algumas fases da nossa vida nos deparamos com a ansiedade de entrar em processos seletivos e passar por entrevista, apesar de muito provavelmente ter enfrentado esta situação outras vezes, fica no ar: “como posso me sair melhor agora?”.
Atualmente, temos mais facilidade em acessar informações e isso é um adianto. Consultores em recursos humanos e recrutadores consideram um diferencial bastante positivo que os candidatos realmente saibam o que estão almejando. “Não podemos apenas enviar o currículo para uma vaga como em um golpe de sorte.
É necessário ler a descrição com cuidado, ver se aquela oportunidade realmente vai de encontro com as aspirações de cada um de nós. Muito além da necessidade da renda, o mercado de trabalho hoje em dia exige que tenhamos paixão pelo ofício”, disse Renata Freitas, recrutadora paulista que bateu um papo conosco e deixou cinco dicas para você se sobressair na próxima entrevista.
Dê um Google na empresa
Muitas informações que podem ser relevantes para você estão a um clique de distância. Portanto, vale até mesmo antes de se candidatar, pesquisar sobre os valores daquela companhia, o histórico com outros funcionários e até mesmo o tempo que você terá de deslocamento diário. Ter tópicos como esses de antemão evita frustrações.
Questione
Na hora do papo, não se comporte apenas como um ouvinte. Mostre interesse pelas ações da empresa, inclusive aquelas que podem afetar diretamente a sua rotina profissional. Além disso, uma pessoa que pergunta, explicita que ela realmente está envolvida no processo.
Lembre-se da técnica STAR
Se você já é um profissional experiente, mostrar seus resultados anteriores pode ser definitivo. STAR significa situação-tarefa-ação-resultado e pode te ajudar então, a contar uma narrativa de maneira ordenada e clara das conquistas profissionais.
Cuidado com a internet
Os perfis nas redes sociais podem nos deixar extremamente expostos, revelando preferências pessoais e políticas e até eventuais deslizes. Então, fique de olho nas fake news e trate os outros usuários com cordialidade. Pois, nunca se sabe quando um possível recrutador está avaliando seu temperamento ou desenvoltura social à distância.
Seja você
Em processos de entrevistas é natural que tentemos deixar apenas a nossa parte boa à mostra, mas isso não significa que será necessário interpretar uma personagem para conseguir a posição. Faça uma autorreflexão e selecione quais os pontos a serem destacados. É extremamente simpático e adora lidar com pessoas? É organizado e não tem problema em cumprir prazos apertados? Prefere trabalhar sozinho? Independentemente das suas características, reforce-as de maneira otimista.
—
Além de um emprego novo, que tal conquistar também a sua especialização? Nós temos várias opções, presenciais ou a distância de pós-graduação.