Processo de mapeamento de mercado ajuda na recolocação profissional: como fazer?

imagem para ilustrar o texto de mapeamento de mercado

O processo de reinserção no mercado de trabalho nem sempre é simples. Pode ser demorado se recolocar profissionalmente na sua área de atuação, mas existem alguns fatores que podem agilizar essa etapa, um exemplo é a técnica de mapeamento de mercado. Ela ajuda a manter o “radar” ligado para oportunidades que se encaixam no seu perfil e serve também para pessoas que estão em busca do primeiro emprego. 

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De acordo com especialistas em carreira, o mapeamento de mercado é mais conhecido por ser aplicado dentro das empresas e durante os processos seletivos. Nas companhias, ele funciona como um medidor de todos os processos, desde a contratação de mão de obra, compra de materiais e recursos, concorrência, pós-venda, entre outros. 

Ao mapear todos os fatores que envolvem o antes, durante e depois do processo de produção, o gestor tem uma noção maior de todos esses detalhes e pode tomar decisões mais assertivas, reduzindo os riscos e aumentando o retorno sobre o investimento. 

Como funciona em processos seletivos?

Já quando falamos de processos seletivos, o mapeamento de mercado funciona como uma ferramenta para ter uma ampla visão dos profissionais capacitados. Assim, em vez de publicar um anúncio na Internet e esperar que os melhores talentos vão responder, o recrutador consegue identificar rapidamente as pessoas bem colocadas no mercado e que se encaixam no perfil desejado pela organização. 

Ao aplicarmos isso na recolocação profissional, é quase que o movimento inverso. Antes de iniciar a procura por novas vagas, é preciso analisar sua última experiência, identificando os prós e contras e decidir se o melhor a fazer é continuar nessa área ou apostar em outro setor de atuação. Se a escolha for a segunda opção, então é hora de pensar como se capacitar para ter o perfil desejado pelas empresas. 

Depois dessa primeira etapa, aí sim é o momento de procurar as opções de vagas oferecidas pelas empresas de acordo com seu nível de escolaridade e experiência. Mapear as oportunidades também ajuda a ampliar o seu networking ao conhecer gestores e recrutadores das empresas. 

Como fazer um mapeamento de mercado?

Como mencionamos, o primeiro passo para fazer um mapeamento de mercado é entender o que você deseja nos próximos passos da sua carreira. Depois de fazer essa análise, é hora de entrar de cabeça na pesquisa e explorar as oportunidades que você encontrar.

Nós explicamos mais detalhadamente como fazer isso abaixo:

1 – Monitore plataformas, redes sociais e sites de anúncios

As plataformas digitais são as suas melhores amigas neste mapeamento. Afinal, é a maneira mais fácil de encontrar as informações que você precisa. Procure nos sites de vagas, agências de emprego, empresas de recrutamento e seleção, na aba “Trabalhe Conosco” dentro do site das próprias empresas e, em especial, nas redes sociais. 

Grupos do Facebook e, claro, o LinkedIn recebem centenas de postagens diárias com oportunidades em todas as áreas. Já entre as plataformas de anúncios de vagas mais conhecidas, mencionamos as seguintes:

  • Gupy;
  • Catho;
  • Vagas.com;
  • Trampos.co;
  • Indeed;
  • Trampos.co.

Entenda como as vagas são anunciadas e parta para a busca. Para registrar todo o seu processo de pesquisa, crie uma planilha ou anote todas as oportunidades que você mais se interessou em uma folha de papel. Assim, você passa a ter um controle maior sobre as suas candidaturas e sobre o prosseguimento dos processos seletivos.

2 – Participe de atividades relacionadas à sua área

Para não se limitar apenas à internet, você pode – e deve – ser mais ativo na sua área de trabalho. Compreenda quais são as atividades que fazem mais sentido e trazem um retorno positivo, sempre pensando de acordo com aquele objetivo decidido lá no começo do mapeamento. Dessa maneira, você pode:

  • Participar de debates e consultorias;
  • Frequentar eventos ou congressos da sua área;
  • Fazer cursos, treinamentos e workshops;
  • Trabalhar como voluntário em projetos;
  • Conversar com outros profissionais.

Todas essas possibilidades mencionadas são úteis para quem deseja ter uma visão mais ampla sobre o mercado, já que nos sites de emprego, você terá um foco apenas nas oportunidades que estão abertas, mas não saberá sobre a visão de outros profissionais que trabalham na mesma área ou correlatas. 

Além disso, outro benefício é o famoso networking, ou seja, a criação de conexões com outras pessoas da sua “rede”. Essa é  uma prática essencial para qualquer pessoa que deseja entrar ou que está presente no mercado de trabalho. Criar esses bons relacionamentos também aumenta as suas chances de se destacar no mercado, já que é possível receber indicações para vagas, o que gera muita credibilidade nas empresas. 

Se você quer saber como fazer o melhor networking, de uma forma natural, e, dessa forma, realizar o melhor mapeamento de mercado possível, encontre as 7 dicas que preparamos.

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