Ir para o conteúdo
Você na Pós

MBA em Economia Financeira: quais as vantagens dessa especialização?

calculadora para indicar texto sobre Economia Financeira

O papel do economista é bem amplo e importante, pois envolve uma imersão e entendimento constantes sobre a sociedade e o seu contexto. O profissional vive, hoje, um desafio, assim como muitas outras profissões, de se manter atualizado dentro de um cenário de incertezas. A especialização em Economia Financeira, por exemplo, é uma das mais indicadas, uma vez que propicia o maior aprofundamento da área dentro do viés financeiro.

A pós-graduação ou MBA em Economia Financeira é indicada aos profissionais que já têm uma formação em Economia, Administração de Empresas ou áreas relacionadas, pois o curso oferece uma oportunidade de adquirir mais conhecimentos focados nos dois campos de atuação: econômico e financeiro. As disciplinas abrangem desde análise dos cenários econômicos, econometria, economia criativa até mercado financeiro (Brasil e mundo), tendências digitais em finanças, entre outras.

A importância da pós em Economia Financeira

O curso irá capacitar os profissionais que trabalham nos dois setores ou afins a assumir uma atuação mais integrada. Ele terá um conhecimento embasado e competências para conseguir analisar diferentes contextos, tomar decisões mais assertivas e desenvolver a interpretação de indicadores econômicos e financeiros. Além disso, para quem tem interesse por temas ligados à tecnologia, irá obter os subsídios necessários para recomendar as principais tendências digitais na área de finanças.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

O economista que deseja atuar ou atua no ramo do mercado financeiro, por exemplo, estará apto para desenvolver pesquisas para grandes empresas, planejamentos e auditoria. Por estar sempre atualizado com o que acontece no Brasil e no mundo no âmbito econômico, o profissional poderá se aprofundar no segmento da companhia que trabalha a fim de identificar as variações econômicas específicas. Ele poderá, inclusive, analisar fluxos de caixa e os investimentos ideais. No caso de uma auditoria, conseguirá checar se há alguma inconformidade e o que deve ser melhorado.

Uma outra área que tem se expandido muito é a da orientação ou consultoria financeira – atuando, se preferir, de forma autônoma. O especialista poderá dizer o melhor momento para se fazer um investimento ou vender ações, no caso de empresas, ou, como consultor pessoal, como fazer para organizar as próprias economias e as diferentes opções que a pessoa tem para investir o seu dinheiro.

Leia também: 5 canais de finanças para você acompanhar no YouTube

Hoje em dia, muitas pessoas têm buscado profissionais especializados para que as orientem sobre como mudar os hábitos de consumo, adequando-os à sua realidade financeira, receber instruções de como sair de uma dívida, de como aplicar uma renda extra etc. Com uma estratégia personalizada feita por esse profissional, ela conseguirá gerenciar de forma mais assertiva o seu dinheiro de acordo com o seu perfil e o que possui em caixa hoje alinhado com o objetivo final. Com a ajuda de um especialista, conquistará mais tranquilidade, segurança e, sobretudo, poderá definir um plano de ação real.

O especialista em Economia Financeira também irá se aprofundar em Econometria, contribuindo, por meio de um conjunto de ferramentas matemáticas e estatísticas, para que ele possa entender variáveis econômicas e buscar resultados mais concretos – que tem, vale destacar, uma influência direta no mercado financeiro também. O objetivo da Econometria é melhorar os modelos econômicos, fazendo testes e simulações a fim de encontrar uma solução mais viável.

Por que estudar Economia Financeira?

Com um mercado de trabalho cada vez mais concorrido e em busca de profissionais mais qualificados, fazer uma pós-graduação ou MBA hoje é essencial. A graduação sozinha se torna muito limitada. Além disso, as áreas de economia e finanças são muito prósperas e imprescindíveis para qualquer empresa, independente do porte. Ao estudar e obter uma certificação de Economia Financeira, você irá expandir os seus conhecimentos e obter métodos e técnicas alinhados com o que há de mais atual.

A demanda por profissionais com esta especialização está cada vez maior no mercado. Por isso, o curso também é direcionado para quem está começando a sua trajetória em grandes instituições e tem o objetivo de subir de cargo ou que está em busca de oportunidades de trabalho, pois estará um passo à frente de quem ainda não tem um MBA – além de demonstrar interesse pela atualização e aprendizado contínuo.

E se você está procurando um curso que oferece maior flexibilidade e comodidade, o formato online é uma das grandes opções e muitas pessoas, agora que estão trabalhando home office, têm aproveitado esse momento para investir nas especializações a distância. Conheça o curso de MBA em Economia Financeira com duração de 6 ou 10 meses, na modalidade EAD. Em um curto tempo e conteúdo aprofundado, você poderá obter a sua certificação. Confira as informações e já planeje o próximo passo na sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades