MBA em Empreendedorismo Contábil é ideal para você: veja motivos

imagem para ilustrar o texto de MBA em Empreendedorismo Contábil

Você é contador e atua na área de ciências contábeis gerenciando o próprio negócio ou esse é seu desejo profissional para um futuro próximo? Então, o MBA em Empreendedorismo Contábil é perfeito para você! Gerenciar o próprio negócio é uma tarefa exigente, mas com a capacitação certa a atividade pode se tornar muito mais tranquila.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Além disso, saiba que você não está sozinho! Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, há, em média, 520 mil profissionais de contabilidade espalhados pelo Brasil e pouco mais de 73 mil organizações contábeis em todo o território nacional.

E o propósito do MBA em Empreendedorismo Contábil é ensinar esses profissionais a atualizarem o seu portfólio com conceitos de administração, consultoria, liderança e empreendedorismo para que possam se destacar na área. 

O mercado para o empreendedor contábil 

O Empreendedorismo Contábil vem se destacando profundamente. Nos últimos tempos, o mercado cedeu espaço e ofereceu possibilidades para que os contadores pudessem empreender. 

Embora, no Brasil, essa área só tenha começado a se desenvolver há poucos anos. Segundo os dados do Conselho Federal de Contabilidade, ao comparar os anos de 2018 e 2020, houve um aumento significativo em contadores que deixaram seus trabalhos autônomos ou com carteira registrada para empreender em 2018. 

Com essa valorização do setor, as novas empresas de contabilidade podem oferecer serviços mais complexos e com maiores planejamentos estratégicos. Certamente ainda tem muito espaço para que o profissional contábil cresça e se desenvolva no mercado de empreendedorismo. 

São muitos os motivos para investir nessa área: os benefícios, a oportunidade de crescimento financeiro e o destaque profissional. Mas é claro que, para obter sucesso, é preciso conhecer os desafios da área e superá-los, saber o que vai enfrentar e estar preparado tecnicamente para enfrentá-los. 

Por que investir no MBA em Empreendedorismo Contábil?

Como visto anteriormente, o setor do empreendedorismo contábil está em expansão. É um bom momento para investir no aprofundamento da área, em novos campos de atuação e em novas experiências, como abrir seu próprio negócio. 

Para alcançar tudo isso, você pode contar com o MBA em Empreendedorismo Contábil. O curso tem o objetivo de atualizar o profissional de contabilidade na área, dando ênfase em princípios não tão explorados durante a graduação, como conceitos de administração, consultoria, liderança e empreendedorismo.

Portanto, o propósito do curso é especializar e preparar contadores que desejam abrir seu próprio negócio, especialmente aqueles que já trabalham de forma autônoma. 

O  MBA em Empreendedorismo Contábil também tem outros objetivos específicos, como conscientizar sobre os temas relacionados à liderança e empreendedorismo, articular conceitos relacionados ao ciclo de vida do processo de consultoria para prestação de serviços e sensibilizar com relação à ética nos negócios.

Todos esses conceitos são trabalhados durante os meses de duração do curso. As aulas são ministradas por professores capacitados e as disciplinas são coerentes com o propósito do MBA, sendo elas:

  1. Ética nos negócios;
  2. Estratégia executiva ;
  3. Empreendedorismo;
  4. Ciclo de vida do processo de consultoria; 
  5. Liderança;
  6. Análise das demonstrações contábeis ;
  7. Contabilidade tributária;
  8. Princípios e pronunciamentos contábeis;
  9. Gerenciamento e planejamento tributário.

A abordagem desses temas proporciona ao aluno a oportunidade de conhecer a contabilidade por outro ângulo, assim como desenvolver um comportamento e pensamento empreendedor, criando estratégias de negócios. Também trabalha conceitos de lideranças, assunto de grande relevância para quem tem sua própria empresa. 

Ou seja, além de fortalecer o conhecimento sobre a área de formação que é a contabilidade, o aluno do MBA também aprenderá sobre a realidade do empreendedorismo e especialmente qual a melhor maneira de liderar, assim como receberá lições valiosas acerca da sensibilidade para lidar com questões éticas. 

Qual o perfil do aluno do MBA em Empreendedorismo Contábil?

É importante ressaltar que essa especialização é especialmente para os contadores por formação. Portanto, esse aluno já possui características mais específicas, geralmente têm um poder de análise mais aguçado, assim como uma capacidade mais intensa de síntese reflexiva.

Além disso, é dono de uma postura que favorece o autodesenvolvimento, com uma capacidade especial para a aprendizagem autônoma e dinâmica. Esse indivíduo costuma ter habilidades para a organização, respeitando e honrados os prazos e os seus compromissos. 

Também tem disciplina para manter o foco e é proativo, mas não perde a flexibilidade e a versatilidade para se adaptar às novas formas de ensino. Trabalha bem em equipe e sabe compartilhar suas ideias com o grupo.

Além disso, está antenado às tecnologias e aos recursos digitais. É motivado e costuma estar atento aos seus processos internos, ou seja, levando a sério o  autoconhecimento.

É válido ressaltar que todas essas características podem ser desenvolvidas ou melhoradas, basta empenho e dedicação. Isso e o conhecimento técnico podem ser aprimorados com empenho e dedicação durante o MBA em Empreendedorismo Contábil, com duração de 6 meses e 10 meses. Agora que você já conhece o curso com mais detalhes, que tal fazer a sua matrícula?

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!