Ir para o conteúdo
Você na Pós

MBA em Gestão de Farmácia e Drogaria: o que oferece?

Em um cenário em que a competitividade se acentua, as margens de lucro diminuem, as exigências regulatórias se tornam cada vez maiores e o consumidor tem mais acesso a informações, é preciso que as farmácias e drogarias modernizem o seu modelo de negócio e passem a contar com profissionais cada vez mais preparados. Com isso, surge a necessidade de investir no MBA em Gestão de Farmácia e Drogaria.

Nesse cenário, é necessário que as pessoas que atuam nessa área estejam preparadas para lidar com assuntos regulatórios e para a gestão de seus produtos, serviços, clientes, preços, estoques, processos, pessoas e comunicação com o mercado. Por isso, é importante investir na aprendizagem e cursar um MBA.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Atualmente, o perfil profissional exigido para atuar nesse segmento é de pessoas capazes de otimizar recursos, identificar oportunidades e propor rapidamente soluções para as demandas externas e internas da empresa. Estas capacidades são decisivas para a melhoria da competitividade, sustentabilidade e permanência da empresa no mercado.

Então, profissionais graduados, como farmacêuticos, gerentes-farmacêuticos, gestores, administradores e outros que estejam inseridos ou que desejam inserir-se no segmento de gestão de farmácias e drogarias podem cursar este MBA, que vai trazer todos os conhecimentos necessários para atuar na área.

Quais os objetivos do MBA em Gestão de Farmácia e Drogaria?

O principal objetivo do MBA em Gestão de Farmácia e Drogaria é apresentar aos estudantes as principais ferramentas de administração de farmácias e drogarias e sua importância na diferenciação e manutenção da empresa no mercado. O aluno também será capaz de realizar análises que envolvem o mercado farmacêutico.

Além disso, o curso fará com que o profissional consiga fazer a elaboração de planejamentos estratégicos de diferenciação de serviços, além de ter a aprendizagem correta para gerir adequadamente as finanças e estoques da farmácia implementando uma gestão de custos eficiente, bem como trabalhar com uma parceria melhor com os laboratórios farmacêuticos.

Os objetivos ainda incluem:

✔ Melhorar a motivação e produtividade dos funcionários;

✔ Entender e gerenciar melhor as obrigações legais;

✔ Criar ferramentas de fidelização e estratégias de marketing;

✔ Aprender a criar objetivos alcançáveis e atender às demandas de mercado.

Quais são as competências desenvolvidas com o curso?

Com o MBA em Gestão de Farmácia e Drogaria, o profissional será capaz de identificar necessidades, oportunidades e ameaças do setor varejista farmacêutico e propor soluções eficientes para atender as demandas externas e internas da empresa, bem como implementar métodos operacionais e gerenciais em Farmácias ou Drogarias. 

Assim, será possível otimizar os recursos humanos e financeiros para a ampliar a competitividade da empresa no mercado, além de desenvolver e implementar projetos de planejamento estratégico comercial, de marketing e de gestão de pessoas e atender às demandas dos assuntos regulatórios.

A pessoa que optar por este MBA poderá atuar e estará preparado para tomar decisões visando a força de trabalho e atendimento ao consumidor. Para isso, os profissionais devem desenvolver competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas pela excelência do atendimento prestado.

Além disso:

✔ Saberá manter a confidencialidade das informações a eles confiadas pelo público em geral e pela equipe de trabalho. A comunicação envolve  comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de tecnologias de comunicação e informação;

✔ Concorrer à posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade e de sua equipe de trabalho, envolvendo compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

 ✔ Estará apto a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que deve estar pronto para ser empreendedor, gestor, empregador ou liderança na equipe de saúde.

Após saber mais sobre o MBA em Gestão de Farmácia e Drogaria, aproveite também para conhecer outras opções de especialização Unopar na área da Saúde. Com a Unopar, você estuda a distância com total flexibilidade e autonomia e ainda garante diversos benefícios: acesso a mais de 200 cursos livres gratuitos, apoio de tutor 100% online durante a trajetória acadêmica, certificado digital em apenas 1 dia útil após a conclusão do curso e muito mais. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades