Ir para o conteúdo
Você na Pós

MBA em Gestão em Saúde: saiba tudo que o curso oferece

imagem para representar o curso de MBA em Gestão em Saúde

Quando pensamos na área da saúde, logo imaginamos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e dentistas, não é mesmo? Sempre em suas funções de assistência aos pacientes. Contudo, existe um outro lado muito importante nesta área: o gerenciamento de serviços de saúde. E você pode aprender tudo sobre ele no MBA em Gestão em Saúde.

Afinal, todo serviço de saúde, seja ele público ou privado, precisa de uma ótima gestão para que todas as engrenagens funcionem corretamente. Isso significa ter profissionais especialistas e qualificados para assumir tais funções, que envolvem a compreensão da legislação vigente, tecnologias emergentes, políticas públicas e muito mais.

Por isso, se você tem interesse em ser um gestor na área da saúde, este curso de especialização pode ser a sua escolha ideal. Porém, se você ainda tem dúvidas e quer saber mais detalhes do MBA, temos uma ótima notícia.

No artigo de hoje, explicamos tudo sobre essa pós-graduação. Continue lendo para descobrir se você pode se inscrever na pós, o que você vai aprender, as disciplinas do curso e muito mais.

MBA em Gestão em Saúde: todos os detalhes da especialização

Qualquer pessoa pode cursá-la?

Em primeiro lugar, vamos entender quem pode se inscrever no MBA. Para todos os cursos de pós-graduação, você precisa ter um diploma de graduação, seja ela bacharelado, licenciatura ou curso tecnólogo, para começar a sua especialização.

Neste caso específico, a regra também se aplica. Além disso, ele é recomendado para administradores, profissionais de saúde, como médicos, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas e enfermeiros, ou de áreas relacionadas, que tenham vontade ou já atuem na Gestão em Saúde.

Por que o MBA é importante para a minha carreira?

Descobriu que você pode cursar a pós? Então vamos para o próximo passo: entender um pouco mais de sua importância.

Cada vez mais, as lideranças executivas em ambientes de saúde precisam ter o conhecimento e o pensamento estratégico necessário para promover mudanças. Assim, possibilitando o desenvolvimento de competências para compreender e integrar os processos de assistência.

Isso significa que o conhecimento da graduação, bem como a experiência no mercado de trabalho, já não são o suficiente. Para se tornar apto a refletir, argumentar e guiar equipes de alta performance, especialmente diante da complexidade do sistema de saúde brasileiro, você precisa se especializar.

Então, para conseguir atuar em todos os níveis da atenção à saúde, interagindo com a rede tanto na atenção básica quanto no ambiente hospitalar, você pode optar pelo MBA. Ele fornecerá todas as ferramentas que você precisa para oferecer uma solução real às necessidades de mercado no Brasil.

Quais são os seus objetivos?

Com isso em vista, o curso tem objetivos bem claros. Ele foi desenhado para, durante a sua trajetória acadêmica, garantir que você seja capacitado para desempenhar a gestão em saúde alinhada com os objetivos estratégicos de uma organização.

Isso se aplica a todas as modalidades de atenção à saúde, no contexto da atenção primária, nos serviços de especialização e também na área hospitalar.

Sendo assim, você vai desenvolver competências para compreender e aplicar ferramentas e metodologias de gestão em saúde. Também vai ser capaz de aplicar o conhecimento aprendido na tomada de decisões assertivas, levando em consideração o pensamento crítico e a análise das melhores evidências.

E, por fim, vai conseguir atuar como um líder de equipe, encantando pessoas e agregando valor à sua instituição. Afinal, os cursos de MBAs são voltados à formação de líderes, gestores, empreendedores e administradores.

Que habilidades e competências vou desenvolver durante o curso?

Contudo, como você será capaz de fazer tudo isso? A resposta é simples: com todas as competências e habilidades que desenvolverá ao longo da pós-graduação.

Assim, você conseguirá empregar o pensamento crítico-reflexivo na tomada de decisão, sendo uma liderança estratégica, ética, responsável, assertiva, justa e embasada nas melhores práticas em saúde.

Confira abaixo todas as habilidades:

  • Aplicar normas e regulamentações que operam o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Saúde Suplementar no Brasil;
  • Usar as teorias da administração e inovações científicas e tecnológicas sobre a temática para tomar decisões;
  • Fomentar a segurança do paciente, gestão de risco, cultura justa e processo da inovação em qualidade hospitalar;
  • Aplicar a auditoria em saúde para garantir adesão e adequação às normas de qualidade e legislações vigentes;
  • Identificar os princípios, metodologias e ferramentas do Método Ágil na Gestão em Saúde;
  • Atuar como líder de equipe, valorizando a comunicação assertiva interpessoal e organizacional;
  • Aplicar o pensamento estratégico crítico e reflexivo na agregação, aplicação, recompensa, desenvolvimento e manutenção de pessoas em uma organização de saúde;
  • Educar, no âmbito da educação permanente em saúde, tendo como valores a aprendizagem cotidiana e comprometida com os coletivos e com as organizações;
  • Fomentar o pensamento inovador e uso de informática e tecnologias inovadoras.

Qual é a sua grade curricular?

Para que todas as competências sejam desenvolvidas, você terá acesso a uma plataforma completa. É o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Ele concentra todos os materiais de suporte, como slides,indicações de leituras e a maior biblioteca virtual da América Latina, um sistema de tutoria e todas as videoaulas das disciplinas do curso.

Inclusive, a grade curricular é composta por 9 disciplinas, totalizando 360 horas de curso completamente online. Isso significa que você poderá estudar quando e onde quiser, se dedicando às seguintes disciplinas:

  1. Auditoria para assistência em saúde
  2. Aspectos legais e normatizações em saúde
  3. Gestão de clínicas e consultórios
  4. Estratégias de gerenciamento de gente
  5. Gestão da cadeia de suprimentos e resíduos de saúde
  6. Auditoria de custos em saúde
  7. Gestão da qualidade e acreditação hospitalar
  8. Tecnologia e inovação do trabalho em saúde
  9. Empreendedorismo

Então, depois de descobrir tudo sobre o MBA em Gestão em Saúde, o que está esperando para começar a sua pós-graduação online em 10 meses? Acesse a página e se inscreva ainda hoje, dando mais um passo rumo aos seus objetivos de carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades