Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como crescer profissionalmente e atingir os objetivos de carreira?

imagem para ilustrar o texto de crescer profissionalmente

Para muitos, ter uma carreira bem estruturada e ser bem remunerado é sinônimo de sucesso. Para chegar a esse patamar, é preciso crescer profissionalmente através de algumas boas práticas. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Entre essas atitudes, estão ser persistente no cumprimento das suas metas, focar no seu objetivo principal e criar um bom networking, entre outras atenções que todo profissional deve tomar. 

Confira neste artigo as principais práticas que te levarão ao sucesso!

6 dicas para crescer profissionalmente

1 – Seja persistente

Na sua trajetória profissional, você vai encontrar diversos desafios que vão causar imprevistos e parecer insuperáveis no primeiro momento, e você vai precisar confiar no seu potencial para superar cada obstáculo. 

Seja persistente e não se desmotive diante de situações inesperadas. Por mais que pareça algo difícil de ser resolvido, você precisa ter inteligência emocional e se manter calmo para pensar racionalmente e encontrar uma saída. 

Lembre-se que para chegar no sucesso é necessário passar por muitos desafios, então se você não tiver a persistência como um dos seus pontos básicos, será mais difícil alcançar os seus objetivos. 

2 – Tenha foco no seu objetivo principal

Ter foco é um fator essencial para conseguir alcançar o sucesso, seja para a realização das atividades cotidianas ou para não se esquecer de alcançar a meta que você planejou. 

Para que você tenha a clareza do caminho que precisa percorrer, a dica é que você trace pequenas metas, mais fáceis e rápidas de serem executadas, que, conforme são atingidas, levam você até seu objetivo principal.

Este planejamento é essencial para que você sempre saiba qual é o próximo passo que precisa ser dado e, mesmo diante de um imprevisto, pensar em um plano secundário a ser executado para chegar onde deseja. 

Como nós temos dificuldade de enxergar ideias abstratas, por exemplo o conceito de ter sucesso profissional, criar metas menores que vão se tornando mais complexas conforme vão se aproximando do objetivo principal ajuda a gente a visualizar maneiras práticas de chegar até o nosso ideal, e executá-las conforme o seu planejamento.

3 – Faça um planejamento de carreira

Quando você planeja passo a passo, o caminho para chegar até seu objetivo principal fica mais fácil. O planejamento precisa ser bem estruturado para que você consiga definir os planos e já entender quais são os problemas que podem surgir.

Além disso, a partir do momento que você cria um planejamento de carreira, você passa a ter controle sobre o desenvolvimento da sua vida profissional, sabendo quais são os cargos que você precisa ocupar, quanto tempo precisa passar em cada um deles, as empresas que possibilitam que você chegue onde deseja, a remuneração que você almeja, entre outras ambições ocupacionais. 

Seja flexível quanto ao seu planejamento, pois imprevistos podem acontecer, obrigando que você refaça alguns passos. Mas tenha sempre em mente seu maior objetivo, pois ele será o seu norte e, por mais que os planos mudem, o resultado final sempre deve ser chegar até ele.

4 – Saiba se comunicar com seus colegas de equipe

Uma boa comunicação é a chave para conseguir conquistar a confiança e parceria dos seus colegas de time e, juntos, conseguirem chegar em uma entrega cuja qualidade será muito superior ao que seria com um trabalho individualizado.

Não se sinta inseguro de conversar com seus colegas de trabalho e pedir ajuda quando necessário. Se um outro colaborador demonstrar dificuldade em executar determinada atividade, se voluntarie para ajudá-lo.

É nesta troca de experiências e companheirismo que você adquire bagagem prática e teórica para crescer na carreira, se tornando um profissional mais completo e pronto para enfrentar qualquer desafio. 

5 – Faça um bom networking

Ter uma rede de contatos forte é um passo essencial para quem deseja crescer profissionalmente. Isso porque muitas boas oportunidades são mais facilmente alcançadas quando você possui a confiança de alguém que já faz parte da equipe de um projeto e te recomenda como colaborador. 

Portanto, mantenha um bom contato com seus antigos colegas de trabalho, amigos de faculdade e professores, pois são esses os profissionais que podem te indicar para bons cargos e permitir que você faça um grande avanço na carreira. 

Também é importante dedicar parte da sua atenção ao seu perfil no LinkedIn, uma rede social perfeita para fazer contatos e encontrar boas oportunidades de emprego. Um networking bem feito nesta plataforma faz você progredir rapidamente na sua carreira.

6 – Invista em uma pós-graduação

Se especializar na sua área de atuação é a principal forma de se preparar e dar um grande passo rumo à realização profissional. 

Além de criar uma grande bagagem de conhecimento em você, ter uma especialização possibilita muitas boas oportunidades e é um bom diferencial em qualquer processo seletivo, pois todas as grandes empresas priorizam candidatos pós-graduados para ocuparem seus cargos mais importantes.

Para crescer profissionalmente, você precisa investir em uma boa pós-graduação e, aqui, você encontra o melhor conhecimento por um custo benefício excelente e a possibilidade de se especializar sem sair de casa.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades