Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Mercado de trabalho para mais de 50 anos: como conseguir uma vaga?

mulher com rosto de pensativa para ilustrar texto sobre mercado de trabalho para mais de 50 anos

O mercado de trabalho para mais de 50 anos pode parecer uma coisa assustadora à primeira vista. Mas, apesar de ser algo tido quase como um tabu antigamente, hoje esse quadro mudou. Se anteriormente as empresas tinham resistência para contratar profissionais mais velhos, hoje em dia isso já não acontece mais, principalmente devido ao aumento da expectativa de vida do brasileiro. Cada vez mais as pessoas estão chegando nessa faixa etária ainda bastante ativas e com necessidades financeiras semelhantes às que tinham quando eram mais jovens.

Os profissionais com mais de 50 anos não apenas já demonstraram ter a mesma capacidade de acompanhar o ritmo produtivo das companhias como experiência para compartilhar com o quadro de funcionários. Estudos já mostraram que os profissionais dessa faixa etária são mais dedicados e apresentam um maior comprometimento com as metas da empresa, nos mais diferentes setores de atuação.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Além disso, os profissionais mais experientes estão mais preparados para maiores desafios e possuem mais bagagem para enfrentar desafios e contribuir mais para o sucesso da empresa.

O mercado de trabalho para mais de 50 anos

A presença de profissionais com mais de 50 anos no mercado de trabalho pode ser cada vez mais constante, mas não devemos esquecer que esse mesmo mercado de trabalho é extremamente dinâmico e está mais competitivo a cada ano. Assim como qualquer outro profissional de qualquer faixa etária, os mais velhos e experientes precisam sempre buscar atualizações, investir em conhecimento e estar sempre prontos para aprender alguma nova habilidade ou função.

A tecnologia, por exemplo, costuma ser um obstáculo para os profissionais mais velhos. Em constante atualização e com um dinamismo de mudanças muitas vezes difícil de acompanhar até por pessoas mais jovens, estar atualizado com as soluções e aplicações tecnológicas em uso pela sua empresa é fundamental para se manter valorizado em seu trabalho e no mercado em geral. 

Não há como fugir da tecnologia nos dias de hoje, então, é importante para os profissionais mais velhos fazerem dela uma aliada, por mais que as novas gerações tenham mais afinidade com esse universo. Lembre-se que a internet faz parte desse mundo tecnológico e estar familiarizado e ter presença sólida em redes sociais profissionais e conhecer sites e aplicativos relativos à sua área de atuação também são importantes para se estar em dia com esse mundo. Se houver alguma dificuldade, não há nada de errado em pedir ajuda. O importante é não se deixar ficar para trás.

Outro ponto essencial para quem está nessa faixa etária e procura novas oportunidades de emprego, se recolocar no mercado de trabalho ou mesmo se continuar valorizado e estável em sua posição atual é manter seu conhecimento sempre atualizado. Participar de cursos, eventos, feiras, palestras e seminários – de forma presencial ou online – é uma excelente maneira de se manter atualizado com as novas tendências ou diretrizes de sua área de atuação. 

Por ser uma pessoa com mais experiência e bagagem profissional, estar sempre atualizado com o seu setor de trabalho se torna uma evidente vantagem em relação aos profissionais mais jovens. Participar de eventos assim vai valorizar ainda mais sua experiência em seu currículo, mostrando para as empresas que você tem o perfil que elas tanto procuram: alguém com experiência no ramo, totalmente atualizado com as tendências atuais e com a habilidade de entender problemas e buscar as melhores soluções para cada situação e desafio. 

Leia também: Conflito de gerações no ambiente de trabalho: como lidar?

É importante valorizar isso ao máximo, e mostrar para as empresas como sua vivência profissional pode ser útil. Por fim, o mercado de trabalho para os profissionais com mais de 50 anos não muda em nada quando o assunto é educação. Não importa a sua idade e sua formação profissional, é fundamental estar investindo em uma especialização ou até mesmo para se atualizar com as possíveis novas vertentes e desdobramentos de sua área de atuação. 

Não importa sua idade. Investir em um curso de pós-graduação é sempre uma boa alternativa para enriquecer seu currículo, mostrar que sua experiência está sendo sempre renovada e atualizada e que você não perde oportunidades de se aperfeiçoar em sua área de atuação. Com o mercado de trabalho para mais de 50 anos agitado, sempre recicle suas qualificações, busque uma boa especialização e, assim, as oportunidades vão surgir.  Para começar, conheça alguns cursos gratuitos que vão trazer mais conhecimento.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades