Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como planejar a transição de carreira sem medo? Saiba o que fazer!

seta indo no sentido contrário de outras para indicar planejar transição de carrei

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Survey Monkey em 2020, nove em cada dez brasileiros estão infelizes em seu atual ambiente de trabalho. O estudo realizado em 21 estados brasileiros constatou que 64% dos trabalhadores têm como objetivo planejar a transição de carreira.

Mas é importante também saber escolher qual caminho seguir: de acordo com uma pesquisa feita pela Dell, estima- se que, em 2030, 85% das profissões que conhecemos atualmente irão morrer, como secretários e assistentes que já estão sendo substituídos por aplicativos no celular que fazem gerenciamento e otimização de tempo e compromissos.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Por outro lado, mudar de emprego é sempre um grande desafio, mas fazer a transição de área de atuação é um desafio ainda maior, principalmente para os profissionais que já passaram dos 40 anos. O que chama mais a atenção dos dados das pesquisas é observar que esse é o público mais insatisfeito e mais propensos a procurar novos ambientes profissionais.

5 dicas para planejar a transição da carreira sem medo de se arriscar

1 – Comece de dentro da empresa

Mudar a sua área de atuação e continuar na mesma empresa pode ser uma boa saída para acabar com a frustração do trabalho e, ao mesmo tempo, alcançar novos desafios. Muitas empresas abrem o processo seletivo de novas vagas internamente antes de publicá-las para o público de fora, o que pode significar uma oportunidade para os funcionários internos.

Neste caso, é interessante começar a manter um diálogo com as pessoas do setor em que você deseja atuar e mostrar que você tem interesse em fazer parte dessa equipe. Participe de eventos voltados para a nova área, invista em cursos e uma pós-graduação que te dê mais embasamento e pesquise muito sobre o assunto para poder aprender ao máximo e mostrar o porquê você deveria ser contratado.

2 – Defina objetivos a curto, médio e longo prazo

Fazer a transição de área não pode ser uma atitude de impulso. Você precisa de uma estratégia para poder seguir um caminho profissional. Primeiramente, entenda qual o momento da sua vida profissional atual, analise o seu nível de insatisfação, veja quais são as suas prioridades e entenda até onde você pode ir. 

Outra pergunta que o profissional deve se fazer: é isso que eu quero fazer nos próximos anos da minha vida? A mudança de carreira é trabalhosa e complicada e refazê-la depois de poucos anos ou meses nem sempre é viável e pode passar para os recrutadores a ideia de que você não sabe o que quer ou é um funcionário instável. Tenha certeza da mudança antes de bater o martelo e firmar sua decisão.

3 – Estude o seu novo objetivo

O que a nova posição profissional pede de você? Uma boa formação profissional? Experiência na área? Boas referências de trabalho? Antes de embarcar em uma especialização ou participar de diversos processos seletivos para a função que você espera, observe bem quais são as habilidades mais cultivadas pelos profissionais que já estão aonde você quer chegar. 

Algumas funções precisam de mais base teórica para serem bem feitas e uma profissionalização seria essencial. Em outras, é necessário colocar “a mão na massa” para conseguir entrar no mercado. Existem ainda algumas profissões que necessitam de mais desenvolvimento de soft skills para que você consiga se destacar e fazer o trabalho fluir de forma harmoniosa.

4 – Networking é essencial

Caso você já esteja decidido em mudar de emprego e não tenha enxergado nenhum espaço na atual empresa que participa, é importante conversar e participar de eventos da área para trocar ideias e descobrir caminhos para chegar até onde você quer estar. Um curso de especialização é uma ótima forma de entrar em contato com professores que já estiveram ou ainda estão dentro do mercado.

Por isso, aproveite e desfrute do networking para conseguir o máximo de informação possível. Outra forma de entrar em contato com os profissionais é participar de eventos sobre o tema: palestras de marketing, eventos de informática e feiras de tecnologia. Tudo conta para se aprofundar no universo novo que você deseja entrar.

5 – Esteja aberto a estágios e trabalhos voluntários

Nem sempre a oportunidade surge na primeira tentativa, mas um estágio ou trabalho voluntário para acrescentar no currículo pode ser a grande chave para abrir as portas desse novo caminho. Além disso, muitas equipes de recrutamento enxergam esse esforço a mais como uma forma de mostrar que está decidido a mudar de área, se especializar e aprender, começando do zero, e que, provavelmente, essas qualidades serão um reflexo do seu trabalho na empresa.

Você está pronto para mudar de área e planejar a transição de carreira? Use as nossas dicas e embarque nessa nova jornada profissional. Saiba também como se preparar para ganhar destaque no mercado de trabalho. Agora, aproveite a promoção de fim de semana e, até 09/08/2021, faça o seu curso de pós-graduação EAD em 6 meses com 60% de bolsa. Confira a oferta!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades