Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

O que o mercado de trabalho valoriza? Descubra as respostas

pessoas unidas pelas mãos para representar trabalho em equipe no mercado de trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo, obrigando os profissionais a se reinventar e mostrar que tem sempre mais a oferecer.  Segundo os recrutadores, um bom perfil técnico não é mais o suficiente para uma vida profissional bem-sucedida. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

9 atitudes que o mercado de trabalho valoriza

As empresas procuram candidatos que saibam se posicionar adequadamente em situações de crises, desafios e imprevistos. Sendo assim, continue lendo para conhecer essas características importantes para as empresas.

1 – Protagonismo

No mercado de trabalho, ser protagonista significa tomar as próprias decisões e assumir a responsabilidade pela sua vida profissional. Quando uma pessoa tem esse valor, ela não permite que o seu destino fique nas mãos da empresa, logo tem comprometimento com entregas e autoconfiança. 

2 – Flexibilidade 

Com os atuais acontecimentos, as empresas têm valorizado muito mais a flexibilidade e o profissional que sabe lidar com as mudanças. Essa característica também é importante para enfrentar as transformações causadas pela tecnologia que obrigam o mercado a acompanhá-las.

3 – Comunicação 

Um levantamento global feito pelo LinkedIn, em 2020, mostrou que a soft skill mais valorizada pelas empresas foi a comunicação. Nos últimos anos, a habilidade de se comunicar voltou a ser de grande importância. É importante que as mensagens não tenham ruídos e sejam compreendidas por todos e em qualquer lugar. Mesmo com toda evolução tecnológica, a humanidade se faz essencial quando o assunto é se comunicar com outras pessoas. 

4 – Trabalho em equipe 

Toda empresa é composta por pessoas, logo, nenhum trabalho é feito de forma independente. Por isso, os profissionais que sabem trabalhar em equipe são muito valorizados. Ser dono de um espírito que sabe trabalhar em equipe é um dos principais fatores para crescer na carreira e para o sucesso da organização. Uma equipe de sucesso é composta por pessoas que unem seus talentos, habilidades, pensamentos e ideologias e aplicam no melhor da empresa. 

5 – Resiliência 

Essa característica vem acompanhada da inteligência emocional. É muito importante para o empregador que o funcionário saiba lidar com crises sem deixar abalar a sua produtividade. A melhor forma de conquistar a resiliência é através da vivência e das experiências. Com cada situação que você vive, mais força adquire. 

6 – Comprometimento 

Demonstrar comprometimento com a empresa é uma das formas mais assertivas de ganhar destaque profissionalmente. Ir além do seu trabalho, pensar fora da caixa e sair da zona de conforto são qualidades muito procuradas no mercado de trabalho. Uma forma de mostrar isso aos chefes é entregando as demandas no prazo, evitar faltas e atrasos e mostrar que está disponível para desafios, além de levar as responsabilidades a sério. 

7 – Demonstre interesse 

Não tenha receio em fazer perguntas. Isso demonstra interesse e faz com que você pareça que está tentando progredir. É uma forma inteligente de ganhar destaque e ser percebido pelos líderes. Faça perguntas inteligentes e tente pesquisar antes de perguntar, assim você vai ter como continuar a conversa. 

8 – Seja detalhista 

Estar atento aos detalhes significa que você é observador e focado. Procure perceber como funcionam os processos e encontre soluções inovadoras. Além disso, profissionais detalhistas têm mais oportunidades de ter um bom desempenho na empresa.

9 – Seja pró-ativo 

Essa característica não sai de moda e é muito amada e procurada no mercado de trabalho. De maneira geral, ser pró-ativo significa trazer soluções inovadoras para qualquer tipo de problema.  

Todas essas características são muito admiradas, respeitadas e procuradas independentemente da área de atuação, mas são adquiridas através da experiência e das vivências. 

Não conquistamos toda essa bagagem de uma hora para a outra, é preciso se arriscar e fazer experimentações. Saber ser ousado e procurar o crescimento pessoal e o autoconhecimento também são características procuradas em profissionais. 

Desenvolva sua carreira para se adequar ao mercado de trabalho, adquira mais conhecimento e desenvolva suas características pessoais com os nossos cursos de pós-graduação 6 meses. Eles são intensivos, disponíveis em diversas áreas de conhecimento e, com certeza, vão dar um empurrãozinho para a valorização que você deseja. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades