Ir para o conteúdo
Você na Pós

Por que a especialização em Educação é tão importante para atuar na área?

professora em sala de aula com duas crianças para ilustrar texto sobre especialização em Educação

Para quem trabalha na área de Educação e busca uma ascensão na carreira, é importante estar atento às opções de pós-graduação. Além de valorizar o currículo, os cursos também ajudam a dar um foco no segmento que deseja atuar, atualizar o conhecimento, entre muitos outros benefícios. Que tal entender mais sobre a importância de uma especialização em Educação?

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Por que fazer uma especialização em Educação?

Em um mercado extremamente competitivo, é preciso buscar o aperfeiçoamento profissional. É nesse quesito que uma pós-graduação pode ser a solução. Na área de Educação, por exemplo, existe uma variedade de segmentos, como gestão escolar, docência, educação inclusiva e diferentes metodologias de aprendizagem. 

Outro fator é que o ensino online está crescendo cada vez mais e, dessa maneira, é exigido que os profissionais sejam capacitados nessa questão. Claro que, além disso tudo, há as perspectivas de crescimento profissional e bons salários. 

Como escolher o melhor curso?

As diferentes opções de cursos de especialização para trabalhar com Educação podem gerar muita dúvida sobre qual escolher, especialmente se você ainda não tem uma ideia concreta de qual segmento quer seguir profissionalmente. Nessa questão, o fundamental para começar uma pós é avaliar alguns pontos, entre eles:

1 – Qual curso aperfeiçoaria sua área de atuação atual

Analise as opções que estão dentro do ramo que você já atua. Assim, fica mais fácil tanto na hora de colocar em prática os conhecimentos teóricos quanto alavancar a carreira. 

2 – Com qual público tem vontade de trabalhar

No caso da educação inclusiva, o curso é voltado para adquirir conhecimentos e habilidades para trabalhar com grupos especiais, como alunos com Síndrome de Down, autistas, entre outros. 

3 – Que tipo de trabalho pretende fazer na área da Educação 

Quais são os seus projetos a longo prazo na área? Se você quer ir além da sala de aula, pode levar isso em consideração na hora da escolha. Além desses fatores, é importante pesquisar bastante para escolher a área que mais atende seu perfil e suas expectativas profissionais, verificar a reputação da instituição de ensino, analisando alguns critérios com mensalidade, grade curricular, suporte ao aluno e o ensino a distância. 

banner sobre o e-book com tendências de carreira na área de Educação e Tecnologia

Quais são as principais opções de especialização em Educação?

Os cursos têm duração entre 6 a 10 meses e são oferecidos em formato EAD, com aulas online, e ministrados por profissionais especializados, professores mestres e doutores nos temas abordados. Eles se destinam aos profissionais e educadores das diversas áreas do conhecimento, interessados em se aprofundarem nos temas relacionados à cada curso. Que tal dar uma olhada nas opções?

Docência no ensino superior

O curso se propõe a formar especialistas de diversas áreas do conhecimento para o exercício da docência na educação superior através da instrumentalização dos docentes com metodologias, práticas, recursos didáticos e pedagógicos atualizados.

Leia também: Pós-graduação para quem fez Pedagogia: 6 opções de cursos

Alfabetização e Letramento

Nesse curso, aprende-se formas de prevenção e a análise de problemas de aprendizagem e de ensino gerados no contexto educacional, as interferências de natureza político-econômico-social na educação e suas consequências. 

Dessa forma, o estudante adquire a percepção de si como agente educacional e corresponsável pelo êxito do processo de alfabetização e letramento, se tornando capacitado para orientar adequadamente professores, outros profissionais e família dos alunos em processo de alfabetização e letramento.

Arte Educação

Essa especialização capacita educadores para operar com as linguagens da arte – em quatro de seus segmentos: artes visuais, teatro, dança e música – na prática docente e enfrentar os desafios do cotidiano escolar, reafirmando a importância das formas de expressão artísticas para o desenvolvimento social e individual dos estudantes. 

Docência na Educação Profissional e Ensino Técnico

O curso ajuda a intensificar conhecimentos teóricos acerca das concepções de educação no mundo contemporâneo, refletindo sobre a realidade educacional da Educação Profissional de Nível Técnico. 

Além disso, ao observar as dificuldades, resultados e tendências, o aluno consegue conhecer as políticas da Educação Profissional de Nível Técnico no Brasil baseadas em metodologias educacionais utilizadas no ensino de nível técnico e ampliar o conhecimento sobre os fundamentos legais que regem a Educação Profissional de Nível Técnico na atualidade.

Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial

Esse curso de pós-graduação oferece oportunidades para que os educadores se apropriem de conhecimentos, sobre o ensino inclusivo, com base em contribuições teóricas, práticas e documentos oficiais sobre o tema.

A partir das teorias estudadas, o profissional se torna capaz de implementar e avaliar propostas educacionais sustentadas nos conceitos, princípios e valores da escola para todos e promover discussões acadêmicas sobre práticas da educação inclusiva (Atendimento Educacional Especializado – AEE).

Quer conhecer outras opções de especialização em Educação? Então, confira os cursos de pós-graduação em Educação e faça hoje a sua matrícula!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades