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Tendências e Inovação

Metodologia SMART: saiba como usá-la para planejar sua carreira

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O início da vida profissional é repleto de incertezas, mas muito aprendizado. Com o passar dos anos, adquire-se experiência e, a maioria dos profissionais, busca planejar e seguir um plano de carreira. Para algumas pessoas esta pode ser uma tarefa simples, mas para outras nem tanto. Se, no futuro, você deseja alcançar bons resultados profissionais, conheça e entenda a metodologia SMART criada por Peter Ducker – um dos nomes mais importantes da administração – e como ela pode contribuir para uma carreira bem sucedida. 

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O que é metodologia SMART

SMART significa: Specifc, Measurable, Attainble,  Relevant e Time bound ou em português: específico, mensurável, alcançável, relevante e temporal. Estas são etapas de um planejamento inteligente que pode ser aplicado em diferentes setores, principalmente entre profissionais que querem desenhar um plano de carreira.

S – Específico

Nesta primeira etapa você deve ser claro e específico em relação ao seu objetivo. Tenha em mente que este deve ser um desejo tangível, por exemplo: você é um analista e almeja o cargo de coordenador após um período de trabalho. Este é o seu objetivo, o que você precisará fazer para alcançá-lo?

M – Mensurável

Para alcançar o seu objetivo, é preciso traçar metas e mensurá-las. Sendo assim, acompanhe o seu crescimento como profissional, sua evolução nas tarefas realizadas e relacionamento com as pessoas, peça feedbacks ao seu gestor e avalie todas as conquistas. Com isto, você saberá se está indo no caminho certo ou se precisa mudar alguma estratégia.

A – Atingível

O ponto mais importante em relação a sua meta é que ela seja atingível, afinal de nada vale todo um esforço e não conseguir concretizar. Por isso, é importante que seu objetivo seja realista. Usando o exemplo anterior, é mais plausível você ser um analista e se tornar um coordenador em um período de um ano. Já, tornar-se gerente no mesmo período, provavelmente não será possível, se você for por este caminho a chance de frustração é grande.

R – Relevante

A sua meta deve ser relevante para a sua carreira e para a empresa. Pergunte-se se é nesta posição mesmo que você deseja estar, se isso vai agregar na sua vida. Avalie as vantagens e desvantagens deste objetivo. A ideia aqui é que as vantagens se sobressaiam, caso contrário seu propósito poderá ser um fracasso. 

Como em uma empresa você também depende de outras pessoas para que sua meta seja conquistada, se mostre necessário e solicito aos seus gestores e equipe. Desta forma, as chances de promoção serão maiores.

T – Temporal

O último (um dos mais importantes pontos) é o tempo.  Para uma meta ser alcançada com sucesso é importante estabelecer um prazo. Assim, também será mais fácil de acompanhar a evolução do seu plano. Dentro deste período, estabeleça metas secundárias que devem ser batidas em prol da principal.

Um dos planos que você pode estabelecer para a sua carreira é a especialização. Atualmente existem diferentes modelos que de adaptam às suas necessidades, são aulas presenciais, EAD de longo e curto prazo. Entenda qual é a melhor para o seu perfil e escolha o curso.

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