Métodos Ágeis: saiba como utilizar na sua empresa

No começo de qualquer projeto,  é muito importante escolher uma metodologia para realizar as demandas propostas, assim como todo o seu planejamento. Aplicando métodos ágeis, a sua equipe irá focar somente naquilo que é necessário, tornando o processo mais prático e eliminando possíveis “entraves” durante a execução. 

O método consiste em tornar as ações mais objetivas no começo, meio e fim de toda a operação envolvida na realização do seu planejamento. Contudo, será que a metodologia ágil é a escolha ideal para você ou para a sua empresa? Como é aplicada? Quais são os processos e ferramentas? Descubra agora!

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O surgimento de Métodos Ágeis 

Em 2001, no estado norte-americano de Utah, uma reunião entre 17 pessoas focadas em discutir e otimizar a gestão de processos de softwares marcou o surgimento do Manifesto Ágil. O documento é responsável pela criação do que conhecemos hoje como metodologia ágil e que baseia-se em 4 valores: 

  • Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas; 
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente; 
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos; 
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano. 

Junto com esses valores, encontram-se mecanismos otimizados para tornar os processos mais curtos, focando na proatividade e na qualidade da entrega final. Esse último sendo o mais beneficiado pelo processo da metodologia, visto que, por ter um foco maior na jornada do conteúdo do projeto, passando por diversas etapas e eliminado eventos desnecessários, quando entregue a chance do seu produto retornar ou não ser aprovado é menor.  

Leia também: Como aplicar a metodologia ágil na rotina de trabalho?

Fracionando o seu projeto em etapas concisas, os possíveis problemas que poderiam ser encontrados são eliminados. Ao contrário do tradicional, as metodologias ágeis também melhoram o foco no seu produto final, que será maior e mais transparente, melhorando o trabalho em equipe. A colaboração e o ingresso, assim como a participação  de todas as áreas no projeto, criam uma “teia” de inteligência coletiva e engajada. 

Vale ressaltar que estamos passando por uma nova revolução industrial e, com a introdução e o surgimento de numerosas tecnologias em todo o mercado de trabalho, a indústria 4.0 está consolidando rotinas mais precisas e com prazos mais curtos, promovendo a interação e a codependência maior entre seres humanos com as tecnologias atuais. 

Métodos Ágeis em qualquer projeto 

Os métodos ágeis podem ser incluídos em qualquer projeto. Mais do que tornar o processo rápido e qualitativo, essa metodologia serve como um dos pilares da cultura organizacional, um conjunto de elementos que tornam a sua jornada de trabalho satisfatória, confortável e benéfica através de elementos como crenças, valores e normas compatíveis com o respeito e a integridade da empresa para com os seus funcionários. 

Para facilitar o entendimento e te ajudar a colocar em prática alguns conceitos da metodologia, separamos dois métodos ágeis que podem auxiliar o seu negócio.

Kanban

Conhecido por ser um método introdutório e também um dos mais adaptáveis para qualquer tipo de negócio, o método Kanban consiste na criação de checklists durante o planejamento e a execução do seu projeto, buscando a evolução de todos os envolvidos e a interação e o trabalho em equipe. 

Para realizá-lo você precisará criar um quadro com três colunas; To Do, para tarefas e pendências a serem realizadas; Doing, para o que já está sendo realizado; Done, para tarefas finalizadas e aprovadas.  Com isso, fica evidente como está o andamento do projeto, assim como o que será preciso para finalizá-lo. 

Scrum

Focado em projetos curtos ou com prazos apertados, o método Scrum tem como objetivo apoiar a gestão ou o gestor de projetos, fazendo com que os líderes conheçam os prós e contras de toda equipe e consiga gerenciá-la de forma qualitativa para entregar a melhor solução para o cliente ou projeto. 

Criando ciclos conhecidos como sprints, o Scrum trabalha com um intervalo entre cada tarefa, algo como um “checkpoint”. Ou seja, após uma tarefa (ou um sprint) ser realizada, inicia-se outro sprint até chegar no produto final, última etapa que irá consistir em uma validação e revisão de todo o processo para preencher lacunas ou consertar possíveis erros. 

Agora que você sabe o que são métodos ágeis, que tal combinar a metodologia com uma pós-graduação EAD Unopar

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!