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Crescimento Pessoal

Mindfulness: conheça a técnica para melhorar a sua atenção

mindfulness conheça a tecnica para melhorar a sua atenção

Todos os dias, seja no trabalho, em casa, na rua ou na internet, somos bombardeados por centenas de informações. Com tanta coisa acontecendo ao nosso redor, fica difícil termos foco e concentração nas atividades que precisamos exercer. Mas o que pode ser difícil não chega a ser impossível – isso porque existem algumas técnicas de concentração que podem ser praticadas no seu dia a dia. O mindfulness é uma delas. Entenda como ela funciona e como praticá-la. 

O que é mindfulness

Em tradução literal, mindfulness significa “atenção plena”, mas o seu conceito vai além e tem relação com o estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente. Ou seja, é o esvaziamento da mente para uma concentração plena. 

Para chegar a este estágio é preciso prática e determinação. Se na academia você não tem o resultado esperado de um dia para o outro, com o mindfulness não é diferente.  É necessária uma frequência dos exercícios até que se torne algo natural da sua rotina. 

Benefícios do mindfulness

Os benefícios do mindfulness são diversos e vão desde a melhora do sono à inteligência emocional. Conheça as principais vantagens da prática:

– Aumenta a capacidade de concentração;

– Exercita a empatia e inteligência emocional;

– Alivia o estresse e a ansiedade

– Melhora o relacionamento interpessoal;

– Melhora o sono, diminuindo o risco de insônia;

– Melhora a memória;

– Retarda o envelhecimento do cérebro;

– Aumenta a criatividade.

Estes são só alguns dos benefícios do mindfulness. Como dissemos anteriormente, para conseguí-los é preciso muita prática e dedicação nos exercícios. Eles são positivos para todos os setores da vida e podem ser realizados por todos. 

Se você é uma pessoa que se estressa frequentemente no trabalho, mas quer mudar este quadro, você pode praticar a meditação. Já ensinamos algumas técnicas para você. 

Mas, afinal, como praticar o mindfulness?

O mindfulness nada mais é do que uma meditação. Para fazê-lo é preciso, primeiramente, reservar um tempo dedicado única e exclusivamente para a prática. Pode ser de 10 a 20 minutos, vai depender da sua disponibilidade. 

É importante, também, escolher um lugar calmo e, de preferência o mais silencioso possível, para evitar distrações. Feito isso, é hora de começar a prática.

Respire

Bom, estamos todo o tempo respirando, mas no automático; não prestamos atenção na nossa respiração como deveríamos e este é o momento para isso. Fique em pé ou sente de maneira confortável – pode ser numa cadeira, chão, sofá, mas preste atenção na sua postura. 

Fique relaxado e respire sentindo todo o movimento do seu corpo que é provocado pelo ato. Foque nos seus pulmões, barriga, narinas, todo caminho que o ar percorre dentro de você, é essencial que a sua concentração esteja completa nesta atividade. Permaneça assim até que sinta a sua mente completamente vazia e plena. É importante que este exercício seja realizado diariamente ou sempre que você se sentir sobrecarregado mentalmente. 

Outras formas

É certo que o ponto principal do mindfulness é a respiração, mas é possível praticá-lo no dia a dia em situações corriqueiras. Procure prestar atenção naquelas ações que podem parecer banais para você, como, por exemplo, arrumar a cama, lavar a louça e dirigir, entre outras. Tente eliminar as distrações externas que acompanham estas atividades para focar apenas nela; assim, você exercita o seu foco e ficará mais fácil concentrar-se em outras atividades que exijam mais da sua atenção, como uma prova ou um relatório, por exemplo. 

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