Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Minibiografia: o que é, como fazer e exemplos

minibiografia

Você já ouviu falar em minibiografia? A expressão está cada vez mais comum no mundo corporativo, especialmente para quem tem cargos mais elevados, e pode parecer algo bastante complexo e elaborado. Contudo, nós garantimos que ela costuma ser bem simples e tranquila de ser elaborada.

Sendo assim, hoje você vai descobrir tudo sobre esse formato de texto. Abaixo, você encontrará a definição do termo, todos os passos para a criar a sua e até mesmo um exemplo para te inspirar. Então, está pronto para aprender e tirar de letra essa tarefa?

O que é minibiografia?

As monografias nada mais são do que pequenos textos de apresentação profissional. Sendo assim, eles são um resumo da sua trajetória, que incluem experiências profissionais, formação acadêmica, conquistas, objetivos, habilidades técnicas e outras informações relevantes, que vão variar de acordo com a finalidade do material.

Ela costuma ter apenas alguns parágrafos e tem como objetivo fazer com que as pessoas te conheçam, com foco nos dados que realmente importam para a situação em questão. Por isso, pode ser que você tenha várias monografias no mesmo período da sua vida, cada uma voltada para um cenário específico.

Por exemplo, você pode elaborar uma minibio para o seu perfil no LinkedIn, e este texto com certeza será diferente do que você vai escrever para o site institucional da empresa onde trabalha.

O que deve conter em uma minibiografia?

Talvez você esteja preocupado e sem saber como começar a produzir a sua, certo? Contudo, o processo é mais simples do que você imagina, e para te ajudar, montamos o passo a passo abaixo.

1 – Defina a finalidade da sua bio

O primeiro passo é entender qual será a finalidade do texto. Como começamos a explicar acima, você precisa ter clareza sobre os objetivos do material antes de começar a escrevê-lo.

Então, para que você precisa de uma biografia profissional? É para o LinkedIn ou currículo? Você vai participar de algum evento? Foi um pedido da sua empresa? Se sim, por que eles solicitaram o material? As informações em uma bio para o site institucional, por exemplo, podem ser diferentes de um texto de apresentação para clientes.

Entender exatamente como ela será usada e, portanto, qual público vai ler este texto, é fundamental para você conseguir direcionar as informações da melhor forma possível. Isso inclui, aliás, decidir se o material será escrito em primeira pessoa (“Eu sou a Giovanna, analista de riscos sênior na empresa […]”) ou em terceira pessoa (“Giovanna é analista de riscos sênior na empresa […]”).

2 – Faça uma lista de tópicos com sua trajetória profissional

Agora que você já sabe o direcionamento da minibio, chegou a hora de escolher quais dados serão utilizados no texto.

Para isso, sugerimos fazer uma lista com vários tópicos relacionados à sua vida profissional. Aqui, a ideia é transformar o seu currículo em um compilado de itens, para facilitar a visualização e não te deixar esquecer nenhuma informação relevante.

Veja abaixo uma série de categorias que você pode usar como guia para montar a sua lista:

  • Experiências profissionais
  • Formação acadêmica
  • Especializações e outros cursos
  • Idiomas que você fala
  • Habilidades técnicas que adquiriu ao longo da carreira
  • Soft skills relevantes para sua atuação profissional
  • Tempo de carreira
  • Nacionalidades
  • Cidade onde mora
  • Grandes conquistas e prêmios
  • Interesses e hobbies
  • Objetivos profissionais

3 – Organize as informações de acordo com a finalidade inicial

Você deve ter percebido que a sua lista ficou gigante, não é mesmo? Mesmo que você ainda esteja no início da sua carreira, toda a sua trajetória de vida pode ter dados relevantes para incluir em mini biografias. Contudo, elas não são “mini” à toa.

Esse tipo de texto precisa ser curto e bem objetivo, direto ao ponto principal. Por isso, a sua missão será escolher de forma estratégica os dados que precisam estar ali e os que podem ficar de fora. Lembrando, sempre, que essa decisão precisa levar em conta a finalidade do material.

Por exemplo, se você está se candidatando a uma vaga internacional e a empresa solicitou uma biografia, é de grande relevância mencionar os idiomas que você fala, o nível de cada um deles, eventuais certificados comprovando a proficiência, a cidade onde você mora e suas nacionalidades. Ter cidadania europeia pode ser um diferencial para alguns países do continente, por isso, vale a pena citar.

Por outro lado, se a biografia for para a sua empresa, o ideal é destacar o seu cargo atual e suas especialidades dentro da companhia, deixando em segundo plano, e até mesmo omitindo, detalhes muito específicos de experiências anteriores. Se você já tiver alguns anos de carreira, também vale a pena inserir essa informação, para passar credibilidade.

4 – Comece a transformar os tópicos em parágrafos

Já sabe exatamente o que vai incluir no texto? Então chegou a hora de transformar os itens em parágrafos. Para isso, lembre-se de ser direto, claro, usar as pontuações de forma correta e seguir uma ordem de relevância, que deve estar de acordo com o objetivo da bio. Além disso, não se esqueça de ser autêntico e respeitar o seu estilo de texto.

Em geral, recomenda-se começar pelo seu cargo atual ou título profissional, passando para suas especialidades e focos, conquistas, experiências anteriores, formação acadêmica e idiomas, dentre outras possibilidades de informações.

Aqui, preste atenção ao pronome pessoal, que já explicamos acima. Em geral, você pode usar a primeira pessoa, ou seja, se apresentar falando de si mesmo, para seu LinkedIn e currículo. Para outras situações, o ideal é usar a terceira pessoa, isto é, escrever como se você estivesse descrevendo outra pessoa. Além disso, não deixe de seguir as instruções de quem solicitou a biografia, se este for o caso.

5 – Analise se o texto está estratégico

Quando você finalizar o texto, não se esqueça de fazer uma boa revisão e analisar se ele está estratégico. Ou seja, checar se os seus objetivos iniciais foram supridos e se o material faz sentido para o seu propósito.

Assim, você poderá fazer as mudanças necessárias e entregar uma minibio de respeito.

6 – Adicione palavras de impacto

Por fim, não deixe de incluir algumas palavras de impacto no material, para maximizar o seu potencial e mostrar que você é um profissional de excelência. Então, não tenha vergonha de ressaltar os seus pontos fortes, sem mentir ou usar adjetivos demais, que possam comprometer a compreensão do texto.

Exemplo de minibiografia pronta

Depois de aprender toda a teoria, chegou a hora de entender um pouquinho mais das minibios na prática! Para você conseguir visualizar os passos acima e se inspirar, criamos uma biografia fictícia. Confira o texto, na íntegra, abaixo.

Carolina Santos é Analista de BI Sênior na empresa X, onde atua desde 2017. Com mais de 7 anos de experiência em análise de dados, Carolina é especialista no setor de varejo, tendo atuado em grandes empresas varejistas, como W, Y e Z, com foco em inovação para e-commerces.

A profissional é formada em Administração pela Universidade X, com especialização em Administração de Bancos de Dados e em Business Intelligence, Big Data e Analytics – Ciência de Dados, pela Anhanguera.

Ela é fluente em inglês e tem nível intermediário de espanhol.

Agora que você já sabe como elaborar a sua minibiografia, que tal deixar o seu texto ainda mais completo? Para isso, invista em uma pós-graduação e se torne especialista em tempo recorde, tendo mais um item de destaque para inserir na sua bio.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades