Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

O que é visão futurista e quais as habilidades desse profissional

visão futurista

Quando você pensa no futuro do trabalho, você consegue projetar uma nova realidade, com tendências, possibilidades, cenários e novidades? Porque isso tudo faz parte do perfil de um profissional que tem visão futurista, uma capacidade cada vez mais valorizada pelas empresas de todas as áreas do mercado de trabalho.

Mas no fim das contas, o que isso significa? O que você precisa fazer para desenvolver essa competência? E como ir além do senso comum para fazer projeções que realmente vão impactar os negócios?

Para sanar todas as suas dúvidas, neste artigo você vai encontrar as respostas necessárias para entender como é possível trabalhar essa habilidade. Ela é uma verdadeira mistura de soft skills com hard skills, e quanto mais rápido você conseguir internalizá-la, mais fácil você atingirá seus objetivos de carreira.

Visão futurista: o que é?

Ter visão de futuro significa que você é capaz de projetar cenários para o futuro com base em dados, pesquisas, tendências e o comportamento da sociedade.

Para isso, os profissionais devem se apoiar em uma série de campos de estudo, com foco em comportamento, para entender as possibilidades de acontecimentos e situações para os anos seguintes.

Isso inclui estudar sobre tecnologia, cultura, ciências, negócios, comportamento, estatística e pesquisas no geral, garantindo uma visão 360º sobre o presente e algumas setas sobre o futuro provável. Ele é dividido entre futuro emergente, que acontecerá agora, pós-emergente, em um prazo de 5 a 10 anos, e futuro-futuro, após mais de 10 anos.

Por que é importante ter?

Por mais que a habilidade de observar o presente e enxergar como ele se desdobrará no futuro sempre tenha sido importante, hoje em dia essa competência é fundamental. Afinal de contas, as mudanças tecnológicas e sociais são catalisadores de tendências, que ao mesmo tempo que promovem transformações contínuas, também possibilitam uma compreensão muito mais clara sobre os próximos anos.

Assim, estar atento a todas essas nuances significa que você será capaz de “pescar” possibilidades muito mais rapidamente. E isso é de extrema valia para todas as companhias que estão de olho nos movimentos do mundo e querem inovar, se mantendo relevantes por bastante tempo.

Sendo assim, quando você prova para as companhias que consegue ter uma visão crítica e estratégica sobre o futuro, você mostra que é capaz de ampliar a visão de negócios. Ou seja, você entrega um valor inestimável às organizações, com dados e previsões que vão guiar decisões estratégicas e posicionamentos institucionais.

Quais são as habilidades do profissional com visão de futuro?

Em resumo, desenvolver essa habilidade é um processo contínuo durante a sua trajetória profissional. A tarefa se baseia em unir seus conhecimentos técnicos sobre a área e setor em que atua, com uma série de soft skills que possibilitam a previsão do futuro.

1 – Conhecimentos técnicos sobre a área

Em primeiro lugar, o profissional que deseja “prever o futuro” precisa conhecer a área em que está atuando. Por exemplo, um especialista em finanças na área da saúde pode ter excelentes insights sobre o setor, e fazer previsões erradas sobre finanças no varejo.

Afinal de contas, o seu grande foco é a saúde, e toda a vivência dentro do setor faz com que ele acumule conhecimentos e entendimentos valiosos para conseguir olhar para o futuro da área.

2 – Análise de dados e identificação de tendências

O próximo passo é conseguir fazer análises de dados e, assim, identificar as tendências que estão escondidas por trás do volume de informações. Ser capaz de encontrar “agulhas nos palheiros” é justamente uma das grandes habilidades dos profissionais com visão de futuro, que sabem perceber o que vai se destacar no futuro.

3 – Senso crítico para avaliar movimentos

Contudo, você já deve ter percebido que qualquer pessoa pode se considerar capaz de fazer esse tipo de previsão, certo? As colunas de opinião e redes sociais profissionais estão lotadas de “analistas” e “especialistas” que enxergam potencial em qualquer mínima indicação de tendência e, muitas vezes, eles erram feio.

Isso acontece porque o senso crítico é uma das principais soft skills para aprender a ler a “bola de cristal” da sua área. E não são todas as pessoas que conseguem desenvolvê-lo ao longo da trajetória profissional.

4 – Curiosidade voraz

Ser curioso é um pré-requisito para ser um bom profissional em todos os âmbitos possíveis. E quando o assunto é identificar tendências, a curiosidade não poderia ficar de fora.

Ela é a responsável por ter fazer questionar o presente, investigar novas possibilidades, dar a oportunidade para ideias novas e pensar no futuro fora da caixa. E é exatamente assim que você vai conseguir, cada vez mais, ter clareza sobre os anos seguintes.

5 – Empatia e humanidade

Muitas das mudanças no mercado de trabalho e nos setores da economia são guiadas pelas demandas sociais. Isso significa que você precisa ter empatia e um olhar humano ao analisar o atual contexto social do mundo, avaliando as grandes reclamações, desejos e vontades das pessoas, seja para questões voltadas ao trabalho, seja para a vida no geral.

Por exemplo, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o bem-estar e a qualidade de vida. Como elas passam boa parte de seus dias no trabalho, as condições oferecidas pela empresa passam a ser um grande diferencial na hora de escolher onde trabalhar.

Da mesma maneira, a sociedade quer que as empresas assumam sua responsabilidade ambiental e se comprometam a deixar um impacto menos negativo no mundo. Então, ter empatia para entender as demandas atuais é fundamental para ter uma prévia do que será o mundo nos próximos anos.

6 – Mente aberta para a inovação

Finalmente, não se esqueça de manter a sua mente aberta para as possibilidades. Muitas vezes, as sugestões promissoras para o futuro estão bem na sua frente, mas como você está preso em uma mentalidade já ultrapassada, você não consegue enxergar o potencial e deixa uma oportunidade de ouro passar despercebida.

Está se questionando como poderá se organizar para desenvolver tantas habilidades? Então saiba que existe uma maneira de unir várias delas em um lugar só. Fazendo uma pós-graduação na Faculdade Anhanguera, você poderá lapidar todas as suas competências para ter uma visão futurista. É a sua oportunidade de otimizar o processo e ainda se tornar um profissional especialista na sua área!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades