Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como montar equipe e reter os talentos contratados

imagem de uma estrela para ilustrar o texto sobre montar equipe

O primeiro passo para montar equipe de sucesso é preparar um processo seletivo assertivo para contratações. Logo em seguida, para conseguir reter talento dentro da empresa, investir em ações internas e campanhas de incentivo entre os colaboradores é imprescindível. 

Como montar equipe e reter talentos?

Nós reunimos seis dicas de sucesso para conseguir passar por esses dois passos vitoriosos e ter o time dos sonhos.

1 – Pense bem no processo seletivo

Para conseguir encontrar verdadeiros talentos, é preciso observar além do currículo. Por isso, na hora de escolher as pessoas para a vaga, peça indicações, pesquise por pessoas que já atuaram no setor e se destacaram e veja as recomendações do LinkedIn. Na hora da conversa, pergunte sobre as principais paixões do candidato e veja se consegue identificar a forma que ele pensa. 

2 –  Posicione os profissionais de acordo com as aptidões 

Um Community Manager pode ser um ótimo Diretor de Arte. Um colaborador do RH que tem o sonho de ter a chance de escrever posts pode ser o seu próximo social media. Não limite as possibilidades dos seus colaboradores pelas funções que eles fazem, mas por aquilo que eles lutam para serem melhores, seja com cursos ou com a prática.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

A sugestão é realizar, uma vez a cada três meses, uma reunião com atividades que possam mostrar possíveis aptidões para outras áreas. Além disso, nesses exercícios você também pode descobrir níveis de empatia, organização, criatividade e outras soft skills que se encaixam em outras vagas da empresa.

3 – Monte programas de gamificação

Aquisição de pontos, conceitos de “passar de fase” e reunir itens são alguns exemplos de recompensas comuns em qualquer tipo de jogo, o que faz com que as pessoas continuem colocando seu tempo, criatividade e energia para conseguir qualquer artifício que puderem dentro do game.

A gamificação faz o mesmo: escolha uma forma de recompensar seu colaborador por cada dia de trabalho, projeto entregue, nova ideia de melhoria da empresa, novo cliente, entre outros. O importante é fazer com que ele entenda que, quanto mais ele fizer e investir tempo em sua função, maiores as chances de receber a premiação.

Apesar de normalmente as pessoas apreciarem que esse retorno seja feito em dinheiro, você também pode oferecer benefícios como vouchers em aplicativos ou prêmios físicos. No último caso, lembre-se de que ele deve ser individual. Para mais ganhadores, o ideal é manter a premiação em dinheiro.

4 – Flexibilidade

Com a chegada da pandemia, muitas empresas entenderam que a flexibilidade pode ser a fórmula para deslanchar a produtividade da sua equipe. Dar ao colaborador a possibilidade de escolher como ele prefere dividir as horas de trabalho durante o dia, a que horas irá almoçar e escolher entre home office, escritório e jornada híbrida faz com que ele se sinta à vontade para produzir da forma que achar melhor.

Leia também: Volta ao trabalho presencial: quais as habilidades para retornar ao escritório?

O mesmo ocorre com a flexibilidade de prazos, entradas e saídas do horário de trabalho: desde que não interfira na produtividade da equipe como um todo ou prejudique contratos com clientes, não há nada de mal em prorrogar a entrega de um projeto.

5 – Mostre que a empresa oferece estabilidade

Um dos principais requisitos para que as pessoas consigam produzir tranquilamente é você mostrar que existe segurança no ambiente de trabalho. Deixar as pessoas se sentindo inseguras e com medo de perder o emprego por qualquer deslize faz com que elas se sintam ansiosas e, consequentemente, menos produtivas.

Foi-se o tempo em que os gestores usavam os artifícios da possibilidade de demissão para manter o funcionário produtivo com medo de perder o emprego. No atual momento, esse posicionamento faz com que os colaboradores comecem a pesquisar por outros empregos e percam o foco no seu trabalho.

6 – Investir em cursos e especializações

Quando a empresa possibilita que o seu colaborador cresça oferecendo cursos e workshop faz com que ele se sinta capaz de ser melhor a sua performance e traga mais resultados para a equipe. Essa é a melhor forma de motivar um colaborador e apreciar um crescente desenvolvimento da empresa. Então, que tal conferir bolsa de pós-graduação? Pronto, agora você já sabe como montar equipe.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades