Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Soft skills para empreendedores: quais habilidades são necessárias?

imagem de uma mulher trabalhando em um escritório para ilustrar o texto de soft skills para empreendedores

Há um segredo para estar à frente de um negócio, ter bons produtos, gerar resultados positivos e ser um bom líder para seus colaboradores? Fórmula mágica você já deve saber que não existe. Porém, uma formação profissional de qualidade, habilidades técnicas avançadas e aquelas soft skills para empreendedores que não podem faltar ajudam – e muito! – nesse desafio que é ter uma empresa própria no Brasil.

Se você ainda não ouviu falar de soft skills, tenha calma! Nós vamos te explicar tudo sobre essas capacidades e a importância delas para qualquer profissional, mas mais especificamente para os empreendedores. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O termo “soft skills” se popularizou lá na década de 1970. Na época, os manuais das Forças Armadas dos Estados Unidos orientavam os militares sobre maneiras humanizadas de se relacionar com os cidadãos. Desde então, essas habilidades comportamentais se tornaram cada dia mais essenciais e se difundiram dentro das empresas.

Esse conceito vem ganhando força principalmente por conta das discussões sobre ambientes de trabalho que são emocionalmente saudáveis e figuras de lideranças motivadoras. Além disso, colocar as soft skills em prática ajuda a ter uma visão estratégica sobre os negócios. 

Quer saber quais são essas habilidades tão comentadas? Separamos algumas abaixo; confira!

4 soft skills para empreendedores que auxiliam nos negócios

1 – Visão sistêmica

A visão sistêmica é uma capacidade que permite o empreendedor a compreender a empresa como um todo, mas também saber de cada detalhe relacionado ao processo de produção, vendas e relacionamento com os clientes e funcionários. 

A partir dela, se torna possível tomar decisões que consideram as relações humanas e capitais, percebendo como determinada escolha para um departamento pode afetar os demais. Assim, torna-se mais fácil definir os objetivos que auxiliem no crescimento do negócio e enxergar novas oportunidades de atuação. 

2 – Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma das habilidades mais necessárias no mercado atualmente. A partir dela, o profissional se torna capaz de tomar decisões mais assertivas, deixando de lado a impulsividade e agindo de maneira racional diante dos desafios. 

Tendo esse equilíbrio entre o emocional e a lógica, a possibilidade de tomar atitudes mais maduras, enfrentar as inseguranças e identificar os melhores cenários e resoluções se tornam maiores. O crescimento é tanto para o negócio quanto para o pessoal. 

Leia também: Como melhorar a inteligência emocional: 5 dicas eficientes para seguir

3 – Comprometimento

Um empreendedor precisa estar presente em todas as etapas, desde a abertura do CNPJ até a construção de um compromisso com os clientes. Nesse meio tempo, é necessário que o responsável pela empresa ou estabelecimento esteja disposto a realizar todas as atividades necessárias, sempre com responsabilidade e dedicação. 

A partir desse esforço, também se torna possível desenvolver outras capacidades, relacionadas principalmente ao foco, paciência e motivação. 

Banner do e-book 10 soft skills mais buscadas no mercado de trabalho

4 – Resiliência

A resiliência é a habilidade relacionada ao enfrentamento das dificuldades. Isso significa que uma pessoa resiliente se torna forte para enfrentar dificuldades e lidar com o impacto gerado quando o planejamento não sai de acordo com o esperado.

No empreendedorismo, é importante ter a noção de que existe uma dinâmica forte de perdas e ganhos. É comum vivenciar situações difíceis relacionadas à finanças, por exemplo, e, por isso, é preciso saber como buscar forças internas para evoluir os processos e continuar trabalhando, mesmo que seja preciso voltar atrás e recomeçar. 

Como um empreendedor pode desenvolver soft skills?

Uma boa dica é pedir um feedback para pessoas que já trabalharam com você, antigos gestores, colegas de estudos e até mesmo amigos e familiares. Ter um olhar externo sobre as suas próprias atitudes pode te ajudar a ter uma visão geral de si e quais pontos podem ser melhorados. 

Alguns pontos que podem ser trabalhados nesse momento são, por exemplo, a comunicação com a equipe e clientes, a habilidade de escutar o próximo, capacidade de liderança e maneiras de atuar em situações de grande pressão.

Para aprender mais você pode apostar em livros sobre a temática, cursos voltados para o desenvolvimento de habilidades comportamentais e sociais, além de palestras, treinamentos e até podcasts ou vídeos no YouTube. As opções são infinitas. 

O mais importante, independente da maneira como você escolhe se aprofundar nesses assuntos, é estar sempre em busca de se desconstruir, ou seja, lembre-se de que as soft skills para empreendedores são evoluções constantes. Por isso, mais importante do que consumir todo e qualquer material sobre as capacidades que você está buscando desenvolver, é estar sempre atento às suas ações e relações interpessoais. 

Se você quer unir o estudo das habilidades técnicas com as sociais, também pode procurar uma especialização. Na pós Unopar, o aluno se torna capacitado para atuar na área que escolher, inclusive gestão de negócios, e ainda adquire as soft skills com a vivência das aulas e dos professores. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades