Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como manter a motivação com metas de longo prazo na carreira?

motivação com metas de longo prazo

Seguir no caminho planejado e manter a motivação com metas de longo prazo nem sempre é fácil. Muitos obstáculos aparecem no percurso e nem sempre podemos controlar os resultados. Com isso, as dificuldades podem parecer maiores que os objetivos e seguir em busca do que foi idealizado pode parecer impossível. 

A diferença entre a realidade e o que foi almejado também pode afetar nossa percepção sobre estar ou não caminhando para a meta desejada e, mesmo sabendo que esse objetivo não será atingido agora, as dificuldades do presente podem impedir de visualizar o futuro. 

Se isso acontecer, porém, é importante utilizar algumas ferramentas para lembrá-lo de onde quer chegar e ajustar a realidade para seguir motivado a chegar lá. 

Como se manter motivado?

A motivação é aquela energia que nos impulsiona a continuar, o sentimento que inspira as pessoas a perseverar. Quando se tratam de metas a longo prazo, é o objetivo final que servirá como motivador. 

Mas, como falamos, o presente pode trazer imprevistos que abalam esse sentimento e pessoas que não são movidas a desafios podem sentir o desejo de desistir. 

Além disso, nem sempre é fácil definir onde quer estar em três, cinco ou dez anos quando se está insatisfeito com o presente ou sente instabilidade na posição de vida atual. E isso serve tanto para a carreira quanto para metas pessoais. 

Não há uma fórmula secreta para seguir motivado, mas sim algumas ações práticas que podem ajudar nesse processo. Confira:

Dê um passo de cada vez

Quem tem o objetivo de comprar uma casa, mas atualmente vive de aluguel, pode não conseguir visualizar esse sonho. Mas a verdade é que essas metas de longo prazo em geral implicam em grandes transformações na vida e muito trabalho duro, e isso não acontecerá do dia para a noite. 

Portanto, é importante ter em mente que o processo, como o próprio nome já indica, será longo. Assim, a única forma de sentir esse avanço acontecer, o que o manterá motivado, é dar um passo por vez. 

Quem deseja ter inglês fluente em um ano, precisa estabelecer uma rotina de estudos que pode ser diária ou semanal. Cumprindo com isso, estudando semana a semana, a proficiência no idioma será notada ao compreender uma pessoa, ser capaz de ler um livro ou escutar um podcast. 

No exemplo da casa própria, o planejamento deve ser ainda maior e pode ser que leve mais tempo para juntar o valor necessário para dar uma entrada. Mas qual é esse valor? Quanto devo economizar mensalmente para alcançá-lo em três anos? E em 10 anos? 

Aposte no desenvolvimento profissional

Metas ambiciosas podem exigir um desdobramento maior e um planejamento minucioso. Ao pensar ainda no exemplo da casa, construir uma carreira sólida é o melhor caminho para encontrar cargos com uma remuneração mais alta. Portanto, aliar as metas ao desenvolvimento profissional permite trabalhar os dois aspectos e, quem sabe, criar novas metas possíveis. 

Ao fazer uma especialização, como a pós Anhanguera EAD, o profissional investe em seu aperfeiçoamento e se torna mais capacitado para competir em cargos mais elevados. Ele ainda pode se destacar na sua empresa e alcançar promoções e aumento de salário. 

Seja realista

Já vimos que para atingir objetivos de longo prazo, precisamos pensar no passo a passo, o que implica em desdobrar nossa meta principal em objetivos de médio e curto prazo. Em todo esse processo, é importante ser realista, ou seja, planejar caminhos que são possíveis de ser seguidos. 

Uma pessoa que deseja reservar metade de seu salário para dar entrada na casa pode se ver frustrada ao não conseguir fazer essa reserva por meses seguidos. Isso porque tem gastos mensais com aluguel, alimentação, transporte, lazer, etc. Portanto, considere sua realidade na hora de fazer esses planos, e estabeleça números possíveis. 

Assim, ao invés de se ver desapontado no primeiro mês que não economizar o valor irreal, se sentirá motivado a prosseguir quando notar as economias feitas. 

Ser realista também implica em entender que será necessário fazer escolhas difíceis e, algumas vezes, algumas renúncias. Economizar dinheiro pode significar ficar sem algumas roupas novas, ou não sair sempre que gostaria, mas valerá a pena quando a meta se concretizar.

Foque no objetivo final

Lembre-se que todo o processo percorrido atualmente levará a essa meta final. Por mais difícil que possa parecer, visualize como será quando finalmente chegar lá, e use essa imagem mental para seguir motivado. 

Assim, quando os desafios surgirem, ficará mais fácil lembrar do porquê de passar por essas situações. Mesmo que seja necessário fazer alguns redirecionamentos, a satisfação de finalmente chegar lá é um potente motivador. 

Valorize o processo

É comum que demos mais atenção ao que deu errado do que as realizações. Mas, ao longo do caminho, tente ser gentil consigo mesmo e aponte as vitórias que já teve. De uma forma ou de outra, tudo o que passamos nos ajuda em nosso desenvolvimento pessoal, e as dificuldades podem nos transformar em pessoas mais resilientes e capazes de resolver problemas mais facilmente. 

Tente olhar para o que conquistou até agora e, sem se cobrar, anote no papel seu progresso. Visite essas anotações sempre que precisar de motivação com metas de longo prazo.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades