Caos, robôs, transformações, inteligência artificial, rápida evolução tecnológica, globalização, incertezas, disrupções, momentos turbulentos e um cenário que muda o tempo todo? Sim! Isso está acontecendo por aí, por aqui e no mundo todo!
Se você está experienciando todas essas questões, você também está inserido nessa muVUCA.
Muito tempo atrás, o que você sabia em relação ao seu trabalho era suficiente. Hoje, o mundo VUCA mostra que não é mais assim! Por conta de tantas mudanças, o suficiente ficou no passado e, se você não mudar, ficará também para trás.
Estamos experimentais. Tudo está em constante transformação.
VUCA é um acrônimo que surgiu no vocabulário militar norte-americano no final da guerra fria. Naquela época, o termo VUCA traduzia um cenário de guerra, instável, difícil e complexo em que utilizávamos máquina de escrever, não dispúnhamos de internet ou de celular e o computador era algo do futuro.
Mesmo depois de tanto tempo, o conceito VUCA está ativo no século atual e expressa claramente, em português, o nosso cenário contemporâneo de um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo por conta da interconexão, globalização, avanço tecnológico e interdependência.
Embora represente cenários nada confortantes, o momento não é de desânimo e, sim de preparo, capacitação, mudanças, resiliência e muita atitude. VUCA, traduzido para o português como VICA, é abreviação das palavras Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo
Volátil porque tudo muda o tempo todo e oscila constantemente em uma velocidade impressionante e nada é estável. O que serve hoje amanhã pode não servir mais. Estamos inseridos em um mundo líquido, em que tudo parece escorrer pelas nossas mãos.
Incerto. Nada é certo por conta da mudança de cenário.
Complexo. Acredite, nem tudo é tão simples como parece. Tudo está conectado, vivemos em um mundo interdependente e globalizado e o mercado atual é cada vez mais complexo e, as decisões não podem ser tratadas de forma ou maneira isoladas.
Ambíguo. Vivemos em um mundo volátil, incerto, complexo de entender e ainda podemos ter e fazer diversas leituras e interpretações.
Por isso, redobre seu olhar crítico e acompanhe tudo o que está acontecendo. Se o mundo é volátil, incerto, complexo e ambíguo, a minha carreira e a sua entram no pacote.
A ideia de que você cursará um único curso, ficará em uma única empresa, realizando as mesmas coisas para todo sempre, trilhando o mesmo caminho já não existe mais.
Você precisa mudar o mindset e construir o seu propósito de vida.
Sua carreira contará com diversas profissões e atividades ao longo da sua jornada.
Todo trabalho pode trazer insatisfação ou plenitude. O que você escolhe viver?
Comece questionando: Estou preparado para acompanhar o mundo atual? Estou apto para trabalhar com o robô? Quais são os meus feitos? Minha profissão corre o risco de sumir? No que desejo trabalhar? Preciso fazer mais um curso? Quais cargos posso exercer? Que valor entrego para o outro; para a empresa e para a sociedade?
As questões de realização pessoal, trabalho e carreira são importantes para a realização e vivência de uma vida plena e feliz. Você pagará um preço muito alto se não assumir a sua carreira, portanto, não terceirize, não entregue a sua jornada nas mãos de ninguém. Cabe a você cuidar da sua empregabilidade, com isso, assuma a sua carreira.
Não espere um momento de alto estresse ou situação extremamente difícil, comece agora!
O mundo VUCA está uma muVUCA, por conta disso, anote algumas dicas:
- Estude e considere diversos cenários;
- Administre seu tempo;
- Acompanhe as tendências e exigências do mercado de trabalho;
- Mude;
- Aprenda com o erro;
- Tenha foco;
- Saiba quais são os seus pontos fortes e seus pontos de melhoria;
- Estude – invista em sua vida acadêmica;
- Atualize, aprimore e aprenda novas competências;
- Experiencie novas atividades – remuneradas ou não;
- Realize projetos;
- Adote a tecnologia;
- Trabalhe em equipe;
- Permita o novo;
- Saia da caixa ou da zona de conforto;
- Aprenda ou desaprenda para aprender;
- Inove, seja criativo;
- Encare os desafios;
- Seja resiliente;
- Tente e não desista jamais; e
- Tenha uma carreira para chamar de sua – atue com aquilo que faz o seu coração bater mais forte.
Não esquece! O mundo é VUCA. E no meio do volátil, incerto, complexo e ambíguo, você! Então, mergulhe para dentro, olhar atento para o mundo, entregas com base no seu propósito e valores e muitas vezes, desaprenda para aprender. Por fim, invista em soft skills – as competências comportamentais para enfrentar e se transformar diante de tanta muVUCA.
Autora: Regina Célia Alves Vargas Pires
Revisão: Ana Cláudia Gentil Sivieri