10 coisas que você não deve fazer no primeiro dia de trabalho

primeiro dia de trabalho

O primeiro dia de trabalho é um momento de muita expectativa e certa apreensão por parte do novo colaborador. Há muitas coisas para aprender, pessoas para conhecer e existe um processo de adaptação, tanto em relação à rotina e aos processos, quanto à equipe. 

Mas uma coisa é certa: ninguém quer começar passando uma impressão ruim. É normal ficar nervoso, especialmente se a oportunidade foi muito esperada. Porém, assim como no processo seletivo, se preparar com antecedência ajuda no processo e torna esse dia mais fácil. 

O que não fazer no primeiro dia de trabalho

O comportamento do profissional no primeiro dia irá causar uma impressão que, se for ruim, pode trazer problemas para seu desenvolvimento na empresa. Portanto, se atentar a algumas questões é uma forma de começar com o pé direito e criar boas relações profissionais. Veja o que evitar no primeiro dia:

1 – Chegar atrasado

É possível lidar com imprevistos no caminho, mas qualquer tipo de atraso no primeiro dia será visto como falta de comprometimento ou desinteresse. Isso afetará a reputação do profissional logo de cara. 

Mais do que causar uma boa impressão, a pontualidade indica que o profissional sabe se organizar e se planejar, e que está preparado para os desafios que irá enfrentar.

2 – Vestir-se inadequadamente

A maneira como nos vestimos diz muito sobre a nossa personalidade, mas não podemos negar que certos ambientes são mais restritos ou formais quando se trata de vestimenta. É possível que o profissional já tenha se atentado a essa questão durante o processo seletivo, observando gestores de RH e entrevistadores, mas na dúvida, pergunte para o profissional com quem tem contato direto. 

As roupas podem não ter nenhuma relação com a habilidade profissional de alguém, mas indicam sua capacidade de se adaptar, compreender o ambiente onde está inserido e seguir normas. 

3 – Usar o celular excessivamente

O celular pode até ser uma ferramenta de trabalho, seja pelo uso de serviços de mensagem como o WhatsApp ou até mesmo para checar afazeres na agenda, mas seu uso em excesso, especialmente para fins pessoais, indicam que o profissional não está atento ao que precisa aprender. 

Deixe seu uso para momentos de descanso, como na hora do almoço, mantenha-se focado no que precisa saber dos colegas. 

4 – Falar demais ou muito pouco

Equilíbrio nem sempre é fácil de encontrar, mas é algo que precisamos trabalhar em todos os aspectos de nossas vidas. Quando se trata de comunicação, isso também deve ser levado em consideração. 

Ficar em silêncio ou evitar emitir opiniões pode indicar falta de iniciativa, mas falar demais pode fazer com que os colegas o tomem como arrogante ou exibido. O ideal é manter histórias pessoais ou de experiências profissionais breves, e condizentes com o assunto que está sendo debatido ao redor. 

5 – Ignorar a cultura da empresa

Da mesma forma que empresas podem ter regras em relação à vestimenta, existem aspectos relacionados à cultura de uma organização que precisam ser observados e respeitados. 

Caso haja algum material relacionado ao tema, leia com atenção e busque formas de agir de acordo. Também observe os colegas para se adaptar com mais facilidade. 

6 – Não fazer perguntas

Ninguém espera que uma pessoa entre na empresa e já comece a ser produtivo no mesmo dia. Cada organização tem seu processo de onboarding, mas em geral a ideia é mostrar as informações principais. 

Isso vai gerar dúvidas, desde coisas simples até o nome de alguém de outra equipe, até questões técnicas envolvendo softwares. Não tenha medo de perguntar e ampliar seu repertório sobre a nova empresa. 

7 – Evitar socializar

Assim como falar demais pode ser mal visto no primeiro dia, não se dar ao trabalho de conversar com os colegas também é uma forma ruim de começar. Aceite convites para almoço ou café e busque momentos para entrosar com todos. 

8 – Ser muito crítico

Mesmo que entre na empresa com a missão de mudar as coisas, chegar falando mal de processos é considerado falta de respeito. Tudo tem um motivo para ser, e antes de sair criticando, busque mais informações, se envolva e pergunte sobre processos. 

9 – Assumir demais

Você pode ter superado muitos competidores para conquistar a vaga, mas ainda assim tem o que aprender com a nova posição na empresa. Não assuma que sabe tudo o que há pra saber, e esteja aberto a conhecer os procedimentos e aprender coisas novas. 

10 – Esquecer de agradecer

A gratidão não serve só para posts no Instagram. Se você conquistou a vaga é porque, ao longo do processo, os profissionais da empresa enxergaram seu potencial. Portanto, não deixe de agradecê-los pela oportunidade. Valorize também o esforço dos colegas em integrá-lo a equipe. 

Não se esqueça que o primeiro dia de trabalho, apesar de ser cheio de informações novas, é também o primeiro contato com as pessoas que farão parte do seu dia a dia. Causar uma boa impressão pode fazer a diferença em sua jornada profissional. E para contribuir com esse processo, continue se desenvolvendo profissionalmente com cursos livres a distância, e mostre sua dedicação à carreira. 

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